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FAQ – ORCiD


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  • O que a organização ORCID faz?

ORCID é uma organização internacional, aberta, interdisciplinar, sem fins lucrativos que representa a comunidade científica – pesquisadores, editores, organizações de pesquisa, financiadores – todas as partes interessadas no processo de comunicação científica e acadêmica. Seu objetivo é consolidar um único Identificador Digital para o acadêmico/pesquisador, gratuito e integrado em nível global.  

  • O que é identificador ORCID e para que serve?

Um ORCID iD é um identificador único e persistente de 16 dígitos (É algo como “0000-0002-0123-208X.“) que segue o indivíduo ao longo da sua carreira, independente de sua formação ou afiliação. Os Registros ORCID armazenam informações como nome, e-mail, formação, afiliação e atividades, tais como publicações, concessões, patentes e outros trabalhos acadêmicos, por meio de uma interface que permite gerir a privacidade de seus dados. O ORCID iD facilita a atualização de dados e informações à medida que proporciona a integração entre o indivíduo (pesquisador/acadêmico) e o fluxo de suas atividades profissionais, desde a submissão de manuscritos até a publicação de artigos, registro em bases e bancos de dados, atualização de informações e publicações, coleta e validação de informações e currículos por entidades como órgãos de financiamento, editores, universidades e grupos de pesquisa. 

  • O ORCID iD é validado por alguma entidade?

O ORCID iD é um subconjunto do International Standard Name Identifier (ISNI) mantido sob os auspícios da International Organization for Standardization (ISO). É totalmente gratuito e garante a identificação única do indivíduo independente de sua afiliação, área de conhecimento, produção, grau ou profissão. O sistema ORCID também permite a coleta, visualização, conexão e sincronização de informações de e para sistemas, uma vez que o ORCID interopera com outros sistemas e bancos de dados. 

  • Qual é a vantagem de manter um identificador ORCID?

O identificador ORCID garante uma visibilidade mundial, ao mesmo tempo em que padroniza e desambigua o nome certo do pesquisador, realizando a diferenciação de outros pesquisadores. Além disso, o ORCID iD facilita a vinculação e atualização de suas publicações e atividades por meio da integração e sincronização de trocas de dados entre organizações confiáveis. O método de vinculação é rápido e transparente. Desta forma, não será mais necessário atualizar suas atividades e publicações em diferentes bases de dados e currículos. Para mais informações, consulte o Tutorial_ORCID_2017

  • Quais são os benefícios da obtenção do ORCID iD por meio do registro institucional?

Identificação inequívoca e persistente, atualização automática de trabalhos após autorização, aumento da visibilidade de suas pesquisas, reconhecimento internacional, interação e rápida identificação com sistemas corporativos, editoras, agências de financiamento e fomento, currículo lattes. 

  • Ao consentir que a USP crie ou atualize meus dados ORCID, o que realmente acontece? Alguém vai mexer no meu registro?

O consentimento permitirá a integração entre seu registro ORCID e a USP, tornando a atualização das informações sincronizada e automática por meio de Application Programming Interfaces – APIs e, desta forma, sempre que houver alguma atualização de seus dados ou trabalhos, esta atualização será automática em seu registro. Nenhuma pessoa irá alterar suas informações, a menos que você permita.  

  • Como posso obter um ID ORCID?

Para obter seu registro ORCID iD: acesse o link http://www.sibi.usp.br/orcid  Este links o levará a uma instância de autenticação de sua conta via USP. Caso necessite de orientação ou auxílio, procure a Biblioteca da sua Unidade. As equipes das Bibliotecas da USP estão preparadas para auxilia-lo (a) na obtenção e registro das informações junto ao ORCID. 

  • Como saber se já tenho um ORCID iD?

Para saber se já possui um ORCID iD ou qual é o número do seu ORCID iD, acesse o site: https://orcid.org/orcid-search/search  

  • Já possuo o ORCID iD. Como faço para importar informações de financiamento, auxílios e bolsas que recebo?

O cadastramento e atualização de informações no ORCID são muito importantes, e extremamente simples. Após o cadastro de inicial de seus dados, certifique-se de que as informações referentes à Biografia, Educação e Emprego estejam corretas e atualizadas. Em seguida, preencha os campos referentes ao Financiamento, o que pode ser feito de duas formas: (a) pela opção Pesquisar e Conectar permite a importação automática de dados dos órgãos de financiamento integrados ao ORCID; (b) pela opção Fazer a conexão manualmente, o que possibilitará o preenchimento dos campos relacionados ao Financiamento. Para mais esclarecimentos, consulte o Tutorial_ORCID_2017

  • Já possuo o ORCID iD. Como faço para importar minhas publicações?

Após o cadastro de inicial de seus dados, certifique-se de que as informações referentes à Biografia, Educação, Emprego e Financiamento estejam corretas e atualizadas.  A adição de seus trabalhos e artigos pode ser feita de três formas: (a) Pesquisar e Conectar – opção que exibe uma lista de entidades e bases integradas à ORCID (ex. ResearcherID, ScopusID e CrossRef DOI, etc) e permite a integração automática de informações; (b) Conectar Bib TeX – opção que permite a importação de lista de registros de bases de dados não integradas à ORCID (ex. Google); (c) Fazer a conexão manualmente – opção que permite adicionar manualmente cada um dos itens de publicação. Para mais esclarecimentos, consulte o Tutorial USP de Uso do ORCID.

  • Com que frequência tenho que atualizar meus trabalhos no ORCID?

A partir da primeira autorização de integração de sistemas de informação, a atualização dos trabalhos passa a ser automática. Isso significa que toda vez que um trabalho ou artigo que contenha DOI é publicado, ocorre uma atualização automática dos registros. O sistema ORCID também pode enviar alertas, sempre que uma atualização ocorre.

  • Escrevi uma peça de teatro. Posso cadastrar no meu ORCID iD? Há restrição para o registro de determinadas produções ou trabalhos?

O ORCID suporta 37 tipos de trabalhos. Para saber mais sobre as tipologias, acesse: https://members.orcid.org/api/supported-work-types

  • Não tenho publicações. Devo manter um ORCID iD?

Sim. Mesmo que não possua publicações (teses, dissertações, artigos, trabalhos, patentes, etc), é necessário manter seu registro ORCID atualizado com relação às suas atividades, pois essas informações serão utilizadas em outros sistemas e bancos de dados.  

  • Sou aluno de pós-graduação. Como faço para registrar meu ORCID iD?

Registre-se por meio do link https://orcid.org/signin. Caso necessite de orientação ou auxílio, procure a Biblioteca da sua Unidade. As equipes das Bibliotecas da USP estão preparadas para auxiliá-lo (a) na obtenção e registro das informações junto ao ORCID. A integração do identificador ORCID aos fluxos da USP encontra-se em planejamento. 

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