Comunicação acadêmica e o papel das bibliotecas

A Association of College & Research Libraries (ACRL) definiu a comunicação acadêmica (scholarly communication) como “o sistema através do qual pesquisas e outros escritos acadêmicos são criados, avaliados pela qualidade, disseminados para a comunidade acadêmica e preservados para uso futuro. O sistema inclui meios formais de comunicação, como publicação em periódicos revisados ​​por pares e canais informais…”. 

A comunicação acadêmica é freqüentemente definida ou retratada como um ciclo de vida que documenta as etapas envolvidas na criação, publicação, disseminação e descoberta de uma pesquisa acadêmica. 

ciclo de vida de comunicações acadêmicas

Segundo a própria ACRL, há diversos atores ou partes interessadas presentes nos vários estágios do ciclo de vida da comunicação acadêmica, incluindo pesquisadores, financiadores, revisores, editores e, é claro, bibliotecas. 

Historicamente, o papel das bibliotecas no ciclo de vida das comunicações acadêmicas estava confinado ao papel de consumidor de informações – elas coletavam e organizavam recursos acadêmicos para serem descobertos e usados ​​por outros. 

No entanto, oportunidades têm surgido para as bibliotecas alavancarem seus serviços e expertise para promover mudanças positivas: a inovação tecnológica na produção e disseminação da produção acadêmica, os desafios às práticas tradicionais de publicação, maior consciência sobre a gestão de direitos autorais e propriedade intelectual, a gestão de dados de pesquisa, e os esforços para aumentar a visibilidade e acesso aos resultados de pesquisa.

Nesse cenário, as bibliotecas podem se tornar agentes e produtoras de informações no ciclo de vida de comunicação acadêmica, dependendo da maneira pela qual inovem seus serviços por meio de ações tais como:

  • Repensar estruturas organizacionais tradicionais da biblioteca e seus  recursos humanos, visando contemplar as atividades relacionadas à comunicação acadêmica
  • Redefinir prioridades nos serviços e no desenvolvimento de coleções para apoiar estrategicamente a pesquisa aberta e responder positivamente aos desafios da publicação acadêmica 
  • Desenvolver ferramentas ou esquemas para auxiliar na avaliação de periódicos de assinatura e de acesso aberto
  • Orientar e auxiliar os pesquisadores visando maximizar o impacto de suas pesquisas, apoiando sistemas de identificação de pesquisadores e promovendo o uso de métricas e altmetrias
  • Promover a preservação, acesso, uso e descoberta de recursos informacionais para a educação e pesquisa
  • Educar os autores sobre os seus direitos de propriedade intelectual e assisti-los na interpretação e alteração de contratos de publicação
  • Defender o acesso aberto 
  • Facilitar o cumprimento dos mandatos dos financiadores com relação ao acesso público aos resultados de pesquisa 
  • Gerir e desenvolver repositórios institucionais com o objetivo de coletar, dar visibilidade e maximizar a descoberta de resultados de pesquisas desenvolvidas pela instituição

Em suma, as bibliotecas acadêmicas estão estrategicamente posicionadas por conta das relações existentes com editores, professores, pesquisadores, autores, alunos e administradores, para serem não apenas um recurso, mas também uma liderança e um agente de mudança no ciclo de vida da comunicação acadêmica para alcançar objetivos estratégicos e programáticos, alinhados aos objetivos da instituição.

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Ciclo da comunicação acadêmica (Dalhousie University Library)

Saiba mais sobre a comunicação acadêmica:

== Referência ==

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. ACRL. Scholarly Communication Toolkit: Scholarly Communication Overview. Atualizado em 2019. Disponível em: https://acrl.libguides.com/scholcomm/toolkit Acesso em: 14 julho 2019.