Conteúdo do site
Submenu: Indicadores de Pesquisa

SciVal

scivalA plataforma SciVal possui um portfólio de ferramentas de análise de indicadores de produção científica desenvolvida pela Elsevier, que tem como fonte de dados o Scopus e o Science Direct. Permite realizar análises bibliométricas da produção científica de uma determinada instituição, país, região, autor ou grupos de autores, ou ainda em revistas, desde que o material esteja indexado na base de dados Scopus. Acesso aberto a toda a comunidade da USP mediante IP de computador autorizado. 

O acesso ao SciVal é feito pelo link: https://www.scival.com/, e registro referencialmente com login e senha cadastrados na Base de Dados Scopus: http://www.scopus.com/, por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP.

O SciVal permite:

  • Obter um panorama de desempenho e impacto de pesquisa de uma instituição, país ou região;
  • Analisar a produtividade de um pesquisador, grupo de pesquisa ou instituição;
  • Identificar a colaboração de uma determinada instituição com outras em âmbito internacional, nacional e regional;
  • Acompanhar tendências de pesquisa mundial, regional, nacional e institucional, de acordo com as distintas áreas de conhecimento.

== Módulos do SciVal ==

O SciVal dispõe de Quatro Módulos: Overview, Benchmarking, Collaboration e Trends.

modulos4

MÓDULO OVERVIEW

Apresenta um panorama do desempenho da instituição ou empresa escolhida para análise a partir das seguintes Facetas horizontais: Summary, Collaboration, Published, Viewed, Cited, Economic Impact, Authors, Competencies.

Overview Summary – Oferece um resumo do desempenho da instituição, pesquisador, grupo de pesquisa, país ou grupo de países, a partir das principais métricas – Overall research performance: Publication Output, Citations, Authors, Field-Weighted Citation Impact e Citation per Publication. Além disso, permite visualizar e exportar os dados de produção científica de acordo com a área de conhecimento. Exibe também os principais indicadores de desempenho da instituição analisada (Gráfico obtido em dez. 2016).

overview summary

Performance Indicators: Output in top percentiles, Publications in top jornal percentiles, International collaboration, Academic corporate collaboration – métricas comparativas entre a instituição analisada e o país onde está sediada. (Gráficos obtidos em dez. 2016).

performance indicators

Apresenta ainda acesso a Quick links contextualizados para visualização dos top authors da instituição analisada, top collaborators, top Scopus sources onde os autores da instituição mais publicam, além de permitir a visualização da análise das áreas de pesquisa fortes da instituição (analysis of research strenghts), identificados na porção inferior da página.

quick links

A seguir, cada uma das outras Facetas horizontais do Módulo Overview será detalhada.

Overview – Collaboration – Oferece um panorama das principais métricas de colaboração de autores de acordo com a instituição/afiliação a que pertencem, exibindo também resultados comparativos de desempenho de autoria individual (single), intra-institucional, colaboração nacional e colaboração internacional, a partir de métricas de publicação (output), citações, citações por publicação e impacto normalizado por área de conhecimento. Além disso, permite a visualização de colaborações com empresas, hospitais e outras instituições.
Overview – Published – apresenta panorama do desempenho da instituição de acordo com a produtividade.
Overview – Viewed – apresenta dados de visualização dos trabalhos e artigos produzidos por autores da instituição, a partir dos dados do Scopus.
Overview – Cited – apresenta as principais métricas referentes às citações alcançadas pela instituição em análise.
Overview – Economic impact – apresenta dados de citações de trabalhos de autores da instituição em patentes.
Overview – Author – apresenta um ranking de autores da instituição, com nome, número de artigos, data da publicação mais recente, índice h, etc.
Overview – Competencies – Apresenta as áreas de conhecimento nas quais a instituição analisada apresenta desempenho de produtividade acima das demais, definindo assim uma ou mais áreas de competências que distinguem uma instituição de outra. Possibilita também comparar a produção científica da instituição em uma dada área com a tendência mundial de pesquisa. Permite visualizar os dados na forma de tabelas, matrizes ou gráficos.

