Conteúdo do site

Como Citar Dados de Pesquisa

Joint Declaration of Data Citation Principles estabeleceu em 2014 que os dados da pesquisa são parte integrante do registro científico e acadêmico. Desta forma, devem ser citados e referenciados. Isso assegura que os pesquisadores obtenham o crédito adequado por seu trabalho.

As Citações e Referências de dados de pesquisa seguem padrões semelhantes às citações e referências de textos científicos: Criador (AnoPublicação). Título. Versão. Editor. TipodeRecurso. Identificador. (Em inglês: Creator (PublicationYear): Title. Version. Publisher. ResourceType. Identifier). Em geral, a citação dos dados de pesquisa devem constar na seção de Materiais e Métodos, bem como nas Referências do Artigo, Paper ou Trabalho, e os dados de pesquisa ficam em domínio público sob a licença CC0

Exemplos de Referências

• BARNETT, C.L.; BERESFORD, N.A.; WALKER, L.A.; BAXTER, M.; WELLS, C.; COPPLESTONE, D. Element and radionucleide concentrations in representative species of the ICRP’s reference animals and plants and associated soils from a forest in North-west England. NERC — Environmental Information Data Centre, 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5285/e40b53d4-6699-4557-bd55-10d196ece9ea> Acesso em 06 dez. 2016.
  • U.S. Department of Health and Human Services. Substance Abuse and Mental Health Services Administration. Office of Applied Studies. Treatment episode data set — discharges (TEDS-D) — concatenated, 2006 to 2011 [Data set]. doi: http://dx.doi.org/10.3886/ICPSR30122.v2 – 2013.
  • YOON, J; SOFAER, H.R, SILLET, T. S, MORRISON, S.A., GHALAMBOR, C.K. Data from: The relationship between female brooding and male nestling provisioning: does climate underlie geographic variation in sex roles? Journal of Avian Biology, June 2016. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.5061/dryad.f89h2> Acesso em: 06 dez. 2016.

DOIs para os dados de pesquisa – Uma vez que os dados passam a ser produtos citáveis, aos quais deve ser dada a devida atribuição e crédito como evidências de pesquisa, é preciso atribuir aos dados um identificador único que garanta o acesso persistente e fácil localização por meio de metadados que descrevam especificidades dos dados, documentos e materiais associados, e permitam sua recuperação e verificação. O DataCite é uma organização internacional sem fins lucrativos que fornece identificadores persistentes (DOIs) para dados de pesquisa. Os métodos de citação de dados devem ser suficientemente flexíveis para acomodar as práticas variantes entre as comunidades, mas não devem diferir tanto a ponto de comprometer a interoperabilidade das práticas de citação de dados.

Disponibilidade de materiais

Outra condição para publicação que tem sido adotada por editores de revistas científicas, é que os autores são obrigados a tornar, além dos dados, os materiais originais disponíveis prontamente a outros, ainda que seja mediante pagamento razoável para cobrir custos como ocorre, por exemplo, com reagentes e sua distribuição. Autores que utilizam novos compostos químicos devem fornecer sua estrutura química, síntese e caracterização de compostos com pormenores experimentais suficientes para permitir a outros pesquisadores reproduzirem a síntese e caracterização. Protocolos experimentais, testes clínicos (Clinical Trials) e códigos de computador seguem orientações específicas.

Requisitos e reprodutibilidade: a importância do método e dos procedimentos

A descrição dos procedimentos e métodos utilizados nas pesquisas sempre foi um elemento crucial no processo científico. No que se refere à publicação, os editores introduziram medidas para melhorar os padrões de apresentação de procedimentos e estatísticas, recomendando também a inclusão de detalhes mais experimentais. A descrição qualificada de parâmetros e variáveis é essencial.

Rodapé do site