Conteúdo do site

10 tesauros que devem acompanhá-lo para identificar o conteúdo e os documentos da sua biblioteca, arquivo ou unidade de informação

Os tesauros são uma grande ajuda na descrição de documentos e facilitam a busca, localização e acesso subsequentes às informações. Esses vocabulários controlados e estruturados são um instrumento normalizador de grande ajuda e necessidade em bibliotecas, arquivos e unidades de documentação, pois facilitam a indexação, identificação e catalogação de coleções físicas e digitais. Esta é uma tradução livre da matéria publicada no Blog de Julián Marquina.

Poderíamos definir um dicionário de sinônimos como uma lista de termos usados ​​para representar os conceitos, temas ou conteúdos dos documentos e que mantêm relações semânticas e genéricas entre si. É um instrumento de padronização e controle de vocabulário cujo objetivo é eliminar a ambiguidade da linguagem, convertendo a linguagem natural dos documentos em uma linguagem controlada. [ O dicionário de sinônimos . Damián Martínez Ferreras ]

Além de eliminar a ambiguidade da linguagem natural, esta lista de palavras ou termos controlados usados ​​para representar conceitos também serve à análise temática da coleção. Isso é algo a ter em mente, porque o uso (e repetição) de termos (rótulos) nos documentos nos dará uma idéia geral dos principais temas do conjunto de documentários, além das diferentes relações entre os conteúdos .

Longe de entrar nas diferentes relações dos termos de um dicionário de sinônimos (relações hierárquicas, equivalentes e associativas) ou explicar diferentes programas/software para criar esse tipo de vocabulário (como TemaTres), o que pretendo com este post é listar uma série do dicionários que o profissional deve conhecer e levar em consideração no exercício de suas funções.  

Thesaurus da UNESCO

Thesaurus da UNESCO é uma lista controlada e estruturada de termos para análise temática e busca de documentos e publicações nos campos da educação, cultura, ciências naturais, ciências sociais e humanas, comunicação e informação. Continuamente expandida e atualizada, sua terminologia multidisciplinar reflete a evolução dos programas e atividades da UNESCO.

Thesaurus da UNESCO

Dicionários de sinônimos e sinônimos do patrimônio cultural da Espanha

Através da publicação digital Dicionários de sinônimos do patrimônio cultural da Espanha, o Ministério da Cultura e Esportes da Espanha divulga e torna acessível a todos os cidadãos um recurso para o conhecimento de nosso patrimônio cultural. O objetivo é divulgar a riqueza de nossos bens culturais por meio do vocabulário usado para identificação, classificação, descrição e catalogação.

Dicionários de sinônimos e sinônimos do patrimônio cultural da Espanha

EuroVoc

EuroVoc é o tesauro multilíngue e multidisciplinar da União Europeia. Ele contém palavras-chave organizadas em 21 campos temáticos e 127 subcampos, usados ​​para descrever o conteúdo dos documentos no EUR-Lex.

EuroVoc

Thesaurus de Arte e Arquitetura (TA&A)

The Thesaurus of Art & Architecture (TA&A) é a tradução em espanhol do Art & Architecture Thesaurus, AAT, desenvolvido pelo The J. Paul Getty Trust. Consiste em mais de 100.000 termos principais e / ou alternativos, que permitem que um vocabulário controlado seja usado na descrição, acesso e troca de informações sobre objetos relacionados à arte, arquitetura e outras culturas materiais; da Antiguidade até o presente.

Thesaurus de Arte e Arquitetura

European Education Thesaurus

O ThesaurusEuropeu da Educação é um tesauro multilíngue, formado por descritores e estruturado em relações hierárquicas e associativas. Seu objetivo é facilitar a indexação e a busca de informações e documentação sobre sistemas e políticas educacionais.

Thesaurus Europeu da Educação

Library and Documentation Thesaurus

Thesaurus da Biblioteca e da Documentação tem um total de 1.153 termos, dos quais 914 são termos preferenciais e 239 não são preferenciais. Consiste em um índice alfabético, outro hierárquico e um terceiro tipo KWOC permutado. Também apresenta dois anexos, um com os termos preferenciais e seus equivalentes em inglês e outro com os equivalentes em francês.

