Diretoras do Sibi

2010 – Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira

Livre-Docente em Geração e Uso da Informação pela Eca/USP em 2006. Doutora em Ciências da Comunicação pela USP (1995). Bolsa sanduíche durante o doutorado na Vanderbilt University, Peabody College em 1991 com o Prof. Dr. Willinburn Clouse e na Syracuse University, School of Information Studies em 1992 com a Profa. Dra. Ruth Small. Mestrado em Ciências da Comunicação pela USP (1989). Especialista e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pelas Faculdades Teresa D’ávila de Lorena (1978). Professora e orientadora junto ao programa de pós-graduação em Ciência da Informação da USP, linha de pesquisa – Acesso à Informação. Coordenadora da Rede de Informação em Ciências da Comunicação dos Países de Língua Portuguesa da Intercom (período 1999-2008), cujo trabalho foi merecedor do Prêmio Nacional Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação de 2004, na categoria de Núcleo de Pesquisa Inovador. Coordenadora do núcleo de pesquisa “Design de sistemas virtuais centrado no usuário” certificado pela USP junto ao CNPq desde 2002, tendo como área empírica de estudo a Ciências da Comunicação. Avaliadora científica de várias revistas nacionais e internacionais. Membro do Conselho Diretor do IBICT (2008-2010), do Comitê Consultivo da Biblioteca Virtual da FAPESP (2009-2011), do Comitê Científico Asesor da Redalyc – La Red de Revistas Cientficas de Amrica Latina y el Caribe, Espaa y Portugal (2009-2011) e Membro da Diretoria Fiscal da ABCiber – Associação Brasileira de Cibercultura. Temas principais de pesquisa: arquitetura de informação, design centrado no usuário, abordagens alternativas, estudos de usuários, usabilidade, repositórios digitais, biblioteca federada, ciências da comunicação, acesso aberto, publicação eletrônica e comunicação científica. Bolsista CNPq Produtividade PQ2.

2007 – 2010 – Sra. Eliana de Azevedo Marques

Eliana de Azevedo Marques é bibliotecária, formada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 1973. Aprovada em concurso da USP, iniciou seu trabalho como bibliotecária na Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1974.
Em 1989 passou a ocupar o cargo de diretora técnica de serviço, onde foi responsável por diversos projetos com verba FAPESP, VITAE e CNPq para preservação do acervo de desenhos originais de arquitetura. Coordenou os projetos para modernização da infra-estrutura de bibliotecas, financiado pela FAPESP, das áreas de Graduação e de Pós-Graduação do Serviço de Biblioteca e Informação da FAU/USP. Em 13 de setembro de 2007, foi indicada pela reitora para ocupar o cargo de diretora técnica do SIBiUSP.

2002 – 2007 – Sra. Adriana Cybele Ferrari

Bibliotecária, especialista em Gerenciamento de Bibliotecas e Sistemas de Informação. Exerceu a função de diretora técnica do Serviço de Biblioteca e Documentação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e exerceu também a função de responsável pelo Centro de Documentação do Departamento de Arquitetura e Planejamento da Escola de Engenharia de São Carlos. Participa de diversas comissões e grupos de trabalho, como por exemplo o Comitê Gestor do Portal do Conhecimento Saber, USPOnline, Centro de Patrimônio Cultural, entre outros. Possui trabalhos publicados na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

2000 – 2002 – Sra. Teresinha das Graças Coletta

Bibliotecária e especialista em Administração de Recursos Humanos. Foi Bibliotecária do Instituto Oceanográfico da USP, da Escola Paulista de Medicina/Biblioteca Regional de Medicina e da Faculdade de Odontologia de Bauru da USP e diretora do Departamento Técnico do SIBiUSP. Realizou atividades docentes, sendo professora colaboradora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), professora colaboradora do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC e professora substituta da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), para o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Participou de várias comissões, como a da implantação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP e da CBBU (Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias), como representante do Estado de São Paulo, entre outras. Teve vários trabalhos publicados e apresentados em eventos. Atualmente ocupa o cargo de Assessora da Diretoria da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

1994 – 1999 – Sra. Rosaly Favero Krzyzanowski

Bibliotecária e Especialista na área de Ciência da Informação, com experiência no campo da Administração de Bibliotecas, Sistemas de Bibliotecas e Gestão de Projetos. Foi diretoria do Departamento Técnico do SIBiUSP, dando ênfase a projetos junto à FAPESP e Mellon Foundation para a modernização do SIBiUSP. Foi coordenadora Operacional do Programa de Biblioteca Eletrônica (ProBE). A partir de 2003, foi encarregada da implantação do Centro de Informação em C&T da FAPESP. É membro da Diretoria da ABEC (Associação de Editores Científicos) com a qual tem colaborado, através de cursos e consultorias, para melhoria de revistas científicas brasileiras. É assessora da FAPESP para a área da Ciência da Informação e tem contribuído para essa área com várias publicações, cursos, palestras, conferências e trabalhos em eventos, nacionais e internacionais.

1991 – 1993 – Sra. Inês Maria de Morais Imperatriz

Bibliotecária pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, cursou Letras Modernas (Inglês – Português) pela USP e obteve o grau de Mestre na Escola de Comunicações e Artes da USP. Ingressou na USP como bibliotecária em 1968 e exerceu atividades profissionais no Instituto de Química, principalmente no Serviço de Referência da Biblioteca do Conjunto das Químicas. Trabalhou no Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, no Serviço de Acesso à Informação e ao Documento e posteriormente na Divisão de Tratamento da Informação. Desempenhou as funções de Diretora Técnica. Participou de algumas etapas da implantação do SIBI/USP, de projetos especiais e comissões. Atualmente desenvolve atividades junto ao projeto de implantação do Centro de Documentação e Informação da FAPESP.

1984 – 1991 – Profa. Dra. Maria Luiza Rigo Pasquarelli

Doutora pela Escola de Comunicação e Artes da USP, Pasquarelli foi bibliotecária-chefe da FMVZ-USP, auxiliar de ensino em RTP do DBD/ECA/USP, assistente técnica da área de Ciências Biológicas do SIBi e diretora técnica do SIBi. Foi também Profa. assistente, em RTP, da FMVZ-USP e diretora do Serviço de Biblioteca e Documentação da FMVZ-USP. Foi assessora na área de bibliotecas para as instituições de nível superior para se transformarem em universidades. É professora doutora, em RTP, da FMVZ-USP. Atualmente, além de docente do UNIFIEO, ministrando as disciplinas Metodologia de Estudo e da Pesquisa e Análise e Avaliação de Projetos de Turismo, no Curso de Turismo, Sistemas de Informação e Projetos Experimentais no Curso de Jornalismo, é secretária geral do UNIFIEO.

1982 – 1983 – Profa. Dra. Dinah Aguiar Población

Formada em Biblioteconomia pela FESPSP e pós-doutora pela Universidad Autonoma de Madrid. Foi docente na Faculdade de Filosofia Sedes Sapientiae, da Faculdade de Medicina do ABC, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS). Foi também diretora da Biblioteca da Fundação Universitária do ABC e UNIFESP. Foi bibliotecária na Biblioteca Central da Reitoria da USP e também diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi). Atualmente, é docente da ECA-USP. Publicou diversos trabalhos nas áreas de Bibliometria, Teoria da Informação e Comunicação Científica.