Workshop InCites: análise de desempenho e impacto científico – 02 de maio na USP

O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP e a Clarivate Analytics têm a honra de convidá-lo(a) para o “Workshop InCites: análise de desempenho e impacto científico” a ser realizado no Auditório do Instituto de Estudos Avançados da USP.

A Universidade de São Paulo mantém a assinatura da ferramenta InCites (Thomson Reuters/Clarivate Analytics), que possibilita realizar estudos e análises de publicações científicas de interesse estratégico para a Universidade. O objetivo é capacitar para o uso dos principais recursos da plataforma, possibilitando ao participante realizar análises e elaborar relatórios de desempenho em pesquisa que atendam às demandas de sua área de atuação.

O InCites (Clarivate Analytics – antiga Thomson Reuters) é uma ferramenta online de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro. Tomando por base o conjunto de registros da Web of Science, o InCites congrega ferramentas de análise e métricas que ensejam quantificar e qualificar os resultados de pesquisa. O acesso à Plataforma InCites é feito mediante cadastro de usuário, por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP.

Workshop InCites: análise de desempenho e impacto científico
Data: 02 de maio de 2019
Horário: 14h-17h
Local: Auditório do IEA (Antiga Sala do CO)
Instituto de Estudos Avançados da USP
Rua da Praça do Relógio, 109 – Térreo – Bloco L
05508-050 – São Paulo – SP
Inscrições: https://www.doity.com.br/incites-usp-02maio2019
Instrutora: Deborah Dias (Clarivate Analytics)

Público-alvo: estudantes de pós-graduação, docentes, bibliotecários e funcionários de apoio à pesquisa/cooperação internacional da USP. O acesso ao InCites é aberto a todos os docentes, alunos e pesquisadores da USP por IP de computador habilitado. Para utilizar a ferramenta, basta registrar-se. O InCites permite:

• Avaliar o desempenho ao longo do tempo de um pesquisador, instituição, área de conhecimento ou revista;
  • Comparar o desempenho de sua universidade com outras 5.000 instituições, inclusive em determinadas áreas do conhecimento;
  • Identificar áreas de de pesquisa com potencial de crescimento e impacto;
  • Identificar áreas de conhecimento fortes e fracas, para alocar recursos de forma precisa e inteligente;
  • Monitorar as atividades de colaboração, para identificar parceiros atuais e potenciais;
  • Analisar o impacto de um artigo, revista, autor, instituição, país;
  • Analisar o impacto das pesquisas financiadas por agências nacionais e internacionais.

Organização e Promoção: Departamento Técnico do SIBiUSP

As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados.