Relatório revela o que os pesquisadores esperam de seus empregos

Eles são globais. Enquanto você lê isso, milhões de pesquisadores em todo o mundo estão lutando com alguns dos desafios mais urgentes que nossa espécie e habitat enfrentam. Seja evitando a aceleração da emergência climática, melhorando o acesso a água limpa e saneamento ou desenvolvendo melhorias nos cuidados de saúde.

No entanto, nos bastidores – menos celebrados, mas igualmente vitais – são as organizações e instituições que capacitam cientistas e pesquisadores para fazer o melhor em seu trabalho.

É dessa forma que se inicia o Relatório intitulado The State of Scientific Recruitment – Estado da Arte do Recrutamento Científico – elaborado pela equipe do ResearchGate, a rede de pesquisadores mais popular na atualidade. Esta é uma tradução livre desse Relatório.

Com mais de 10.000 respostas qualificadas de acadêmicos em todos os níveis de carreira e de todo o mundo, este primeiro Relatório contém dados relevantes sobre salário, quão amplamente faz sentido anunciar vagas científicas e de pesquisa e quais os fatores que mais influenciam candidatos em potencial a se candidatarem a uma função específica. 

Espera-se que os resultados informem as instituições acadêmicas sobre recrutamento e estratégias de retenção para 2020 e além.

Com mais de 15 milhões de membros, o ResearchGate é uma rede profissional mundial de cientistas e pesquisadores, combinada com uma das maiores coleções de conteúdo de pesquisa científica do mundo. Inclui entre seus membros 68 vencedores do Prêmio Nobel e são de 193 países – 89% dos quais possuem pós-graduação avançada. Com 150 milhões de visitas mensais, a rede conecta pessoas, equipes, instituições, pesquisas e recursos. 

== Metodologia ==

O ResearchGate reuniu 10.000 respostas de pesquisadores acadêmicos por meio de um menu suspenso na página inicial da rede que dizia: “Diga-nos o que você pensa sobre o mercado de trabalho acadêmico. ”

As respostas foram coletadas no período de duas semanas em setembro de 2019 usando uma ferramenta de pesquisa digital. Este relatório representa um resumo dos principais dados coletados. 

== Resultados ==

Qual categoria melhor descreve seu campo de pesquisa? (%)

Qual região melhor descreve onde você está (ou seja, seu país de origem)? (%)

Ao considerar os dados do nível de carreira, é importante observar o número significativo de jovens pesquisadores doutorandos e pós-doutorandos que usam a plataforma digital para compartilhar resultados de pesquisa, encontrar colaboradores e identificar oportunidades de financiamento. 

Qual o papel que melhor descreve seu status atual? (%)

Qual gênero melhor descreve você? (%)

Mais da metade dos entrevistados é casada (45%) ou vive em parceria de longo prazo (14%), e quase um terço (31%) tem pelo menos um filho vivendo com eles. Dados esses números, não surpreende que a pesquisa também mostre que trabalhar para um “empregador familiar” é considerado por mais de um em cada dez entrevistados sejam o fator mais importante ao decidir onde se candidatar a uma nova posição acadêmica.

Mais do que nunca, a pesquisa científica é uma indústria global: 70% dos entrevistados disseram que estariam abertos à realocação internacional para assumir uma posição acadêmica.

Você está aberto a se mudar para assumir o cargo acadêmico certo? (%)

Esta é a descoberta mais importante sobre Recrutamento Científico, pois sugere a necessidade de uma mudança gradual nas universidades em relação a como estão lidando com a busca e contratação de pesquisadores. Colocar menos ênfase na contratação interna e na propaganda boca-a-boca, ao mesmo tempo em que utiliza mais os canais digitais pode ajudar a garantir que as vagas sejam vistas da maneira mais ampla possível, independente da distribuição geográfica dos candidatos. 

Embora a contratação interna e o recrutamento boca a boca tenham seu lugar, é claro que um excesso de confiança nesses métodos fecha as vagas para uma enorme quantidade de talentos prontos e dispostos de outras partes do mundo. Igualmente, ameaça limitar a diversidade, pois dados externos mostram que os funcionários existentes têm a tendência de recomendar candidatos do mesmo sexo e origem étnica. 

Os candidatos estão mais interessados ​​em se mudar para a América do Norte (65%), Alemanha / Áustria / Suíça (64%) e Reino Unido / Irlanda (55%) são vistos como os destinos mais atraentes.

No entanto, as instituições localizadas fora dessas três regiões não têm motivos para se desesperar quando se trata de recrutamento internacional. Os resultados mostram que há uma proporção significativa de pesquisadores dispostos a se mudar desde que seja a oportunidade certa.

Quais são as regiões nas quais você tem mais interesse em mudar-se para assumir uma pesquisa acadêmica ou trabalho docente? (Por favor selecione todas as regiões que são interessantes para você.) (%)

O fator mais importante apontado ao decidir onde se candidatar é “a oportunidade de trabalhar em uma área de interesse em particular”. Nesse sentido, na redação das descrições de cargo, o recrutador deve ressaltar os pontos de interesse de um candidato em potencial. Os próximos fatores mais importantes no trabalho que devem ser mencionados em descrições de cargos são a “oportunidade de desenvolver e contribuir para novos métodos e técnicas ”, a“ probabilidade de a pesquisa ter um impacto na mundo real “e” oportunidades de ensino na instituição “.

Qual fator no trabalho é mais importante ao decidir onde se candidatar a uma nova posição acadêmica? (%)

Em termos dos fatores mais importantes de emprego, salário (21%) e localização (18%) tiveram uma pontuação alta. 

Qual fator de emprego é mais importante ao decidir onde se candidatar a uma nova posição acadêmica? (%)

Independente do salário, comunicar um pacote atraente de benefícios no emprego e ser visto como um local de trabalho familiar são dois fatores que podem atrair os talentos certos para as instituições.

Qual a importância do salário para você ao considerar sua próxima oportunidade de emprego? (%)

Outro aspecto importante para as instituições é conhecer o nível salarial oferecido aos pesquisadores, de modo a permanecer competitivas com seus pares.

Qual é seu salário atual? (%)

Com relação aos salários atuais declarados pelos entrevistados, existem algumas advertências importantes a serem lembradas: Primeiro, os resultados excluem pesquisadores que estão desempregados ou não estão sendo remunerados. Segundo, mais da metade dos entrevistados optou por não responder a essa pergunta, talvez por não querer divulgar essa informação. Os dados apresentados, portanto, não devem ser usados para calcular um salário médio para aqueles trabalham em pesquisa.

== Cinco dicas para contratar pesquisadores ==

Esta é a primeira pesquisa anual da ResearchGate com pesquisadores acadêmicos e cientistas e busca estabelecer uma referência para entender as mudanças no mercado de trabalho acadêmico ao longo do tempo. Embora o potencial para uma análise mais profunda cresça ano a ano, aqui estão cinco estratégias de atração, recrutamento e contratação de talentos:

  • Filtre os candidatos por habilidades e experiência, não por geografia – pesquisadores estão muito abertos à realocação internacional para o cargo certo.
  • Invista na marca da instituição, para que seja opção de escolha 
  • Garanta a descrição da vaga para que destaque pontos relevantes para os pesquisadores em potencial
  • Inclua faixas salariais na descrição inicial do cargo para incentivar candidatos sérios
  • Utilize a amplitude e profundidade das informações que o ResearchGate possui sobre seus membros para preencher proativamente funções altamente especializadas ou vagas para seniores

== Referência ==

RESEARCHGATE. The state of art of scientific recruitment. Nov. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/scientific-recruitment/report Acesso em: 27 jan. 2020.