Conteúdo do site

Escrita e Publicação Científica

No âmbito das organizações acadêmicas e de pesquisa, a escrita científica e a publicação dos resultados de pesquisa são fundamentais. Conhecer técnicas e conceitos empregados na redação e padronização de textos pode auxiliar o pesquisador e contribuir para a qualidade do discurso científico e avanço do conhecimento, independente do idioma. Recursos disponíveis: 

  • Descontos para Autores USP - O SIBiUSP mantém parceria com editoras e serviços internacionais que garantem descontos sobre o pagamento de taxas de processamento de artigos (ou Article Processing Charges – APCs) para autores da USP. Confira a Lista de Instituições/Editoras que concedem descontos. 
  • Seleção de Revistas para Publicação - Apresenta orientações sobre seleção de Revistas, Índice Qualis Capes Periódicos, Ferramentas de seleção de revistas mais adequadas ao assunto tratado, índices de impacto e outros indicadores. 
  • Diretrizes para Apresentação de Teses e Dissertações da USP – Estabelece as principais normas de estruturação e formatação de teses e dissertações, e tem por objetivo orientar estudantes da USP na confecção de seus trabalhos de acordo com quatro estilos: ABNT, ISO, APA e Vancouver. Versão atualizada: 3ª edição – Dez. 2016.
  • Portal da Escrita Científica USP São Carlos - espaço organizado pela comunidade do Campus da USP em São Carlos interessada em Escrita Científica, que reune materiais e ferramentas compilados e produzidos em várias iniciativas de pesquisadores do Campus.
  • Como aumentar o impacto da sua pesquisa - Orientações sobre sua identificação, atualização de suas atividades e publicações, índices, etc.  
  • Consulte Ferramentas de gestão de pesquisa disponíveis para os pesquisadores, para outras informações relevantes.
  • Procure a Biblioteca para orientações adicionais.

 

Fim do conteúdo, você pode: