USP ultrapassa a marca de 5 mil ORCiD vinculados. Campanha continua !

Campanha de adoção do identificador ORCiD continua e faz a USP ultrapassar a marca dos 5 mil registros associados à Universidade, segundo dados coletados pela equipe de analistas da DGAT do SIBiUSP em 5 de junho de 2018. Em âmbito geral, já são mais de 12 mil ORCID iDs registrados com e-mail usp.br, de acordo com informações da ORCID

Desses 5.381 ORCiDs vinculados, 1.808 são de docentes, contabilizando 34% do total de registros coletados no período de março de 2017 a final de maio de 2018, e representando cerca de 30% do total de quase 6.000 docentes da USP, sem contar aqueles que já possuem o identificador mas ainda não o vincularam. A maioria dos registros refere-se a alunos de pós-graduação (2.932 registros) que representam 54% dos ORCiDs vinculados à Universidade até o momento. O restante foi atribuído a alunos de graduação, funcionários e outros pesquisadores associados, representando 12% do total, todos com nº USP ativo. E esse número aumenta a cada dia: no momento do fechamento dessa matéria, já eram 5.407 ORCiDs vinculados. 

Tudo começou em setembro de 2016, quando a Universidade de São Paulo filiou-se à ORCID, organização sem fins lucrativos que gerencia o identificador de mesmo nome. De lá para cá, muita coisa mudou. Enquanto algumas funcionalidades do ORCiD foram aprimoradas, observou-se pouco a pouco uma crescente aceitação e valorização do identificador ORCiD junto à comunidade científica nacional e internacional.

Na USP, a criação da URL http://www.usp.br/orcid e uma mensagem enviada por e-mail no dia 20 de outubro de 2017 pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) deu início à Campanha na Universidade, direcionada a docentes e estudantes de pós-graduação. Uma semana depois, já haviam sido coletados 2.939 registros ORCiD vinculados à USP. Foi também a partir dessa data que diversos Workshops sobre o identificador começaram a ser promovidos internamente. Até agora foram nove eventos de orientação sobre como estabelecer o vínculo institucional e preencher corretamente o registro ORCiD, oportunidades que reuniram docentes, alunos e funcionários de diversas Unidades, Institutos e Museus da Universidade.

Benefícios do ORCiD e o cenário promissor        

“Sem custos de registro para o usuário, o número ORCID é um “nome” digital permanente para identificação de cientistas. O código tem 16 dígitos e é único para cada pessoa. Esse modelo evita ambiguidades na identificação de autores e colaboradores em publicações ou em instituições”. (CAPES, 2018).

Certamente que os benefícios do identificador ORCiD são pontos fortes que influenciam os pesquisadores: (1) o aumento da visibilidade internacional, (2) a gratuidade, (3) a atualização automática de informações pela integração com outros sistemas e (4) a possibilidade de certificação institucional, para citar alguns.

Além disso, as revistas científicas têm contribuído muito para essa mudança cultural e a progressiva adesão. A exigência do identificador ORCiD no processo de submissão de artigos na maior parte das revistas internacionais faz aumentar dia a dia o número de adeptos. Grandes editores científicos internacionais exigem que o pesquisador informe seu número ORCiD no momento do preenchimento de dados. Ex. Springer, Sage, Wiley, IEEE, SciELO, etc.

Além disso, algumas redes de colaboração acadêmica e científica já estão integrando o ORCiD a seus fluxos. Ex. Kudos, Overleaf, Loop, etc.

A integração do identificador ORCiD aos processos de solicitação de bolsas e apoio a projetos pelos órgãos de fomento também tem contribuído. A própria Pró-Reitoria de Pesquisa da USP começou a solicitar o ORCiD aos Orientadores no processo de solicitação de Bolsas dos Programas de Iniciação Científica PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM 2018/2019. 

O Consórcio Brasileiro ORCiD assinado em 22 de maio de 2018 é outro marco nessa jornada. Fruto de parceria envolvendo as principais instituições responsáveis pela produção, coleta, avaliação e disseminação das informações de pesquisa e de pesquisadores brasileiros, o Consórcio congrega entidades como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), além da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O acordo do Consórcio promete diminuir o trabalho administrativo do pesquisador e sinaliza um futuro promissor de incremento da qualidade de dados e efetiva integração dos sistemas de informação de pesquisa nacionais (Lattes, Sucupira, etc) e internacionais. A iniciativa se soma a outros 19 Consórcios ORCiD em andamento, que se estendem da África do Sul à Finlândia, dos EUA a Taiwan, envolvendo universidades, financiadores e outras organizações de pesquisa sem fins lucrativos.

Na USP, o próximo passo é incorporar os fluxos de coleta, certificação e conexão de conteúdos dos registros ORCiD aos sistemas corporativos da Universidade, a fim de consolidar a integração institucional por meio da parceria entre Pró-Reitoria de Pesquisa, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Sistema Integrado de Bibliotecas e a Superintendência de Tecnologia da Informação. Nesse cenário, é importante também garantir a continuidade da afiliação da USP à ORCiD, em benefício da própria Universidade e de seus pesquisadores.


Crie ou associe seu ORCiD à USP no link: http://www.usp.br/orcid

O cadastramento e atualização de informações no ORCiD são muito importantes e extremamente simples. Após o registro inicial de seus dados, incluindo as variações de seu nome, certifique-se de que as informações referentes à Biografia, Educação e Emprego estejam corretas e atualizadas. Em seguida, caso tenha, preencha os campos referentes ao Financiamento (incluindo Fapesp). Integre seu registro a outros sistemas de identificação como ResearcherID, Scoups ID, Crossref (DOI) e DataCite. Pesquise, importe ou adicione então seus Trabalhos.

Para mais informações, consulte o Tutorial Atualizado ORCiD (Maio-208) ou fale com o(a) Bibliotecário(a) mais próximo(a). Outras orientações podem ser obtidas pelo e-mail atendimento@aguia.usp.br, aos cuidados de Elisabeth Dudziak. 

This article was published on