IBciência – Canal de Divulgação Científica da Biblioteca do Instituto de Biociências da USP

IBciência

Em junho de 2017, a equipe da Biblioteca do Instituto de Biociências (IB) da USP iniciou uma nova empreitada que promete aumentar ainda mais a visibilidade das atividades desenvolvidas no Instituto e potencializar a comunicação interna e externa. Trata-se do Canal de Divulgação Científica da Biblioteca do IB/USP, o IBciência. Esta semana, conversamos com as duas bibliotecárias Adriana Hypólito Nogueira (que também chefia a Biblioteca) e Elisabete da Cruz Neves (Seção de Divulgação), que estão à frente dessa iniciativa. Confira.

SIBiUSP: Como surgiu a ideia de organizar o Canal IBciência?

R. Diante do grande número de produções científicas que são geradas no Instituto de Biociências, surgem nas mídias digitais (canais de divulgação, redes sociais, revistas cientificas) vários vídeos com depoimentos e entrevistas, mas que ficavam dispersos no mundo virtual; para resolver essa questão pensamos na criação do Canal para podermos ter, em um único ambiente, a reunião e a divulgação desses trabalhos (vídeos). Assim, pretende-se ampliar o alcance da comunicação e divulgação científica das atividades realizadas pela comunidade do IB.

SIBiUSP: Qual é o objetivo do Canal?

R. O objetivo principal é divulgar as atividades científica e acadêmicas do IB/USP, que tenham a participação de funcionários, alunos, docentes e ex-alunos.

SIBiUSP: Que tipo de vídeos podem ser enviados ao Canal?

R. Inicialmente selecionamos vídeos que já estavam disponíveis no Youtube. Posteriormente efetivamos inscrições em outros canais afins para a incorporação de novos vídeos. Os materiais têm que ter um conteúdo científico e devem estar relacionados a pesquisas ou atividades que se originaram no Instituto de Biociências (IB) da USP. As atualizações são feitas semanalmente através das inscrições ou pelo envio de novos vídeos. Os vídeos estão organizados de acordo com playlists, Áreas de Conhecimento, Atividades de Discentes, Aulas Univesp, Material Didático e Instituto de Biociências na Mídia. Esclarecemos que a Biblioteca não produz vídeos, apenas os seleciona para a divulgação no Canal.

Canal IBciência_site
SIBiUSP: Quem pode participar e como é feita a submissão de vídeos?

R. Podem participar docentes, alunos, ex-alunos e funcionários do Instituto. Basta enviar seu vídeo com uma breve descrição para o e-mail da Biblioteca: bibib@usp.br . Com um mês de criação, o Canal IBciência já conta com 61 inscritos e 324 vídeos, incluídos em Playlists de cada Departamento do IB e outros assuntos de destaque.

SIBiUSP: Como está sendo feita a divulgação do s vídeos e do Canal IBciência?
.
R. A divulgação é feita no próprio Canal e nas redes sociais. Também contamos com uma conta exclusiva no Twitter, que informa sobre as atualizações do Canal em tempo real: https://twitter.com/IBciencia
.
== Contato ==