Biblioteca da Faculdade de Odontologia (FO)

Faculdade de Odontologia (FO)
(0xx11)  3091-7816 / 3091-7836 / 3091-7837 / 3091-7851 / 3091-7861 / 3091-7413
FAX: (0xx11) 3032-4409
Av. Prof. Lineu Prestes, 2227
05508-000 – Cid. Universitária, São Paulo, SP
bibfo@usp.br
DEDALUS – Catálogo on-line local

Histórico

O Serviço de Documentação Odontológica (SDO) teve sua origem na Biblioteca da antiga Escola de Pharmácia, Odontologia e Obstetrícia, que foi anexada à Universidade de São Paulo, quando de sua fundação em 1934, com o nome de Faculdade de Farmácia e Odontologia. A partir de 1962, com o desmembramento das duas Faculdades, a Biblioteca recebeu o nome de Seção de Documentação Odontológica.

Foi a biblioteca que ofereceu o primeiro curso de Orientação Bibliográfica no Brasil, desenvolvido pela então diretora do SDO, a bibliotecária Terezine Arantes Ferraz, na década de 70, o que foi bastante representativo para a comunidade odontológica. Esta experiência foi disseminada para bibliotecas de outras áreas do conhecimento e pode-se dizer que, atualmente, uma grande maioria delas prevê a aplicação e institucionalização de programas de capacitação de usuários de bibliotecas, envolvendo os mais diversos conteúdos.

Por manter recursos técnicos e bibliográficos considerados essenciais dentro da literatura odontológica, estendeu seus serviços às demais bibliotecas brasileiras na especialidade, constituindo-se automaticamente no Centro Nacional de Informação em Odontologia. Apartir de 1985, passou a designar-se Serviço de Documentação Odontológica, ampliando suas atividades com a criação de novos setores. Em 1990, por meio do Convênio BIREME/USP, passou a ser Centro Cooperante a nível nacional na área de Ciências da Saúde da Rede Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde/BIREME/OPAS/OMS. Em razão de apoio financeiro, a partir de projeto aprovado em 1991, da W. K. Kellogg Foundation, o SDO incrementou suas atividades (principalmente em relação à automação dos serviços de infraestrutura e de intercâmbio com as bibliotecas de Odontologia do país), para garantir atendimento mais ágil e constante aos pesquisadores da área de Ciências da Saúde Oral. Para tanto, tornou-se em 1992, Centro Coordenador da Sub-Rede Nacional de Informação na Área de Ciências da Saúde Oral, composto por 20 bibliotecas de Odontologia do país, aperfeiçoando a publicação da Bibliografia Brasileira de Odontologia, editada desde 1970 até 1995, na forma impressa e, a partir de 1996 disponibilizada em meio eletrônico (CD-ROM) e, on-line a partir de 2001. Colabora com a Base de Dados LILACS/BIREME, além do Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS e com o Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos/IBICT. Dentre as atividades desenvolvidas para o atendimento ao usuário destacam-se: empréstimo (domiciliar e entre bibliotecas); consulta; assistência ao usuário;  normalização de referências e trabalhos científicos; reprodução de documentos, comutação bibliográfica, memória científica do corpo docente; aulas teórica-práticas de metodologia da pesquisa científica; treinamento formal de acesso às bases de dados e  EndNoteWeb; serviços gráficos para a comunidade FOUSP (FOUSP (impressão, serviços de gravação de capas  entre outros) e na Oficina de conservação e preservação do material bibliográfico do SDO recupera itens danificados impressão, encadernação, etc) e oficina de conservação, preservação e restauração de material bibliográfico. Em sua home-page disponibiliza serviços on-line para os usuários, tais como:  fale conosco; twiter, blog; formulários para sugestão/reclamação e de solicitação de levantamento bibliográfico; folha de estilo para redação de dissertação e tese de acordo com Estilo Vancouver; relação de aquisição de livros, entre outros.

Coordena a Biblioteca Virtual em Saúde-Odontologia (BVS-Odontologia) que teve sua certificação em outubro de 2010.

Bibliotecários registrados em Atas da Comissão de Biblioteca da Faculdade de Farmácia e Odontologia da USP (1944-1962)

Maria José Meirelles de Oliveira (bibliotecária-chefe)

Terezine Arantes Ferraz (bibliotecária)

Chefes Técnicas, a partir de 1962 (dado extraído da 1ª reunião da Comissão de Biblioteca da Faculdade de Odontologia da USP em 13.03.1963)