ORCiD – Collect & Connect – Foco na América Latina

Reprodução da Matéria publicada no Blog da ORCID

Collect & Connect – Foco na América Latina

Submitted by Gabriela Mejias on Sat, 2017-10-07 02:14

Na atualização do Collect & Connect deste mês, estamos entusiasmados por apresentar três membros da América Latina.

Em primeiro lugar, o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica  (CONCYTEC) que gerencia uma rede nacional de organizações científicas e pesquisadores do Peru, assim como faz as políticas em ciência e tecnologia. Eles se juntaram a nós em 2015, e foram a terceira organização na América Latina a se tornar membro da ORCID. O interesse na ORCID “começou há alguns anos com o objetivo de facilitar o registro da produção científica dos pesquisadores no Diretório Nacional de Pesquisadores e Inovadores (DINA)”. A organização lançou sua integração em julho de 2016 e, um ano depois, recebeu as certificações “Authenticate” “Collect”, “Display” e “Connect”. Um verdadeiro pioneiro da ORCID na região e o primeiro membro latino-americano a ser reconhecido no nosso programa Collect & Connect!

Como um serviço de seu Diretório Nacional de Pesquisadores e Inovadores (DINA), o CONCYTEC desenvolveu uma integração ORCID que permite que os pesquisadores conectem facilmente seus iDs ORCID à sua conta DINA. Os pesquisadores também podem economizar tempo e reduzir erros, importando publicações de seus iDs ORCID para o DINA e exportar suas publicações do Repositório Digital Nacional ALICIA para seus registros ORCID. O trabalho teve “um impacto positivo e uma grande aceitação por parte dos pesquisadores”, com mais de 7.000 pesquisadores utilizando a integração desde julho de 2016.

CONCYTEC comenta que “outro desafio foi a constante promoção e comunicação sobre o benefício dessa integração aos pesquisadores inscritos no DINA. Para isso, desenvolvemos um manual on-line com os procedimentos didáticos e os vídeos sobre como se registrar no ORCID, como integrar a conta de usuário ORCID no DINA, como importar publicações, entre outros”. A comunicação é um elemento-chave do Collect & Connect, e grande parte do sucesso do CONCYTEC se deve ao seu foco nisso. Além de explicar com eficiência o que é o ORCID e como ele economiza o tempo dos pesquisadores, seu site possui uma série de vídeos tutoriais que demonstram como conectar um iD ORCID ao DINA, como importar publicações do ORCID para o DINA e como exportar publicações do ALICIA para o ORCID. E as atividades de engajamento do CONCYTEC não terminam por ai – CONCYTEC também menciona que “para fortalecer esse processo, oferecemos cursos presenciais e virtuais para pesquisadores, chamados  Sexta-feira de DINA e REGINA” para os interessados ​​em aprender mais sobre seus sistemas, incluindo a integração com ORCID.

Os desenvolvimentos futuros do CONCYTEC incluem a migração para a API versão 2.0 “para melhorar a funcionalidade do DINA e para incorporar o ID do usuário DINA no ORCID”.

Parabéns ao CONCYTEC! Esperamos que sua história inspire outras organizações membro a fazerem sua integração com  ORCID e que se beneficiem do conselho: “a recomendação é que se concentrem no serviço que será fornecido aos usuários, além de iniciar o projeto analisando as informações técnicas disponíveis na ORCID e se familiarizando com a API”. Leia a transcrição completa da entrevista aqui.

Nosso segundo membro latino-americano de destaque é  a Redalyc

Com base no México, eles oferecem uma plataforma para criar uma página de autor, gerar indicadores e identificar documentos publicados em revistas de Acesso Aberto indexadas pela Redalyc (Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal). O seu assistente Pesquisar e Conectar no ORCID, lançado em janeiro de 2016, permite aos pesquisadores conectar seus iDs à Redalyc e transferir trabalhos da Redalyc para o ORCID, incluindo seu identificador Redalyc. Mais de 5.000 pesquisadores têm pelo menos um trabalho  adicionado pela Redalyc a seus iDs e mais de 26.000 publicações foram adicionadas ao Registro ORCID. Sua integração é a primeira na América Latina para alcançar as cinco certificacções – Authenticate, Collect, Display, Collect e Synchronize – um grande sucesso!

Por último, mas não menos importante, parabéns à Universidade de Campinas que está coletando iDs ORCID autenticados de seus pesquisadores e também desenvolveu material de treinamento sobre ORCID e sua integração. Sua integração foi lançada em março e já mais de uma centena de pesquisadores conectaram seus iDs.

Os seguintes membros da ORCID também receberam nossas certificações do Collect & Connect em agosto:

Lignan University

A Universidade Lingnan coleta os iDs ORCID dos pesquisadores e sincroniza suas afiliações e publicações em seus registros ORCID

University of Lausanne

A Universidade de Lausanne integra ORCID com sua plataforma institucional Unisciences, permitindo que os pesquisadores conectem seus iDs, e a importação/exportação de dados de publicações  de/para seus registros ORCID e o repositório institucional da UNIL (Serval).

Nossos agradecimentos e parabéns a todos os nossos membros destacados este mês!

Nota do SIBiUSP: Em breve, também a USP estará preparada para a certificação de Collect & Connect da ORCID.