Lacuna de habilidades digitais e desinformação: como as bibliotecas públicas podem ajudar

Esta matéria é uma tradução do post original Digital skills gap and disinformation: How public libraries can help publicado em 19 de outubro de 2018, por Ilona Kish, diretora da equipe do projeto Bibliotecas Públicas 2020 – https://www.publiclibraries2020.eu/ – em Bruxelas, Bélgica.

A lacuna de habilidades digitais é uma ameaça não apenas em termos de emprego, mas também de inclusão.

Com mais e mais de nossas vidas vividas on-line – desde a apresentação de declarações de impostos até o contato com parentes e a solicitação de financiamento – aqueles que não conseguem se conectar devido à falta de habilidades correm sério risco de exclusão social.

Evidências também apontam cada vez mais para um “paradoxo da participação”. Aqueles que poderiam se beneficiar mais das novas tecnologias na verdade as usam menos. Pessoas de grupos desfavorecidos, especialmente aqueles que vivem na pobreza, estão sendo mais duramente atingidos pelos avanços tecnológicos e pela lacuna de habilidades digitais.

É aqui que entram as bibliotecas: espaços abertos e confiáveis, formados por profissionais de informação que integram as necessidades de sua comunidade aos serviços que oferecem. Em mais de 65.000 espaços em toda a Europa, as bibliotecas públicas adaptaram sua oferta às necessidades da era digital, oferecendo acesso gratuito a Wi-Fi e computadores, mas também liderando o caminho no desenvolvimento de habilidades digitais básicas.

Esta visão é incorporada por Bibliotecas Lead With Digital . O projeto piloto, conduzido pelas Bibliotecas Públicas 2020 em parceria com o Google, foi oficialmente lançado na semana passada no Generation Code: Born at the Library, na biblioteca do Parlamento Europeu. Destina-se a reforçar o treinamento de habilidades digitais em bibliotecas, compilando um kit de ferramentas, projetado pela equipe da biblioteca, para a equipe da biblioteca.

Com base na experiência e colaboração das principais bibliotecas do Reino Unido e da Irlanda, o kit de ferramentas abrange uma variedade de habilidades digitais, desde a candidatura a empregos on-line até ser criativo com codificação e até mesmo ajudar crianças e adultos a entender melhor a segurança online.

Ao fornecer as ferramentas certas para a equipe da biblioteca, o projeto visa capacitar as bibliotecas públicas para treinar efetivamente suas comunidades, especialmente aquelas dos grupos mais difíceis de alcançar.

Combate à desinformação

Mas não se trata apenas de alfabetização digital. No período que antecede as eleições europeias (23-26 de maio de 2019), a necessidade de competência midiática aumenta. Em uma época de desinformação e notícias falsas (fake news), as pessoas precisam saber não apenas como se conectar, mas como navegar por um fluxo interminável de notícias on-line.

Bibliotecas – que, não esqueçamos, são dirigidas por profissionais de informação qualificados – estão desempenhando um papel importante na educação de suas comunidades e na defesa da importância da alfabetização midiática.

Por séculos, a missão das bibliotecas tem sido permitir que todos tenham acesso à informação. Essa missão não mudou, mas o mundo em que vivemos sim. A internet abriu um novo mundo de informações, que requer um novo conjunto de habilidades.

As bibliotecas estão tendo que transformar seus serviços, repensar seus espaços e melhorar sua própria equipe, a fim de atender às necessidades das pessoas que precisam aprender de maneiras diferentes. Para muitos, a biblioteca pública é o único lugar onde podem se dirigir para acesso à Internet e para treinamento de habilidades digitais.

Esta é uma tábua de salvação, especialmente para pessoas que estão desempregadas, migrantes recentes, solitários ou que, de outra forma, não recebem o apoio de que precisam em casa, no trabalho ou na escola.

A UE comprometeu-se a melhorar as competências digitais na Europa, principalmente através do seu Plano de Ação para a Educação Digital . Se quisermos nos proteger contra a lacuna de habilidades digitais, não podemos ignorar a importância do investimento.

As 65.000 bibliotecas públicas da Europa têm um potencial real para alcançar as pessoas mais vulneráveis ​​em nossas sociedades e oferecer treinamento em habilidades digitais para as comunidades locais.

A necessidade de investimento em mídia e alfabetização digital é clara – para uma força de trabalho mais forte e para uma sociedade mais justa. As bibliotecas públicas são um recurso amplamente inexplorado para atingir esse objetivo.