Como será o mundo da pesquisa daqui a 10 anos?

Research Futures report cover

Relatório da Elsevier busca prever como será a pesquisa na próxima década.

Raramente na história da ciência, tecnologia e medicina testemunhamos uma mudança tão rápida e profunda. Os avanços na tecnologia, pressões de financiamento, incertezas, mudanças populacionais, desafios societais uma escala global; estes elementos estão todos combinando – de maneiras incertas – para transformar como a informação de pesquisa é criada e trocada.

O ecossistema de pesquisa está passando por mudanças rápidas e profundas. Essa transformação está sendo alimentada por uma ampla gama de fatores, desde avanços na tecnologia e pressões de financiamento até a incerteza política e mudanças populacionais. Em uma tentativa de entender como essas tendências podem moldar o cenário da pesquisa na próxima década, a Elsevier juntou forças com a Ipsos MORI. Juntas, conduziram um estudo em grande escala, com escopo no futuro e planejamento de cenário. 

O foco deste estudo não foram os tópicos que serão pesquisados nos próximos anos, mas sim como essa pesquisa pode ser conduzida e suas descobertas comunicadas. Foi feita uma revisão de literatura e direcionadores do mercado foram examinados. 

Ao longo de 2018, 56 especialistas das partes interessadas na pesquisa (financiadores, editores, futuristas, tecnólogos, etc) foram entrevistados para saber seus pontos de vista e cerca de 2.000 pesquisadores foram questionados. As entrevistas e a revisão de literatura esboçaram uma imagem das muitas tendências inter-relacionadas; em conjunto com o pesquisadores, foi possível identificar os fatores mais propensos a promover mudanças.

TEMA UM: Financiando o futuro
1. O mix de financiamento está mudando; financiadores públicos terão menos influência sobre as prioridades de pesquisa
2. A China está intensificando o financiamento e a produção de pesquisa;
3. A agenda de pesquisa está mudando; há um foco maior em fazer pesquisa acessível

TEMA DOIS: Caminhos para abrir a ciência
4. As bolsas de pesquisa terão cada vez mais condições científicas abertas;
5. Espera-se que os pesquisadores encabecem a adoção da ciência aberta, mas não sem vivenciar conflitos de interesse;
6. As métricas continuarão a se expandir, habilitadas pelas novas tecnologias;

TEMA TRÊS: Como os pesquisadores trabalham: mudanças à frente
7. Espera-se que novas tecnologias transformem o fluxo de trabalho do pesquisador em 10 anos;
8. Comportamentos e habilidades mudarão a partir da nova geração de pesquisadores que chega em cena;
9. A colaboração levará a pesquisa adiante

TEMA QUATRO: Tecnologia: revolução ou evolução?
10. Big data está rapidamente se tornando a força vital de quase todas as pesquisas;
11. Inteligência artificial (IA) e ferramentas de aprendizado de máquinas estão mudando a forma da Ciência;
12. Blockchain tem o potencial para facilitar a Ciência aberta, mas a tecnologia é está ainda em sua infância e pode não cumprir sua promessa;
13. Realidade aumentada (RA) e realidade virtual (VR) tornar-se-ão ferramentas chave de aprendizagem para um número de institutos;

TEMA CINCO: Construindo o futuro do sistema de informação de pesquisa
14. O papel da revista está se transformando para atender às necessidades modernas;
15. A estrutura do artigo está evoluindo e novas formas se tornarão norma;
16. O sistema de medição se tornará ainda mais crítico;

TEMA SEIS: A academia e além
17. Os cursos irão diversificar a partir de um modelo focado em palestras;
18. Instituições de ensino superior são estruturas em mudança;
19. EdTech vai se tornar um sério maior contendor de educação. Edtech é, por definição, o uso da tecnologia sob a forma de produtos, aplicativos e ferramentas para melhorar a aprendizagem.

TRÊS CENÁRIOS
• Os cenários são futuros plausíveis, ou seja, eles têm o potencial de se desdobrar, mas não são previsões definitivas.
• Nenhum cenário único deve ser “correto”; aspectos de apenas um poderiam se tornar realidade ou eles podem se combinar de várias maneiras.
• Eles são construídos sobre as tendências atuais, ou drivers, derivados da literatura, opinião de especialistas e trabalho de pesquisa.
• Eles foram criados em ambientes de workshop, durante os quais foram feitas escolhas sobre o peso atribuído aos drivers individuais em cada cenário.

