Presidentes do Conselho Supervisor do SIBiUSP

2010 – Prof. Dr. Pedro Luis Puntoni (Currículo Lattes)

Possui graduação em História (1989), mestrado (1992) e doutorado (1998) em História Social e livre-docência (2010) em História do Brasil Colonial pela Universidade de São Paulo. É professor associado da Universidade de São Paulo e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), entre 1991 e 2008. Foi pesquisador visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2001), onde desenvolveu seu pós-doutoramento. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em História Econômicada USP no período de 2005-2007. Desde 2001, é membro do conselho gestor da Cátedra Jaime Cortesão (FFLCH-USP). Atualmente, é Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP e coordenador do Projeto Brasiliana USP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: história indígena, história política, história militar, historiografia e arquivos. Tem desenvolvido pesquisas na área da Ciência da Informação, com especial interesse em bibliotecas digitais.

2008 – 2010 – Profa. Dra. Terezinha de Jesus Andreoli Pinto (Currículo Lattes)

Possui graduação em Farmácia Bioquímica (1976), mestrado (1985) e doutorado em Fármaco e Medicamentos pela USP (1991). Atualmente é professora titular da USP, membro titular do COMARE do Ministério da Saúde. É vice-coordenadora da Comissão Coordenadora do Programa de Pó-Graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e docente no Hospital Universitário.

2006 – 2007 – Profa. Dra. Ana Maria Setúbal Pires Vanin (Currículo Lattes)

Possui graduação em Ciências Biológicas (1971), mestrado e doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica, 1975 e 1977) pela USP. Atualmente tem cargo de professor titular. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Biológica.

2004 – 2006 – Profa. Dra. Maria Inês Rocha Miritello (Currículo Lattes)

Farmacêutica bioquímica, graduada e doutora pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. Fez pós-doutorado como bolsista da Organização Panamericana de Saúde. Livre-docente na área de Controle Físico-Químico de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos do Departamento de Farmácia da FCF da USP, é também ali professora titular. É responsável pela Disciplina Preparação e Emprego de Padrões Farmacêuticos do Curso de Pós-Graduação em Fármaco e Medicamentos da FCF-USP.

2000 – 2003 – Prof. Dr. Henrique Rozenfeld (Currículo Lattes)

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP). Tem doutorado em Sistematização da Produção na Aachen, R.W.T.H.A., Aachen, na Alemanha, e pós-doutorado pela University of Missouri System (UMS), Columbia, Estados Unidos. Tem o título de livre-docência pela USP. É professor titular da EESC-USP desde 1995.

1994 – 1999 – Prof. Dr. Gian Carlo Gasperini (Currículo Lattes)

Cursou a Faculdade de Arquitetura da Università degli Studi, de Roma, formando-se pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Tem mestrado, doutorado e livre-docência pela FAU-USP, onde lecionou na cadeira de Composição e hoje é professor orientador.

1991 – 1993 – Prof. Dr. Jorge Schwartz (Currículo Lattes)

Graduado em Estudos Latino-Americanos e Inglês pela Universidade Hebraica de Jerusalém, HUJ, Israel, e com o título de pós-doutorado e livre-docência pela USP, foi assessor editorial para as Obras Completas de Oswald de Andrade, foi presidente da Comissão de Pesquisa da FFLCH. É professor titular de Literatura Hispano-Americana da USP e diretor do Museu Lasar Segall.

1990 – 1991 – Prof. Dr. Antonio Guimarães Ferri (in memoriam)

Formado em Medicina Veterinária, Ingressou no magistério superior na Faculdade de Medicina Veterinária, chegando ao cargo de professor catedrático. Foi professor convidado na Faculdade de Medicina da Universidade de San Carlos de Guatemala. Presidiu a Comissão de Tempo Integral da Universidade de São Paulo, bem como da Câmara de Graduação do Conselho Universitário. Foi Diretor da Escola de Comunicações e Artes e também do Instituto Oceanográfico. Foi vice-reitor da Universidade de São Paulo e reitor da Universidade Federal de São Carlos. Foi também Presidente da TV Educativa da Universidade de São Paulo, inaugurando a emissora da Rádio Universidade de São Paulo. Foi membro do Conselho Consultivo do MASP. Representante da USP junto ao Comut (Programa de Comutação Bibliográfica). Foi membro do Conselho Editorial das publicações científicas da FMVZ.

1985 – 1989 – Prof. Dr. Myaki Issao (in memoriam)

Graduado em Odontologia pela USP, e com o título de Pós-Doutorado e Livre Docência também pela USP, desenvolveu atividades junto a órgãos e instituições como CNPQ, FAPESP, Sociedade Brasileira de Pesquisas Odontológicas, UEL e USP. Ocupou o cargo de diretor da Faculdade de Odontologia da USP, Coordenador da Câmara de Extensão e Serviços a comunidade USP e Presidente do Conselho Supervisor do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP.

1981-1984 – Prof. Dr. Oswaldo Paulo Forattini (in memoriam)

Graduado em Medicina pela USP, com título de pós-doutorado e livre-docência também pela USP, onde foi professor catedrático, pesquisador na área de saúde coletiva e saúde pública.