Formação do Acervo do Portal de Periódicos da Capes: saiba mais!

Escolher, analisar, contratar e manter o acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) são tarefas importantes e que requerem muita atenção. Além da equipe técnica por trás da biblioteca virtual, existem outros grupos de profissionais especializados que se dedicam a garantir o acesso dos melhores conteúdos científicos para a comunidade acadêmica. Entre os comitês que compõem essa pirâmide, estão o Grupo de Trabalho (GT) e o Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP).

PAAP e GT: conheça as formações para o período 2019-2021

As portarias n° 218 e nº 219 (ambas de 16 de setembro de 2019), respectivamente, designaram os novos membros do GT e do PAAP que acompanharão os trabalhos até 2021.

O Grupo de Trabalho – GT é responsável por avaliar de forma qualitativa e quantitativa a coleção disponível na biblioteca virtual da CAPES. Além da análise recorrente do acervo, o grupo é responsável por subsidiar o Conselho Consultivo do PAAP com estudos específicos e informações necessárias para a tomada de decisão do comitê. Outras atribuições dos membros são: indicação de conteúdo para fins de renovação, interrupção ou substituição; elaboração de notas técnicas relativas às avaliações; realização de priorizações do conteúdo avaliado; e análise do conteúdo ofertado à CAPES pelos editores científicos.

O Conselho Consultivo do PAAP, por sua vez, é a instância colegiada de articulação, negociação e pactuação entre gestores, trabalhadores e usuários de instituições de ensino e pesquisa brasileiras para a regulamentação e a operacionalização das ações do PAAP. É composto por representantes da CAPES, das instituições federais de ensino superior, das unidades de pesquisa com pós-graduação e das instituições públicas não federais de ensino superior com pós-graduação, das instituições privadas de ensino superior com doutorado, das Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais, das entidades parceiras do PAAP e da sociedade civil.

Saiba mais sobre os dois comitês e conheça os novos membros:

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: “Portal de Periódicos da CAPES”