Conteúdo do site

Como depositar sua produção no Repositório da USP

A Universidade de São Paulo mantém desde 2012 a Biblioteca Digital da Produção Intelectual (BDPI) – http://www.repositorio.usp.br – que é o Repositório Institucional oficial da produção intelectual (científica, artística, acadêmica e técnica) da USP, em consonância com a Política de Informação da Universidade definida na Resolução nº 6.444, de outubro de 2012.

Em fevereiro de 2019, a Fapesp instituiu sua Política de Acesso Aberto, determinando que os resultado de pesquisa financiada com recursos públicos deve estar disponível em acesso aberto a toda a sociedade.

Os autores poderão fazer uso das diferentes opções de acesso aberto de modo a assegurar que uma cópia seja submetida ao repositório institucional sem que haja interferência alguma nas suas opções e no processo de publicação.

O depósito da cópia da produção científica, que pode ser post-print (versão aprovada pelo editor) ou o próprio arquivo do artigo publicado, deverá ser feito assim que o paper for aprovado para publicação ou em prazos compatíveis com as restrições de cada revista – algumas delas impõem períodos de embargo entre seis meses e um ano. As normas adotadas por editoras ou sociedades científicas em relação ao acesso aberto e depósito de suas publicações podem ser consultadas on-line por meio do website Sherpa Romeo http://sherpa.mimas.ac.uk/romeo/index.php?la=pt. Entretanto, como essas políticas nem sempre estão atualizadas, verifique também o website da revista ou então Consulte a Lista das Editoras e suas políticas de arquivamento. Para saber a diferença entre pre-print, post-print e versão final publicada, clique aqui.

Outra opção é consultar o website https://www.howcanishareit.com/, que  mostra permissões de compartilhamento para artigos com DOIs e links para políticas de compartilhamento dos principais editores científicos.

As Bibliotecas são responsáveis pelas atividades de gestão, orientação aos pesquisadores, indexação e disponibilização da produção dos autores USP (docentes, estudantes e funcionários) no Repositório Institucional – BDPI.

Os autores devem procurar as Bibliotecas das suas Unidades, Institutos e Centros para receberem orientações sobre o depósito de sua produção científica na Biblioteca Digital da Produção Intelectual (BDPI) da USP.

Mesmo sem financiamento, é possível e recomendado depositar uma cópia de seu artigo ou trabalho no Repositório:

Os autores também podem enviar um e-mail para a Biblioteca da sua Unidade informando seu nome completo, nº USP, Agência de Financiamento e Nº do Processo (quando for o caso), os dados da publicação (Título da revista, volume e número, páginas, data), e a cópia da sua publicação (em pdf), para que seja inserida na Biblioteca Digital da Produção Intelectual (BDPI) da USP.

Consulte a Lista de contatos das Bibliotecas

Saiba mais sobre o Repositório da Produção da USP

Rodapé do site

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo - 05508-900 - Cidade Universitária, São Paulo, SP