O presente e o futuro se revelam pelo social listening no Festival SXSW 2019

Desde que surgiu, em 1987, o Festival South by Southwest SXSW busca cumprir sua missão de revelar o futuro. Este ano em Austin (Texas, Estados Unidos), não foi diferente. Apresentamos aqui uma síntese dos principais destaques do White Paper SXSW Insights 2019.

Em 2019, ao reunir público recorde – mais de 80 mil participantes nas conferências –, o SXSW foi definitivamente um evento sobre pessoas – Sobre necessidades humanas, pós-verdade, desafios e oportunidades enfrentadas nas cidades ou no trabalho. 

Ao longo da curadoria de mídias sociais realizada pelos organizadores e do social listening, algumas palavras apareceram com mais frequência quando utilizadas as hashtags #sxsw #sxsw2019 #sxswinteractive. A nuvem de palavras-chave revela tendências gerais de interesse em 2019.

Foi também um evento que discutiu nove eixos temáticos:

EIXO 1 – Privacidade – O debate sobre a privacidade de dados e a responsabilidade das empresas de tecnologia sobre essas informações foi o pano de fundo do SXSW neste ano, em sinergia com o olhar que o festival lançou sobre o futuro da sociedade. Segundo especialistas, a privacidade, no sentido literal, não existe mais.

EIXO 2 – Causas – Diante de tantas empresas que dizem fazer o bem, o SXSW optou por dar visibilidade àquelas que assumem posições sociais e políticas muitas vezes polêmicas, mas necessárias e urgentes. Em tempos nervosos, como agora, é muito mais difícil defender bandeiras que geram divisão, no lugar de convergência. Segundo a pesquisa, falta confiança. As empresas não têm que tomar partido, mas assumir uma posição.

EIXO 3 – Cidades – Em vez de destacar somente cidades do futuro com veículos autônomos, o festival debateu iniciativas e tecnologias que permitem tornar os centros urbanos mais inclusivos e saudáveis no presente. No ano passado, 55% da população mundial vivia em cidades, de acordo com a ONU. Até 2050, o percentual chegará a 68%. Uma série de mudanças precisa ser feita, o quanto antes, em centros já densamente povoados como São Paulo, Mumbai e Cidade do México. A cidade precisa ser inteligente, privilegiar a mobilidade e focar na qualidade de vida dos idosos.

EIXO 4 – Nova Economia – O potencial da indústria em torno da cannabis, os desafios da regulação e legitimação e os avanços na área de impressão 4D (alimentos e roupas) e micromobilidade urbana (patinetes e bikes) moldaram os debates sobre novos mercados. Pautados pela colaboração, cocriação e flexibilidade, setores crescem impulsionados por cenários de consumo e comportamento em transformação.

EIXO 5 – Saúde – O futuro dos profissionais de saúde e da medicina no contexto das tecnologias exponenciais, com foco no atendimento mais ágil e à distância aos pacientes, além dos cuidados emocionais tecnológicos, são destaque na área. A formação em medicina precisará oferecer uma melhor compreensão de temas como internet das coisas, realidade virtual, inteligência artificial e sensores digitais, que se tornarão parte do arsenal dos médicos no atendimento, no diagnóstico e até na prescrição do tratamento. Desafios éticos e cuidados na terceira idade também são pontos a discutir.

EIXO 6 – Mulheres – A participação e as histórias contadas por elas nos palcos do festival foram pautadas por lições de coragem, liderança, resistência e transformação. Elas mostraram como combater assédio, preconceito e machismo – incluindo iniciativas para driblar o baque emocional pela diferença salarial gritante em relação aos homens no mercado de trabalho.

EIXO 7 – Interfaces – Tão centrado nas aflições, nos desafios e nas necessidades humanas, o SXSW colocou a produção de conteúdo para interfaces digitais no centro da emoção, do sentimento que nos distingue das máquinas. Identidade de marca e empatia orientam a criação de narrativas para interfaces digitais cada vez mais humanizadas. A exploração dos sentidos, na reinvenção da relação com as pessoas, ganha a ajuda dos bots e chatbots. Eles estão se tornando mais inteligentes ao receberem respostas e dados de uma inteligência artificial mais focada em entender e perceber as reações emocionais, o data experiential. O áudio foi definitivamente alçado ao poder.

EIXO 8 – Marketing – Em um mundo de movimentos acelerados e profunda transformação, o ser humano está no centro das atenções, mostrando que as marcas precisam enxergar e dialogar com as pessoas sobre os seus valores. Seja pela necessidade de transparência, seja para se envolver com desejos e ambições dos seus públicos, o fato é que, cada vez mais, está sendo exigido que as empresas se posicionem sobre política, direitos humanos e sustentabilidade. Curadoria, diálogo e visualização dão o tom da nova era do retail. A inteligência artificial vem para ajudar a criar conexões e indicações mais assertivas com base nas necessidades e preferências pessoais. 

EIXO 9 – Blockchain – As aplicações do Blockchain em diferentes indústrias e os benefícios que trazem na descentralização e verificação foram os destaques deste ano. As inovações financeiras giraram em torno do blockchain e das criptomoedas, confirmando a tendência de que o futuro do dinheiro será mais fluido, flexível e global. Com respaldo jurídico, o uso do blockchain em contratos pode assegurar mais versatilidade, verificabilidade e rastreabilidade, com a facilidade e a conveniência de um ambiente 100% digital. Para citar outro exemplo, o uso de sensores associados ao blockchain permite hoje que a IBM rastreie o consumo de água na Califórnia (Estados Unidos). 

== Referência ==

[1]  White Paper SXSW Insights’19. Austin, 2019. Disponível em: 

https://goadmedia.com.br/wp-content/uploads/2019/03/WP_GoAd_SXSW_Insights_2019_High.pdf Acesso em: 10 abril 2019.