Tesauro em Biblioteca e Documentação

Thesaurus of Documentation Sciences

Thesaurus das Ciências da Documentação , concebido como um instrumento normalizador e indutor do duplo processo de indexação-recuperação dos conteúdos científicos da Documentação, foi estruturado em seis campos semânticos: 1. Ciências da Documentação: História. Teoria. Sistemas 2. Informação. Documentos Fontes de informação. 3. Pesquisa e Metodologia Documentária. 4. Representação e recuperação de informações. 5. Sistemas de Informação. 6. Tecnologia da Informação. É composto por quatro índices: hierárquico, alfabético, KWOC permutado e índice inglês-espanhol.

Thesaurus de Ciências da Documentação

ERIC thesaurus

Dicionário de sinônimos do ERIC é uma lista de termos que representam tópicos de pesquisa no campo da educação. Os descritores do dicionário de sinônimos são atribuídos a cada documento da biblioteca digital do ERIC para descrever seu conteúdo temático. O dicionário de sinônimos do ERIC contém um total de 11.761 termos. Existem 4.539 descritores e 7.089 sinônimos. Também existem 133 termos mortos que não são mais usados ​​como descritores, mas permanecem no dicionário de sinônimos para facilitar a busca por registros mais antigos.

DeCS – Descriptors in Health Sciences

O vocabulário estruturado e trilíngue DeCS – Descritores em Ciências da Saúde foi criado pela BIREME para servir como uma linguagem única na indexação de artigos em revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios técnicos e outros tipos de materiais, além de serem utilizados na busca e recuperação de questões da literatura científica nas fontes de informação disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), como LILACS, MEDLINE e outras.

O DeCS é um vocabulário dinâmico que totaliza 33.558 descritores e qualificadores, sendo 29.018 do MeSH e 4.540 exclusivamente do DeCS. Existem 7741 códigos hierárquicos exclusivos do DeCS, com 2.309 desses códigos adicionados a 1.635 descritores MeSH. A seguir, são apresentadas as categorias do DeCS e seu número total de descritores: Ciência e Saúde (231), Homeopatia (1.948), Saúde Pública (3.527) e Vigilância em Saúde (817). A soma é maior que o total de descritores, pois um descritor pode ocorrer mais de uma vez na hierarquia. Por ser dinâmico, registra um processo constante de crescimento e mutação, registrando um mínimo de 1.000 interações no banco de dados todos os anos entre alterações, substituições e criações de novos termos ou áreas.

UNBIS thesaurus

Multilingual Thesaurus UNBIS, preparado pela Biblioteca Dag Hammarskjöld (DHL), Departamento de Informações Públicas das Nações Unidas, contém a terminologia usada na análise temática de documentos e outros materiais relacionados aos programas e atividades da ONU. O dicionário de sinônimos é usado como um arquivo de autoridade dos termos do Sistema de Informações Bibliográficas das Nações Unidas (UNBIS) e foi incorporado como o léxico temático do Sistema Oficial de Documentos da ONU. O dicionário de sinônimos abrange um campo multidisciplinar, refletindo, assim, a amplitude de assuntos de interesse da Organização. Os termos incluídos foram selecionados de forma a refletir de maneira precisa, clara, concisa e com um grau de especificidade suficiente, questões de importância e interesse para a ONU.

Thesaurus da UNBIS

Thesaurus of Municipal Archives of the Group of Municipal Archivists of Madrid

Thesaurus de Arquivos Municipais visa refletir a administração municipal, aglutinando e amalgamando, a partir de seu conceito lógico e semântico, as disciplinas, atividades e funções da instituição.

Thesaurus de Arquivos Municipais do Grupo de Arquivistas Municipais de Madri

== Referência ==

MARQUINA, J. 10 thesauri that must accompany you to identify the contents and documents of your library, file or information unit. 14 nov. 2019. Disponível em: http://ow.ly/a69e30pSLYA Acesso em: 22 dez. 2019.

Rodapé do site

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo - 05508-900 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
(011) 3091-4195 | atendimento@abcd.usp.br

Siga-nos nas redes sociais

© 2015 - 2024 ABCD - Todos os direitos reservados | Apoio: Apoio Fapesp

Pular para o conteúdo