MÓDULO BENCHMARKING

Possibilita realizar comparações entre instituições, pesquisadores ou grupos de pesquisadores selecionados, mediante a aplicação de filtros de período e áreas de conhecimento, acompanhando ano a ano o desempenho de acordo com parâmetros definidos pelo analista de dados, a partir do conjunto de indicadores disponíveis. (Gráfico obtido em dez. 2016).

modulo benchmarking

MÓDULO COLLABORATION

Permite identificar as instituições que colaboram com a instituição analisada e aquelas que ainda não colaboram, mas que possuem linhas de pesquisa semelhantes e que, portanto, são colaboradores em potencial. Possibilita recuperar dados em nível mundial, regional e nacional, de acordo com colaborações com instituições acadêmicas, empresariais, governamentais e outras instituições como hospitais. Permite a recuperação de dados em forma de tabelas e gráficos. (Gráfico obtido em dez. 2016).

modulo collaboration

MÓDULO TRENDS

Inclui dados de utilização do ScienceDirect e do Scopus para fornecer uma indicação precoce da visibilidade da pesquisa e ajudar a detectar tendências de pesquisa de acordo com as diferentes áreas e tópicos de pesquisa. O módulo Trends permite identificar e analisar: quais são os tópicos emergentes e em declínio em uma determinada Área de Pesquisa; quais países, instituições e autores são os mais ativos; quem são as instituições que mais publicam em determinadas áreas de conhecimento ou revistas; de quem é a pesquisa mais utilizada nos níveis de país, instituição e autor; quem são top na pesquisa. O Módulo Trends desdobra-se em seis Facetas horizontais: Summary, Institutions, Countries, Authors, Scopus Sources, Keyphrases. (Gráfico obtido em dez. 2016).

modulo trends

Trends Summary – Apresenta os indicadores gerais de desempenho de pesquisa de acordo com a área de conhecimento escolhida e/ou tópico exportado da Base Scopus: produção científica, contagem de visualizações, impacto normalizado, nº de citações, colaboração internacional – características dessa área de conhecimento ou tópico selecionado. Apresenta também o recurso Top 50 keyphrases by relevance, based on x publications, um mapa com as 50 palavras-chave associadas à área em estudo, cujo indicativo de cores e tamanho de letra representando a tendência mundial de evolução da pesquisa naquela área. Traz também um quadro resumido das 5 top instituições, 5 top países, 5 top autores, 5 top revistas que mais publicam nessa área, permitindo também realizar análises mais detalhadas.
Trends Institutions – Permite analisar as principais instituições que têm produção científica sobre a área de conhecimento selecionada, percentuais de colaboração, visibilidade, impacto econômico, ou seja, todas as métricas disponíveis. Possibilita analisar de acordo com as diferentes regiões do planeta: Europa, América do Norte, América Latina, etc. e de acordo com o setor: acadêmico, corporativo, governamental, hospitalar, etc. A recuperação de dados pode ser feita por meio de mapa, tabela ou gráfico.
Trends Countries – Da mesma forma que o trends institutions, o trends countries permite analisar que países e regiões publicam mais ou são mais citados em uma dada área de conhecimento ou tópico, percentuais de colaboração, visibilidade, impacto econômico, ou seja, todas as métricas disponíveis. Possibilita analisar de acordo com as diferentes regiões do planeta: Europa, América do Norte, América Latina, etc. A recuperação de dados pode ser feita por meio de mapa, tabela ou gráfico.
Trends Authors – Possibilita realizar análise de tendências de publicação científica, citações em uma dada área de conhecimento de acordo com os autores mais produtivos, mais citados, com maior índice h, com maior percentual de colaborações, percentual de internacionalização, etc., obtendo os dados na forma de tabelas, mapas ou gráficos – valores totais ou percentuais.
Trends Scopus Sources – Permite realizar análises comparativas e de tendências de desempenho de acordo com a revista que publica artigos sobre a área de conhecimento ou tópico selecionados de acordo com todas as métricas disponíveis, e obtendo os dados na forma de tabelas, mapas ou gráficos – valores totais ou percentuais.
Trends Keyphrases – possibilita obter dados de produção, citação, visualização, colaboração, etc. de acordo com as principais palavras-chave relacionadas às áreas de conhecimento ou tópicos selecionados. Permite obter os resultados na forma de tabelas, mapas ou gráficos – valores totais ou percentuais e sua evolução.