CENÁRIO 1 – BRAVO MUNDO ABERTO

Globalmente, os financiadores estatais e as organizações filantrópicas juntaram forças e criaram as plataformas onde a pesquisa que financiam deve ser publicada em acesso aberto (OA). Mas a forma desse acesso aberto varia por região; A Europa é principalmente toda dourada, enquanto a América do Norte e a Ásia são geralmente verdes. Os avanços rápidos em inteligência artificial (IA) e tecnologia significam que essas plataformas estão florescendo. São interoperáveis ​​e o conteúdo é fácil de acessar e exibir. Como resultado, há menos periódicos baseados em assinatura.

Megajournals com baixas taxas de publicação de artigos existem para publicar conteúdo não capturado por plataformas. Os principais periódicos de sociedades continuam ativos, muitos operando um modelo dourado de acesso aberto, mas lutam para conseguir submissões de manuscritos, então a receita é baixa. Preprints prosperam neste mundo e estão ligados às versões finais do artigo, que ainda são reconhecidas como a versão oficial. Beneficiários de pesquisadores do acesso aos dados de várias formas, por exemplo, através de publicações de tamanho pequeno e artigos em estilo de caderno de anotações (notebook-style). Os avanços em IA e tecnologia também proporcionaram novos métodos de geração e comunicação de resultados. Embora a qualidade da pesquisa ainda seja uma medida importante de desempenho, a publicação de periódicos desempenha um papel decrescente na determinação do progresso da carreira de um pesquisador. Cada vez mais, a pesquisa é avaliada em relação aos padrões de impacto social acordados.

CENÁRIO DOIS – TITÃS DA TECNOLOGIA

As fundações filantrópicas e as indústrias são os principais financiadores da pesquisa, com consequências para a comunidade de pesquisa. Alguns estão sentindo esse impacto mais do que outros. Por exemplo, instituições acadêmicas com foco nas ciências da vida. Houve significativos avanços no aprendizado de máquina com sofisticados produtos de inteligência artificial (IA) dirigindo a inovação. Isso levou as grandes empresas de tecnologia e análise de dados a se tornarem curadoras e distribuidores de conhecimento. Artigos de pesquisa e periódicos desempenham um papel muito reduzido, com servidores de pré-impressão e camadas de análise sobre o conteúdo on-line, substituindo algumas de suas funções tradicionais.

Nesse cenário, o artigo científico tornou-se um documento com todos os elementos linkados. Grandes empresas de tecnologia criaram uma mudança no mercado em direção à avaliação desses resultados de pesquisa orientada por Inteligência Artificial; entretanto, os sistemas atuais mostraram-se suscetíveis à manipulação e há pressão para aumentar sua segurança. Nem todos os aspectos da pesquisa estão abertos; por exemplo, onde a indústria está financiando pesquisas, os dados de pesquisa nem sempre são disponibilizados para que as empresas possam manter uma vantagem. Para os pesquisadores, os desenvolvimentos em tecnologia e a consolidação de serviços analíticos revolucionaram a forma como a pesquisa é realizada, permitindo que muitos trabalhem independentemente dos institutos e até de financiadores – a “ciência como serviço” está surgindo à medida que barreiras à entrada são reduzidas ou removidas.

CENÁRIO TRÊS – ASCENDÊNCIA ORIENTAL

O desejo da China de se transformar em uma economia baseada no conhecimento levou a um pesado investimento público em pesquisa e desenvolvimento (P & D) e os sistemas e processos para capitalizar isso em termos industriais e econômicos. Como resultado, o nível de financiamento de P & D da China é proporcionalmente muito maior do que o do Ocidente e continua a crescer, mudando a forma da pesquisa científica. O volume de investimentos da China e de outras nações em pesquisa na região tornou o Oriente ímã para pesquisadores internacionais. A falta de alinhamento global em grandes desafios resultou em ineficiências no mercado internacional. Práticas científicas abertas foram adotadas em alguns países e regiões, mas não todos.

A publicação de periódicos é um modelo misto de acesso aberto (OA) – ouro e verde – e publicação por assinaturas. Governos, indústria e outros financiadores de pesquisa competem por vantagens científicas, distribuição controlada e negociação de dados. Quando se acredita que os dados não contêm mais valor, eles são liberados para que possam ser ligados aos resultados de pesquisa relacionados.

CONCLUSÕES – Qual é o futuro da pesquisa? Pontos de mudança e ciclos virtuosos

De acordo com os autores do estudo, chegamos a um ponto de inflexão. Como a pesquisa é concebida, concluída e comunicada vai mudar dramaticamente ao longo do próximos 10 anos. Novos modelos de financiamento surgirão, novos métodos de colaboração se desenvolverão e novas formas de conceituar a pesquisa e medir seu impacto surgirão, impulsionadas pelos avanços da tecnologia e pelas idéias de uma nova geração. Embora os avanços tecnológicos tenham potencial para serem disruptivos, é provável que o que veremos serão práticas e modelos de pesquisa e publicação mais rápidos, mais justos e mais abertos. Espera-se que os pesquisadores se beneficiem da maior flexibilidade de carreira, melhor feedback sobre sua ideias emergentes e melhor reprodutibilidade.

Os cenários apresentados são mais do que apenas resumos das principais tendências, eles são histórias cuidadosamente construídas, projetadas para nos transportar para o futuro. São provocantes e desafiam as normas de hoje. Em cada um deles, fica claro que “Business as usual” não será mais possível. Esses cenários não pretendem ser previsões – como o futuro se desdobrará dependerá de como os principais drivers se combinarão e a velocidade com que se desenvolverão. Mas eles nos fornecem “fundações” sobre as quais podemos construir.

Eles demonstram que, se a mudança positiva é para ser sustentável, a ação deverá ocorrer em uníssono em todos as áreas que examinamos, da educação ao pesquisador até o fluxo de trabalho. Eles sublinham que todos nós que trabalhamos no mundo da pesquisa compartilham a responsabilidade de criar um novo ambiente em que a ciência e a pesquisa podem florescer; ninguém pode fazer isso sozinho e temos que estar preparados para abraçar a mudança. 

Tecnologia, especialmente IA e ciência de dados, formas de coleta de dados, a quantidade de pesquisa produzida, como é relatada e a velocidade da  Ciência. Financiadores exigem novas formas de entrada para moldar a agenda de pesquisa e criar novas métricas que medem o impacto e estão vinculadas a recompensas que impulsionam os pesquisadores. Isso dá licença aos pesquisadores para explorar o potencial da nova tecnologia de forma mais criativa.

Nova geração de pesquisadores trabalhará mais rápido, realizando pesquisas com big data e feedback global

Pesquisadores com experiência digital querem trabalhar mais rápido, realizar pesquisas com big data em escala e iterar seu trabalho recebendo feedback rápido de colaboradores e colegas globalmente. Provedores e financiadores de soluções de informação fornecer plataformas para isso acontecer e criar maneiras pelas quais a qualidade pode ser medida e monitorada, incentivando os pesquisadores do futuro. 

Em relação à ciência aberta, a ideia baseia-se na perspectiva de que todos os tipos de conhecimento devem ser abertamente compartilhados tão cedo quanto possível, de tal forma que outros possam colaborar e contribuir, e onde dados de pesquisa, notas de laboratório e outros processos de pesquisa estejam disponíveis gratuitamente, sob termos que permitem reutilização, redistribuição e reprodução da pesquisa e seus dados e métodos subjacentes.  Embora os pesquisadores possam querer ver mais ciência aberta, atualmente estão limitados pela infra-estrutura oferecida. Ferramentas tecnológicas para apoiar a disseminação aberta vão aumentar gradualmente em escopo e número, uma tendência que certamente continuará na próxima década.

Para instituições e financiadores, há uma crescente pressão para demonstrar o impacto de suas pesquisas em nível da sociedade.

A reprodutibilidade é outra vertente, considerada vital para a integridade da história da  pesquisa. Garantir que outro pesquisador possa replicar os resultados de um estudo anterior usando os mesmos materiais e procedimentos utilizados pelo investigador original é visto não apenas como crucial para a verificação dos resultados, mas uma maneira importante de conduzir o futuro de um campo de pesquisa.

Confira o Relatório completo:

ELSEVIER; IPSOS MORI. Research futures: drivers and scenarius. Full Report. Feb. 2019. Disponível em: https://www.elsevier.com/__data/assets/pdf_file/0011/847955/Research_Futures_full_report_Feb2019.pdf Acesso em: 06 April 2019.