Biblioteca da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)

Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
(0xx11) 3091-1035 / 3091-1036 / 3091-1039
FAX: (0xx11) 6545-0243
Av. Arlindo Béttio, 1000 – Ermelino Matarazzo
03828-000 – São Paulo, SP
biblioteca-each@usp.br
DEDALUS – Catálogo on-line local

Histórico da Biblioteca da Escola de Artes Ciências e Humanidades – EACH –USP

O projeto para a construção da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, a então USP Leste, surgiu em maio de 2002, quando o Reitor Prof, Dr. Adolpho José Melfi assinou a portaria 618 que criava uma comissão para avaliar a possibilidade e conveniência de se implantar uma unidade da USP, na zona leste da cidade.
Em 18 de março de 2003 foi assinado o Decreto 47710, no Palácio do Governo do Estado de São Paulo, com a permissão de uso de um terreno na área do parque Ecológico do Tietê para a construção da USP Leste.
Em maio de 2003 foram criados grupos de discussão que definiram os dez cursos que, atualmente fazem parte do projeto acadêmico da EACH.
A história da Biblioteca da EACH funde-se com a história da criação da Escola.
No final de 2004 foram realizados os primeiros processos seletivos para a contratação de dos docentes que atuariam no primeiro ano de implantação a unidade. No mesmo período, em novembro de2004, aBiblioteca da EACH iniciou suas atividades. Ainda sem prédio, utilizou as instalações físicas e a infra-estrutura da Biblioteca do Instituto de Geociências da USP (IGc-USP), com  a autorização do Diretor daquela unidade. Funcionou desta forma  de 01/11/2004 a 26/02/2005.
Em fevereiro de 2005 foi inaugurado o complexo didático da EACH.  A biblioteca ocupou uma área de200 m2em um dos blocos didáticos existentes.  Iniciou seu acervo com 2.800 livros e uma área destinada para leitura aos seus 1000 usuários na época.
Já em 16 de fevereiro de 2006 foi inaugurado o prédio destinado à Biblioteca e Administração da Escola.  Em 06 de abril do mesmo ano, a Biblioteca mudou para suas instalações definitivas e passou a ocupar uma área física de aproximadamente 5.000 m2.
Desde então, a Biblioteca vem acompanhando o crescimento da Unidade e adequando-se à graduação, bem como, aos novos programas dos cursos de Pós-graduação e de extensão. Atualmente conta com uma infraestrutura de 630,89m2 destinados à área de leitura e pesquisa, com 4 salões de leitura, um deles com 60 mesas que possuem tomadas para computador,  13 salas de estudo em grupo;  295,32m2 de área destinada ao acervo; rede wireless;  2 auditórios, com data show; 1 sala multimídia para treinamentos de usuários, com computador e data show; áreas de exposição; sala de Acervo Especial e Tecidoteca;  guarda volumes com capacidade para 456 usuários; área administrativa, para atividades técnicas e oficina para pequenos reparos de livros; além de 17 microcomputadores para as pesquisas dos usuários.
Outra melhoria da biblioteca foi a instalação de um laboratório de informática, que a Escola disponibilizou aos alunos, e que conta com 28 terminais e impressora para a realização de trabalhos acadêmicos.