Portal de Periódicos da Capes anuncia renovação de conteúdos para 2021

Em 19 anos de existência, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) se consolidou como uma ferramenta importante de apoio ao avanço da ciência no Brasil. A CAPES negocia anualmente com as editoras internacionais no intuito de garantir acesso ao acervo científico atualizado e de alto nível.

Os conteúdos indexados no Portal de Periódicos são assinados por tempo determinado em contrato. Ao final do prazo acordado é preciso fazer a renovação, caso seja interesse da comunidade acadêmico-científica manter o acesso ao periódico ou à base de dados de determinado editor.

Regularmente o Portal tem seu acervo avaliado para manutenção ou cancelamento de conteúdos. As análises levam em consideração diversos requisitos, como grupos de interesse, importância do conteúdo e áreas do conhecimento.

Quando ocorre, o momento é oportuno também para levantamento de novas demandas pelos usuários, além da verificação do nível de satisfação com relação ao acervo já disponível, conforme orientação do inciso VI do artigo 47 da Instrução Normativa nº 5 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, de 25 de maio de 2017.

A equipe de bibliotecários responsáveis pelo desenvolvimento de coleções do Portal de Periódicos indicou a lista de conteúdos que serão renovados no decorrer do ano para acesso em 2021:

– American Institute of Physics (AIP)
– American Journal of Health-System Pharmacy (Oxford)
– American Physical Society (APS)
– American Society for Cell Biology (ASCB)
– American Society for Microbiology (ASM)
– American Society of Mechanical Engineers (ASME)
– Association for the Computing Machinery (ACM)
– Cambridge University Press (CUP)
– Chemical Abstracts Services (CAS)
– Institute of Electrical and Electronics Engineers, Incorporated (IEEE)
– OVID + Canadian Medical Association
– ProQuest LLC.
– Royal Society Publishing (RSP)
– The Society for Photo-Optical Instrumentation Engineers (Spie Digital Library)

Os demais conteúdos indexados serão mantidos no acervo e analisados no período adequado. Saiba como a comunidade acadêmica pode colaborar com esse processo:

Colaboração dos usuários
A manifestação dos pesquisadores é o melhor indicador da necessidade de continuidade ou não dos conteúdos no acervo. Os bibliotecários do Portal de Periódicos analisam as solicitações e encaminham para o Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP), Coordenadores de Área da CAPES, helpdesks e Grupo de Trabalho do Portal para pronunciamento.

Os membros da comunidade acadêmica são peças-chave para a seleção de quais materiais são mais relevantes para cada área do conhecimento. Qualquer usuário pode colaborar.

As avaliações e os comentários sobre os conteúdos devem ser encaminhados com uma análise explicativa. Ao colaborar, os usuários devem justificar as razões pelas quais as coleções devem ser mantidas ou não.

A ação é importante para ampliar o entendimento sobre as reais necessidades de quem acessa as ferramentas do Portal de Periódicos rotineiramente.

Professores, pesquisadores, bibliotecários e estudantes têm à disposição o e-mail periodicos@capes.gov.br e o formulário da página Fale Conosco como canais de comunicação para acionar e se comunicar com a equipe.

Para quem tem interesse em colaborar, é importante incluir no contato as informações:

1. Título completo do conteúdo indicado, da coleção de periódicos, da base de dados ou da plataforma (é preciso informar o ISSN, no caso de indicação periódicos, ou ISBN, no caso de livros);

2. Informações que permitam a identificação do conteúdo (do que se trata ou qual a temática aborda);

3. Motivo pelo qual o conteúdo deve ser incluído ou mantido no acervo. É importante responder perguntas como: o conteúdo é utilizado para pesquisa e/ou para ensino? É citado com frequência? Consta na lista de referências da ementa de alguma disciplina? Você o utilizou antes e agora não tem mais acesso? Você o utilizou em uma de suas publicações?;

4. Nome completo do usuário que realiza o contato e instituição a qual está vinculado.

As análises levam em consideração critérios como motivo da contratação; relação entre a demanda e o pedido; benefícios diretos e indiretos que resultarão da aquisição/manutenção do conteúdo; acervo já disponível no Portal; índices de qualidade; número de indicações; disponibilidade de recursos financeiros; e viabilidade de contratação.

Após o diagnóstico das equipes, conteúdos são mantidos ou adquiridos desde que a CAPES disponha de orçamento.

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: “Portal de Periódicos da CAPES”

Este texto também está disponível em formato de e-mail marketing. Clique aqui

Alice Oliveira dos Santos