Biblioteca do Instituto de Física (IF)

Instituto de Física (IF)
(0xx11) 3091-6923 / 3091-6746 / 3091-7137 / 3091-6998
FAX: (0xx11) 3091-6703
Rua do Matão, Trav. R, 187
05508-970 – Cid. Universitária, São Paulo, SP
bib@if.usp.br
DEDALUS – Catálogo on-line local

Histórico

A partir da antiga biblioteca do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, origina-se a Biblioteca do Instituto de Física.

Auxílios financeiros concedidos a partir de 1967 pelo BNDE – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, e posteriormente pela FINEP – Financiadora de Estudos e Projeto, e em 1971 pela adição do acervo da Biblioteca da Cadeira de Física Geral da Escola Politécnica, transformam o acervo em uns dos melhores do campo da física e áreas afins no Brasil.

Com a abertura do acervo aos usuários em 1975, permite-se um maior contato com as obras existentes e conseqüentemente o aumento de empréstimos e consultas.

Em 1977 inicia-se um programa pioneiro de automação dos serviços de processamento de dados técnicos.

Com a criação do SIBi, em 1981, inicia-se uma nova era nos serviços bibliotecários. Integração e Sistema, passam a fazer parte da nova filosofia de trade Atendimento ao Usuário, Setor de Referência, Setor de Preparo de Dados para a Automação e Setor de Apoio Administrativo.

Dando continuidade ao processo de automação dos serviços, implanta-se em 1992 o software CDS/ISIS (Computerized documentation System/Integrated set of Information System) distribuído pela UNESCO, adotando-se a metodologia LILACS desenvolvida pela BIREME – Biblioteca Regional de Medicina.

Em 1994 o SBI-IFUSP passa a integrar, como Posto de Serviços, a Rede Antares.

Conforme Portaria IF de 04/12/1995, com a criação da Comissão de Biblioteca do IF, o SBI passa a ter suas atividades assessoradas.

A integração do SBI-IFUSP ao convênio com a British Library Supply Center em 1996, amplia internacionalmente o Serviço de Comutação Bibliográfica. No mesmo período inicia-se o projeto pioneiro de criação da Home page do SBI e acesso aos primeiros períodicos eletrônicos.

Ainda em 1996 a portaria IF-52, de 21/11/1996, dispõe sobre o Regulamento do SBI-IFUSP, e firma-se um contrato cooperativo com o CIN/CNEN – Centro de Informações Nucleares e a Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Por solicitação da Diretoria do IFUSP, realizou-se, em 1997, a Avaliação Técnica da Biblioteca. Baseados nas recomendações e considerações apresentadas no Relatório da Avaliação, o SBI norteou suas atividades visando o aprimoramento de serviços.

Com a concessão de verba proveniente do Projeto de Infraestrutura da FAPESP, em 1998 o SBI realiza a reforma e ampliação de suas instalações físicas e moderniza seu mobiliário, proporcionando mais conforto a sua equipe e usuários.

Desde sua criação a biblioteca do Instituto de Física se esforça para o aprimoramento de seu acervo, serviços e capacitação profissional, sendo considerado um dos mais importantes acervos de Física no pais.