Fontes de Informação e Conteúdos em Acesso Aberto

OpenAIREUm recurso europeu que oferece um mecanismo de busca OA e uma plataforma de campanha que impulsiona o desenvolvimento e a política do Open Access.

CORE – COnnecting REpositories – A missão do CORE é agregar todos os resultados de pesquisa de acesso aberto de repositórios e periódicos em todo o mundo e disponibilizá-los para o público. Desta forma, o CORE facilita o acesso irrestrito e gratuito à pesquisa para todos.https://core.ac.uk/ O CORE colhe trabalhos de pesquisa de provedores de dados de todo o mundo, incluindo repositórios institucionais e de assuntos, acesso aberto e editores de periódicos híbridos. O CORE atualmente contém 135.539.113 artigos de acesso aberto, de milhares e dezenas de milhares de periódicos, coletados de 4.065 provedores de dados em todo o mundo.

OpenDOAR – É um diretório oficial de repositórios acadêmicos de acesso aberto. É apoiado pelo JISC e pela Universidade de Nottingham. Você pode procurar por repositórios e também procurar por conteúdo dentro desses repositórios. Além de encontrar versões de editor de artigos onde a instituição ou autor pagou pelo artigo estar disponível em uma licença CC-BY, você também encontrará versões manuscritas aceitas de autor de obras reservadas por trás de um paywall de editor.

DOAJ – Diretório de Revistas de Acesso Aberto – O DOAJ é um diretório on-line com curadoria da comunidade que indexa e fornece acesso a periódicos de alta qualidade, acesso aberto e revisão por pares. O DOAJ é independente e financiado por doações.

DOAB – Diretório de Livros de Acesso Aberto – Registros e links são fornecidos por editores e disponibilizados como um site pesquisável ou em formatos legíveis por máquina para uso por bibliotecas e outros agregadores. Livros acadêmicos no DOAB estarão disponíveis sob uma licença de Acesso Aberto (como uma licença Creative Commons). Os livros acadêmicos disponíveis no DOAB devem ser submetidos a revisão por pares independente e externa antes da publicação.

OAPEN – Plataforma Online de Publicação e Biblioteca –  A biblioteca OAPEN contém livros acadêmicos de livre acesso com foco em assuntos de ciências humanas e sociais. O OAPEN trabalha com editores para construir uma coleção de livros de acesso aberto com qualidade controlada e fornece serviços para editores, bibliotecas e financiadores de pesquisa nas áreas de depósito, garantia de qualidade, disseminação e preservação digital.

OEC – Open Education Consortium é uma rede global, sem fins lucrativos e baseada em instituições que promovem a educação aberta.

OER – Open Educational Resources – O OER Commons é uma biblioteca digital pública de recursos educacionais abertos.

OSI – Open Source Initiative é uma organização global sem fins lucrativos que tem trabalhado para aumentar a conscientização e a adoção de software de código aberto, construindo pontes entre comunidades de prática de código aberto.

Projeto GutenbergA biblioteca digital mais antiga, apoiada por voluntários, disponibiliza o texto completo de livros de domínio público na Internet em formatos de longa duração, abertos e acessíveis. O Project Gutenberg oferece mais de 54.000 eBooks gratuitos: escolha entre livros gratuitos de epub, livros de kindle gratuitos, faça o download deles ou leia-os online.

ROAD – Diretório de Acesso Aberto a Recursos Acadêmicos – O ROAD foi desenvolvido com o apoio do Setor de Comunicação e Informação da UNESCO e oferece acesso gratuito a um subconjunto do Registro ISSN: periódicos, séries monográficas, anais de conferências e repositórios acadêmicos.