Conteúdo do site
Submenu: Indicadores de Pesquisa

InCites

O InCites (Thomson Reuters) é uma ferramenta online de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite que realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro. Tomando por base o conjunto de registros da Web of Science, o InCites congrega ferramentas de análise e métricas que ensejam quantificar e qualificar os resultados de pesquisa.

O acesso à Plataforma InCites é feito pelo link https://incites.thomsonreuters.com, mediante cadastro de usuário, por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP.

O InCites permite:

  • Avaliar o desempenho ao longo do tempo de um pesquisador, instituição, área de conhecimento ou revista;
  • Comparar o desempenho de sua universidade com outras 5.000 instituições, inclusive em determinadas áreas do conhecimento;
  • Identificar áreas de de pesquisa com potencial de crescimento e impacto;
  • Identificar áreas de conhecimento fortes e fracas, para alocar recursos de forma precisa e inteligente;
  • Monitorar as atividades de colaboração, para identificar parceiros atuais e potenciais;
  • Analisar o impacto de um artigo, revista, autor, instituição, país;
  • Analisar o impacto das pesquisas financiadas por agências nacionais e internacionais;  

O impacto de pesquisa é a medida em que a publicação, o trabalho de um pesquisador ou o trabalho de um grupo de pesquisa atinge, influencia e ajuda a construir novas pesquisas e resultados científicos. Identificar pesquisa de impacto pode ajudar pesquisadores e instituições a realizar investimentos mais qualificados e relevantes para a sociedade e para a própria ciência. Como resultado, torna-se possível analisar o impacto de um artigo, de um autor, de uma revista, de uma instituição ou organização, até mesmo o impacto científico de um país. Ainda que o impacto de uma pesquisa possa ser medido de várias maneiras, incluindo métodos qualitativos e quantitativos, todos os métodos têm limitações e os resultados gerados por esses métodos devem ser interpretados com ressalvas. O InCites provê esse tipo de análise: relatórios personalizados de autores, organizações, regiões, áreas de pesquisa, artigos, trabalhos de eventos e agências de fomento podem ser obtidos a partir de ajustes simples de parâmetros.

Período de cobertura: 1980-atual; Tipos de publicação: artigos de revistas, conferências, livros; Tabelas e gráficos personalizados que podem ser exportados na forma de imagens ou tabelas csv; Relatórios padrão e Relatórios personalizados: Gera, armazena e exporta.

== Módulos do InCites ==

  • Explore InCites Data

Permite a geração de Tabelas, Gráficos e Relatórios personalizados: People, Organizations, Regions, Research Areas, Journals, Books, Conference Proceedings, Funding Agencies.

  • InCites System Reports

Permite a geração de Relatórios padrão: Research Report, Local Journal Utilization Report, Research Performance, Collaborations, Institution profile, Trending technology. Funcionalidades: analisar sua instituição frente a outras instituições mundiais, encontrar perfis institucionais para análise e benchmark, identificar tendências mundiais em pesquisa científica em diferentes áreas do conhecimento. Integrar também a análise do Journal Citation Report (JCR) das revistas. A atualização do módulo é anual para os indicadores mundiais de atividades científicas.

== Apresentações e Tutoriais ==

SIBiUSP. Tutorial de uso do InCites. Março, 2015. INCITES Benchmarking & Analytics at a Glance. INCITES Indicators Handbook

Fim do conteúdo, você pode: