Conteúdo do site

Agências e Oportunidades de Financiamento

Oportunidades de Financiamento

  • Search Grants, website mantido pelo governo norte-americano, que permite buscas por oportunidades de financiamento e bolsas.
  • Where to search for Funding, website mantido pela Science Magazine, apresenta lista de websites e dicas de redação de propostas.
  • Plataforma 9 - website mantido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Associação Internacional de Lusitanistas.
Financiamento Internacional da Pesquisa

Em nível mundial, há diversas agências internacionais de financiamento à pesquisa. 

Financiamento da Pesquisa no Brasil

O financiamento da pesquisa no Brasil se dá por meio de diferentes sistemas e instituições de fomento, que estão ligadas direta ou indiretamente aos ministérios brasileiros. As agências federais dependentes do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) são:

As Agências estaduais constituem as FAPs – Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisa – agências estatais, que dependem das Secretarias de Ciência e de Tecnologia de cada estado. Financiam projetos de pesquisas, bolsas e programas de cooperação internacional.

Os financiamentos institucionais, por exemplo, são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Algumas universidades públicas também possuem suas próprias agências, fundações e fundos separados, que são geridos com o propósito de apoiar suas faculdades, docentes e estudantes no que tange à pesquisa e desenvolvimento de inovações tecnológicas. Há ainda, em menor quantidade, o financiamento da iniciativa privada, vindo de empresas e do setor industrial. No Brasil, distinguimos ao menos dois tipos de agências governamentais de financiamento: federais e estaduais. 

Fim do conteúdo, você pode: