Sobre o Congresso

Em 2011, a Universidade de São Paulo tem a grata satisfação de celebrar dois fatos especiais:

• suas 44 bibliotecas completam 30 anos de atividades coordenadas e cooperativas, consolidando-se como o maior sistema integrado de bibliotecas universitárias da América Latina;
  • seus 240 Programas de Pós-Graduação atingem 100 mil títulos defendidos nas diversas áreas do conhecimento, retornando à sociedade um acervo científico de alto valor agregado.

Para as comemorações estão previstas diversas atividades, que culminarão em uma grande Conferência Internacional, com a participação de renomados pesquisadores nacionais e internacionais, de notório saber nas áreas de literatura, conhecimento científico, pesquisa e inovação. O evento objetiva refletir sobre o passado e prospectar o cenário de atuação do Sistema para os próximos vinte anos, a partir de quatro temas principais:

1. O futuro do livro
  2. O futuro do acesso ao conhecimento para pessoas com necessidades especiais
  3. O futuro da produção científica e intelectual
  4. O futuro das bibliotecas

A Conferência acontecerá no Auditório Parlatino da Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na cidade de São Paulo.

07 e 08 de outubro de 2011 – Congresso SIBiUSP 30anos – O FUTURO DO CONHECIMENTO UNIVERSAL
Pesquisadores nacionais e internacionais de notório saber nas áreas de literatura, conhecimento científico, pesquisa e inovação tecnológica, foram convidados a compartilhar suas visões sobre o futuro do conhecimento universal. Objetiva-se refletir sobre o passado e prospectar o cenário de atuação das bibliotecas universitárias e de pesquisas para os próximos anos, a partir de três eixos principais: a evolução do livro, o acesso aberto à informação e o avanço da tecnologia digital.
LOCAL:  Auditório Parlatino da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo/SP – Portão 10
PÚBLICO ALVO: pesquisadores, profissionais, docentes e alunos em geral interessados nas questões referentes à gestão do conhecimento e da informação.
EVENTO TOTALMENTE GRATUITO

TOTAL DE LUGARES DISPONÍVEIS: 600
(Atenção: será respeitada a ordem de inscrição, caso se exceda o limite de lugares)