MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA: Sistema Integrado de Bibliotecas da USP comemora seus 30 anos com exposição no Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, será parceiro do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP) na comemoração dos 30 anos de atividade da entidade.De 13 de março a 29 de abril, o museu sediará a exposição Conhecimento: custódia e acesso, instalada em espaço no andar térreo do prédio da Estação da Luz e com entrada gratuita para os visitantes. A realização é do SIBiUSP, dirigido pela Profa. Dra. Sueli Mara S.P.Ferreira. A curadoria da exposição é do Prof. Marcos Galindo, com desenvolvimento expográfico da Rainmaker projetos e produções.

A exposição é destinada, sobretudo, a alunos do ensino médio, universitários e pós-graduandos, pesquisadores, professores e profissionais interessados em produção do conhecimento, recursos de acesso e recuperação de informação, acervos e bibliotecas memoriais.

A exposição “Conhecimento: custódia e acesso” aborda a problemática do resgate, preservação e acesso ao conhecimento para assinalar a tensão envolvida na relação entre esses elementos e as mudanças excepcionais que as novas tecnologias de informação e comunicação vêm produzindo na sociedade contemporânea, no sentido da democratização crescente do acesso ao legado de conhecimento da humanidade que sempre se abrigou nas bibliotecas ao longo da história.

A mostra busca assim discutir o papel das bibliotecas na construção do fenômeno social do conhecimento e motivar a reflexão sobre os instrumentos técnicos e práticas sociais que permitiram tornar a informação acessível e fortalecê-la como matéria-prima básica para a construção de novas formas de conhecimento. Parte-se da ideia de que as bibliotecas devem ser entendidas como instrumentos de organização e gestão do conhecimento, comportando elementos técnicos e lógicos (tecno+lógicos) que incidem sobre as relações sociais e concorrem para que o conhecimento e as instituições de sua guarda possam cumprir uma função social em uma época determinada.

A exposição mescla escritas expositivas mais tradicionais e alta tecnologia, inaugurando um novo espaço expositivo dentro do Museu da Língua Portuguesa de acesso gratuito a todos os interessados, vale a visita!

Fonte: http://www.museulinguaportuguesa.org.br/noticias_interna.php?id_noticia=259