Registros ORCiD associados à USP chegam à marca de 5.812

Registros ORCiD associados à USP chegam à marca de 5.812, segundo dados coletados pela equipe de analistas da DGAT do SIBiUSP.. Em âmbito geral, já são 13.860 ORCID iDs registrados com e-mail usp.br, de acordo com informações da ORCIDCampanha de adoção do identificador ORCiD continua.

Desses 5.812 ORCiDs vinculados, 1.963 são de docentes, contabilizando 34% do total de registros coletados no período de março de 2017 a final de agosto de 2018, e representando 32% do total de cerca de 6.000 docentes da USP, sem contar aqueles que já possuem o identificador mas ainda não o vincularam. A maioria dos registros refere-se a alunos de pós-graduação (3.054 registros) que representam 53% dos ORCiDs vinculados à Universidade até o momento. O restante foi atribuído a alunos de graduação, funcionários e outros pesquisadores associados, representando 13% do total, todos com nº USP ativo.

As Unidades que mais tiveram Registros ORCiD associados à Universidade foram a Escola Politécnica (492 registros), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (421 Registros), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (388 Registros), Escola de Artes, Ciências e Humanidades (277 Registros), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (254 Registros), Faculdade de Medicina (230 Registros), Escola de Engenharia de São Carlos (220 Registros), para citar algumas.

Na USP, o próximo passo é incorporar os fluxos de coleta, certificação e conexão de conteúdos dos registros ORCiD aos sistemas corporativos da Universidade, a fim de consolidar a integração institucional por meio da parceria entre Pró-Reitoria de PesquisaPró-Reitoria de Pós-GraduaçãoSistema Integrado de Bibliotecas e a Superintendência de Tecnologia da Informação. Nesse cenário, é importante também garantir a continuidade da afiliação da USP à ORCiD, em benefício da própria Universidade e de seus pesquisadores.

Crie ou associe seu ORCiD à USP no link: http://www.usp.br/orcid

O cadastramento e atualização de informações no ORCiD são muito importantes e extremamente simples. Após o registro inicial de seus dados, incluindo as variações de seu nome, certifique-se de que as informações referentes à Biografia, Educação e Emprego estejam corretas e atualizadas. Em seguida, caso tenha, preencha os campos referentes ao Financiamento (incluindo Fapesp). Integre seu registro a outros sistemas de identificação como ResearcherID, Scoups ID, Crossref (DOI) e DataCite. Pesquise, importe ou adicione então seus Trabalhos.

Para mais informações, consulte o Tutorial Rápido de Vínculo ORCiD-USP (Set. 2018) ou o Tutorial Completo Atualizado ORCiD (Maio-2018) ou ainda fale com o(a) Bibliotecário(a) mais próximo(a). Outras orientações podem ser obtidas pelo e-mail atendimento@aguia.usp.br.