Convidados

Conheça os convidados do

Congresso Internacional SIBiUSP 30 Anos

“O FUTURO DO CONHECIMENTO UNIVERSAL”

 

ALBERT K. BOEKHORST – Cientista da informação, trabalha como professor visitante na University of Pretoria (África do Sul) desde 2001. Desde 1991 está envolvido em pesquisas sobre diferentes aspectos da competência informacional (IL – Information Literacy). Tem interesse especial no papel de bibliotecas escolares (em todos os níveis) no processo de integração da IL no currículo escolar. Tem diversos artigos publicados sobre o tema, é  revisor em vários periódicos. Desde 2007  é membro do Comitê Permanente da IFLA sobre Competência Informacional. Além disso, é membro da EFIL (European Federation for Information Literacy) e membro do comitêde ENSIL (Rede Europeia de Bibliotecas Escolares e Competência em Informação). Participou de várias reuniões de peritos da UNESCO sobre o tema. Ele coordena um projeto na UNESCO de Formação de Formadores em Competência em Informação.

 

ANTONIO M. CUNHA – Licenciado em Engenharia de Produção em 1984 e Doutor em Ciência e Engenharia de Polímeros em 1991, ambos pela Universidade do Minho (UMinho). Em 2003 foi nomeado professor catedrático pela UMinho e em 2009 tornou-se reitor dessa Universidade, desde então tem fortalecido a discussão acerca do Acesso Aberto em Portugal e na Europa.

 

BRANDON BUTLER – Diretor de Iniciativas de Políticas Públicas da Associação de Bibliotecas de Pesquisa (ARL), um grupo de 126 bibliotecas acadêmicas e de pesquisa na América do Norte.  Na área de direitos autorais, Brandon preparou análise e comentários sobre o acordo Google Books, o Acordo de Comércio Anti-Contrafacção, e uma ampla gama de processos e legislação. Ele trabalha atualmente em um projeto para desenvolver um código de boas práticas no uso justo para bibliotecários acadêmicos e de pesquisa.  Antes de ser membro da ARL, Brandon era um associado do grupo de mídia e práticas em Informações Tecnológicas em Washington, DC, escritório de advocacia Dow Lohnes PLLC, onde trabalhou em questões de direitos autorais e propriedade intelectual.

 

DAVID PALMER – David é o líder da equipe de Comunicação Científica do sistema de Bibliotecas da Hong Kong University (HKU), gerencia o repositório institucional (The Hub HKU Scholars). É membro fundador da Comissão de Acesso Aberto de Hong Kong e teve um papel determinante para a HKU ser signatária da Declaração de Berlim sobre Acesso Aberto em Novembro de 2009. Liderou muitos projetos pioneiros na HKU, dos quais destaca-se o da HKU ter sido a primeira universidade da Ásia a ter toda a sua coleção de teses (mais de 17.000 ) on-line em texto integral.

 

ELOY RODRIGUES – Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Em 2003, liderou a criação do RepositoriUM – o repositório institucional da Universidade de Minho , chefiando esse serviço desde então. No final de 2004 contribuiu para a definição da política da Universidade do Minho de acesso livre à sua produção científica. Eloy tem sido um dos mais importantes promotores e divulgadores do acesso livre ao conhecimento e a criação de repositórios institucionais em Portugal e no mundo lusófono.

 

GALENO AMORIM – Diretor do Observatório do Livro e da Leitura; especialista em políticas públicas do livro e leitura, liderou a criação, entre 2004 e 2006, do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), dos ministérios da Cultura e da Educação, do qual foi seu primeiro coordenador. Presidiu o Comitê Executivo do Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc/Unesco) e foi consultor de políticas públicas do livro e leitura da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) para a Educação, Ciências e Cultura, com sede na Espanha. Recebeu diversos prêmios como personalidade do livro no Brasil. Desde janeiro de 2011 Galeno Amorim é presidente da Fundação Biblioteca Nacional.