MySCIVAL – A INSTÂNCIA DO USUÁRIO

Na instância do usuário identificado e conectado, a ferramenta permite a criação de entidades ou agrupamentos de entidades que poderão ser posteriormente trabalhados e analisados nos Módulos da plataforma. O MySciVal também possibilita a importação de conjuntos de dados (sets) elaborados a partir de agrupamentos de Entidades do próprio SciVal, conjuntos de dados que podem ser importados da Base de Dados Scopus ou conjuntos de dados inseridos a partir de Tabelas do excel (xls, cvs), ou ainda por meio de identificadores digitais: DOI, ORCID, ScopusID (EID). Além dessas funcionalidades, o MySciVal habilita o compartilhamento de informações e dados com outros usuários.

== Apresentações e Tutoriais ==

== Indicadores e Métricas ==

Scholarly output: Scholarly Output in SciVal indicates the productivity of an entity: how many publications does this entity have indexed in Scopus?
Citation count: Citation Count in SciVal indicates the total citation impact of an entity: how many citations have this entity’s publications received?
Citations per publication: Citations per Publication in SciVal indicates the average citation impact of each of an entity’s publications: how many citations have this entity’s publications received on average?
Cited publications: Cited Publications in SciVal indicates the citability of a set of publications: how many of this entity’s publications have received at least 1 citation?
Field-weighted citation impact: Field-Weighted Citation Impact in SciVal indicates how the number of citations received by an entity’s publications compares with the average number of 3 citations received by all other similar publications in the data universe: how do the citations received by this entity’s publications compare with the world average?
Outputs in the top percentiles: Outputs in Top Percentiles in SciVal indicates the extent to which an entity’s publications are present in the most-cited percentiles of a data universe: how many publications are in the top 1%, 5%, 10% or 25% of the most-cited publications?
H-index: H-index in SciVal indicates a balance between the productivity (Scholarly Output) and citation impact (Citation Count) of an entity’s publications.
Journal count: Journal Count in SciVal indicates the diversity of an entity’s publication portfolio: in how many of the distinct journals indexed in Scopus have this entity’s publications appeared?
Journal category count: Journal Category Count in SciVal indicates the diversity of an entity’s disciplinary portfolio: in how many distinct journals categories have this entity’s publications appeared?
Number of citing countries: Number of Citing Countries in SciVal indicates the geographical visibility of an entity’s publications: from how many distinct countries have this entity’s publications received citations?
Collaboration: Collaboration in SciVal indicates the extent to which an entity’s publications have international, national, or institutional co-authorship, and single authorship.
Collaboration impact: Collaboration Impact in SciVal indicates the citation impact of an entity’s publications with particular types of geographical collaboration: how many citations do this entity’s internationally, nationally, or institutionally co-authored publications receive, as well as those with a single author?
Academic-corporate collaboration: Academic-Corporate Collaboration Impact in SciVal indicates the citation impact of an entity’s publications with or without both academic and corporate affiliations: how many citations do this entity’s publications receive when they list both academic and corporate affiliations, versus when they do not?
Publications in the top journal percentiles: Publications in Top Journal Percentiles in SciVal indicates the extent to which an entity’s publications are present in the most-cited journals in the data universe: how many publications are in the top 1%, 5%, 10% or 25% of the most-cited journals indexed by Scopus?

Para informações detalhadas sobre estas métricas, consulte o SciVal Guidebook: http://www.elsevier.com/online-tools/research-intelligence/resource-library/resources/scivalmetrics-guidebook 

Last Updated: Jul 17, 2017

Fim do conteúdo, você pode: