Biblioteca do Museu de Zoologia (MZ)

Museu de Zoologia (MZ)
(0xx11) 2065-8110 / 2065-8121
FAX: (0xx11) 2065-8113
Av. Nazareth, 481 – Ipiranga
04263-000 – São Paulo, SP
biblmz@usp.br
DEDALUS – Catálogo on-line local

Histórico da Biblioteca do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

A Biblioteca do Museu de Zoologia da USP é hoje a mais completa e importante do Brasil na área de sua especialidade, a Zoologia. Seu acervo inclui aproximadamente 17.839 livros, 101.224 fascículos de periódicos, 3.400 multimeios, 66 outros tipos de materiais, bem como  os novos meios eletrônicos de armazenamento de informações.
A história desse acervo reflete as diferentes afiliações por que passou o Museu de Zoologia. O esboço histórico que se segue está longe de esgotar o tema, mas poderá servir de base para que se conheça a origem e as transformações pelas quais passou a biblioteca.

Origens
O Museu Paulista foi criado em 1894 com o término da construção do prédio onde até hoje se situa, às margens do Riacho do Ipiranga. Embora não tenha recebido a denominação de “museu de história natural”, como tantos outros congêneres no mundo, o Museu Paulista era, de fato, um museu dedicado ao ramo da história natural, incluindo acervos antropológicos, zoológicos, botânicos e históricos.
Tanto o acervo quanto a biblioteca associada não surgiram do nada, mas derivaram do embrião existente na Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo. Durante suas primeiras décadas de existência, a biblioteca com certeza era bem modesta, ainda que o Estado tenha realizado aquisições de obras clássicas fundamentais de livreiros europeus.
A primeira obra do acervo da biblioteca adquirida com verba do Estado de São Paulo, por H. von Ihering, foi a obra de Spix & Martius “Reise in Brazilian”. Não se pode deixar de destacar também doações de obras importantes, tais como “Systema Naturae – Linnaeu”, feita por Alípio Miranda Ribeiro, além de alguns títulos raros na área de Ornitologia, os quais foram incorporados ao acervo graças à doação do colecionador Franco da Rocha.

A Secretaria de Agricultura
Em 1939 o Museu de Zoologia deixou o prédio do Museu Paulista e instalou-se em sua localização atual, a pouca distância. Essa mudança não foi somente de sede, mas também de afiliação, uma vez que as coleções zoológicas passaram a compor o acervo do Departamento de Zoologia da Secretaria de Agricultura. Pouco tempo depois, em 1941, o Departamento de Zoologia passou a publicar duas revistas especializadas, os Papéis Avulsos de Zoologia e os Arquivos de Zoologia, revistas essas que tomaram o papel na divulgação de pesquisas zoológicas até então reservado a Revista do Museu Paulista.
A criação dessas revistas especializadas teve importantíssima influência na história da Biblioteca do MZUSP. Possivelmente ainda na década de 1940, o Departamento de Zoologia começou a estabelecer um sistema de permuta, no qual as suas eram enviadas a instituições de todo o mundo e essas, em troca, nos enviavam as delas. Ao lado das revistas assinadas, esse acervo derivado de permuta passou a ser importantíssimo para a diversificação de títulos.

Na Universidade de São Paulo
A passagem para a Universidade de São Paulo, realizada em 1969, representa a última grande mudança de afiliação por que passaram os acervos zoológicos e bibliográficos do Museu de Zoologia.
Uma vez que o Museu de Zoologia foi caracterizado como uma instituição universitária, tanto a sua pesquisa quanto seu acervo bibliográfico foi dirigido para essas novas responsabilidades. Como a Universidade já possuía numerosas bibliotecas especializadas, a do Museu de Zoologia passou por um período de triagem e seleção na década de 1970. O acervo da biblioteca tornou-se efetivamente especializado na área de Zoologia. Publicações e livros de áreas como Botânica e Mineralogia foram transferidos para bibliotecas afins na própria Universidade.
Em 1981 a Biblioteca passou a integrar ao Sistema de Biblioteca da USP.
Em 24/09/1998 através do Processo 94.1.36.38.8 a Biblioteca foi instituída como Serviço de Biblioteca e Documentação.