 

JEAN-CLAUDE GUEDÓN – Professor de Literatura Comparada na Universidade de Montreal, no Canadá; Ex-membro do conselho de várias instituições como o “Information Program of the Open Society Institute”, e “eIFL” (Electronic Information for Libraries). Guédon tem escrito muitos artigos sobre Publicações Científicas em meio Eletrônico e esteve envolvido por um longo período no estudo dos efeitos da digitalização e redes na cultura.É membro da OAPEN (Open Access Publishing in European Networks) que publica em acesso abero monografias da área de humanidades e Ciências Sociais.

JUAN CARLOS LARA – Advogado, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidad de Chile, atualmente assistente de pesquisa do Centro de Estudos em Direito Informático na mesma Universidade. Desde 2008 trabalha na ONG Derechos Digitales, uma organização independente e sem fins lucrativos dedicada ao estudo e promoção dos direitos fundamentais e do interesse público no ambiente digital, onde trabalha como investigador-chefe e editor responsável pelos conteúdos. Suas linhas de pesquisas estão relacionadas à propriedade intelectual no ambiente digital, o licenciamento e acesso aberto de conteúdos criativos, e o acesso à informação pública.

LINAMARA RIZZO BATTISTELLA – Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi diretora do Instituto de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IMREA) por mais de 20 anos, antes de ser nomeada Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em 2008. É médica fisiatra e professora da Faculdade de Medicina da USP. Possui Doutorado e Livre Docência em Fisiatria, sendo responsável por Disciplinas na Graduação e Pós Graduação Médica. É coordenadora do Grupo de Trabalho do Comitê de Humanização do Hospital das Clínicas de São Paulo.

 

MALGORZATA LISOWSKA – Diretora da Biblioteca da Universidad del Rosario (Colômbia), mestre em Biblioteconomia e Informação Cientifica pela Jagiellonian University (Polônia) e especialista em Administração de Empresas e Gerência e Gestão Cultural pela Universidad del Rosario. Possui ampla experiencia em bibliotecas públicas e em implementação de novas tecnologías. Fundou e é coordenadora do grupo de trabalho do projeto “Creación de la Biblioteca Digital Colombiana – BDCOL”, é gestora da Comunidade “CoLaBoRa – Comunidad Latinoamericana de Bibliotecas y Repositorios Digitales” e  coordenadora técnica do projeto CLARA (Estrategia regional y marco de interoperabilidad y gestión para una Red Federada Latinoamericana de Repositorios Institucionales de documentación científica).

 

MANDY STEWART – Gerente de Recurso de Pesquisa e Descoberta e Projetos da British Library (BL), onde trabalha há 20 anos e esteve envolvida com as maiores implementações de software, incluindo o Aleph e Primo, neste último tem gerenciado a inserção de mais de 58 milhões de registros e o aprimoramento contínuo da interface do usuário. Mandy trabalha no departamento de Tecnologia da Informação e no Departamento de Serviços aos Clientes e Visitantes e Fornecimento de Documentos da BL. É Co-Coordenadora do Grupo de Trabalho do Produto Primo do Grupo Internacional de Usuários Ex-Libris (IGeLU) no qual gerencia as melhorias do software Primo solicitadas e analisadas pelos usuários.

 

MARA GABRILLI – Publicitária, psicóloga e deputada federal eleita nas Eleições 2010.Ex-vereadora na Câmara Municipal de São Paulo (2007-2010). Entre 2005 e 2007, foi a primeira titular da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo. Fundou, em 1997, o Instituto Mara Gabrilli, OSCIP que apoia atletas com deficiência, promove o Desenho Universal, fomenta pesquisas científicas e projetos culturais. Em reconhecimento a sua atuação, foi eleita Paulistana do Ano (2007) pela revista Veja São Paulo e figurou entre os Cem Brasileiros Mais Influentes (2008) das revistas Isto É e Época.

 

PEDRO PUNTONI – Professor associado da Universidade de São Paulo e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).É Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP e coordenador do Projeto Brasiliana USP. É presidente do Conselho Supervisor do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP. Tem desenvolvido pesquisas na área da Ciência da Informação, com especial interesse em bibliotecas digitais.

 

 

ROBERTO BAHIENSE DE CASTRO – Graduado em Administração de Marketing pela Fundação João Pinheiro e pela Graduate School of Business Columbia University. Extensão em Sociologia do Cinema na Ecole Practique dês Hautes Études, Sorbonne, Paris. Especialização na AC&R Advertising Inc. N. Y., Diener/Hauser/Bates Co. Inc. N. Y. e Dancer, Fitzgerald & Sample, N. Y. Dirigiu importantes agências de publicidade no Brasil. Desempenhou atividades didáticas como professor da ESPM-RIO, na CUPRJ e na PUCRJ. Foi presidente da ABP – Associação Brasileira de Propaganda (1995/1997 e 1997/1999). Diretor Mkt da Gazeta Mercantil e Diretor Nacional de Comercialização do Jornal do Brasil. Atualmente é diretor de Relações Insititucionais do Grupo Gol.

 

ROSALY FAVERO KRZYZANOWSKI – Bibliotecária e Especialista na área de Ciência da Informação, com experiência no campo da Administração de Bibliotecas, Sistemas de Bibliotecas e Gestão de Projetos. Foi diretoria do Departamento Técnico do SIBiUSP, dando ênfase a projetos junto à FAPESP e Mellon Foundation para a modernização do SIBiUSP. Foi coordenadora Operacional do Programa de Biblioteca Eletrônica (ProBE). A partir de 2003, foi encarregada da implantação do Centro de Informação em C&T da FAPESP. É membro da Diretoria da ABEC (Associação de Editores Científicos) com a qual tem colaborado, através de cursos e consultorias, para melhoria de revistas científicas brasileiras. É assessora da FAPESP para a área da Ciência da Informação e tem contribuído para essa área com várias publicações, cursos, palestras, conferências e trabalhos em eventos, nacionais e internacionais.

 

STUART SHIEBER – Professor de Ciência da Computação na Divisão de Engenharia e Ciências Aplicadas na Harvard University desde 2002 e autor de diversos livros e artigos científicos, membro de distintas associações de pesquisa, tendo sido agraciado com prêmios inclusive da Associação Americana de Inteligência Artificial. Foi diretor-fundador do Centro para Pesquisa em Computação e Sociedade e é membro do Centro Berkman para a Internet e Sociedade. Desde 2008 é Diretor do Office for Scholarly Communication (Escritório de Comunicação Científica) do sistema de Bibliotecas de Harvard e líder da Iniciativa de Acesso Aberto em sua universidade. Este cargo foi conseguido depois do seu enorme empenho em introduzir uma política de acesso aberto à produção científica em sua instituição.

 

SUELI MARA SOARES PINTO FERREIRA – Livre-Docente em Geração e Uso da Informação pela Eca/USP em 2006. Doutora em Ciências da Comunicação pela USP (1995). Professora e orientadora junto ao programa de pós-graduação em Ciência da Informação da USP, linha de pesquisa – Acesso à Informação. Coordenadora da Rede de Informação em Ciências da Comunicação dos Países de Língua Portuguesa da Intercom (período 1999-2008). Coordenadora do núcleo de pesquisa “Design de sistemas virtuais centrado no usuário”. Membro do Conselho Diretor do IBICT (2008-2010), do Comitê Consultivo da Biblioteca Virtual da FAPESP (2009-2011), do Comitê Científico Asesor da Redalyc – La Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (2009-2011) e Membro da Diretoria Fiscal da ABCiber – Associação Brasileira de Cibercultura. Diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (2010-2013). Temas principais de pesquisa: arquitetura de informação, design centrado no usuário, abordagens alternativas, estudos de usuários, usabilidade, repositórios digitais, biblioteca federada, ciências da comunicação, acesso aberto, publicação eletrônica e comunicação científica.

 

TONE ELI MOSEID – Conselheira Senior da The Norwegian National Library. Participou do Conselho de Administração da IFLA de 2009 a 2011. Estudou Biblioteconomia na Faculdade de Oslo e História na Faculdade de Volda. Foi diretora do Norwegian Directorate for Public Libraries até 2000.