Ranking THE de Universidades inclui como indicadores os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Novidades da edição de 2020 do Ranking de Impacto da Universidade (Times Higher Education) e como as universidades podem se envolver. Esta é uma tradução livre da matéria intitulada We’re including all 17 SDGs in the 2020 University Impact Rankings da THE World University Rankings [1]

13 de outubro de 2019 Por Duncan Ross
Source: iStock

Bem-vindo ao segundo ranking de impacto da Times Higher Education University. Ou pelo menos para a abertura da fase de coleta de dados – que será lançada em 14 de outubro.

Desde o lançamento do primeiro ranking no KAIST em Daejong, em abril passado, ficamos encantados com a quantidade de atenção que os rankings receberam e as histórias de como as universidades os usam para ajudar a promover a causa da sustentabilidade em suas organizações.

As universidades devem acompanhar o debate sobre desenvolvimento sustentável [2]

Neste outono, em nossa Cúpula Acadêmica Mundial em Zurique – ou mais precisamente em nosso muito divertido * Festival de Dados logo antes dele, apresentamos as principais mudanças que planejamos para este ano.

Essas mudanças nos permitem cumprir nossa promessa de incluir todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas no ranking e também incluir alguns aspectos do ensino pela primeira vez.

Os novos ODS que estamos incluindo pela primeira vez este ano são:

  • SDG 1 – Erradicação da pobreza
  • SDG 2 – Fome zero
  • ODS 6 – Água potável e saneamento
  • ODS 7 – Energia acessível e limpa
  • ODS 14 – Vida na água
  • ODS 15 – Vida terrestre

Eles se juntam aos 11 ODS existentes como parte do ranking. A maioria das definições dos outros 11 ODS permanece a mesma, embora tenhamos aceitado sugestões de universidades e indivíduos que nos permitiram fazer melhorias.

Como antes, nossa teoria da mudança é que as universidades podem apoiar a entrega dos ODS de quatro maneiras:

  • Pesquisa – buscando novas soluções e conhecimentos relacionados aos ODS
  • Administração – sendo responsável por seu próprio consumo e sustentabilidade
  • Divulgação – trabalhando diretamente com suas comunidades, regiões e nações
  • Ensino – inculcando uma mentalidade sustentável em seus alunos e ex-alunos

E, embora muitas vezes as classificações sejam acusadas de promover a concorrência, vale a pena notar que muitas das coisas que medimos são explicitamente sobre colaboração – em pesquisa, trabalho em comunidades e trabalho além-fronteiras para apoiar a agenda dos ODS.

Além de incorporar os novos SDGs, acho que há algumas atualizações que vale a pena notar:

  • Ao estudar o ensino, perguntamos às universidades como elas estão incorporando a sustentabilidade em seu currículo, por exemplo, através da participação em abordagens como a Sulitest , que fornece ferramentas para ajudar as organizações a avaliar e aprimorar seus conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável. Embora pudéssemos incluir isso no ODS 4, educação de qualidade, decidimos incorporá-lo no ODS 17, pois achamos que isso se aplica a todos os ODS.
  • Adicionamos uma nova medida ao ODS 13: solicitando um cronograma para o compromisso de ser uma universidade neutra em carbono
  • Adicionamos novas perguntas às métricas do ODS 10: medidas contra a discriminação que se concentram na deficiência

Como as universidades podem participar?

Os princípios gerais permanecem os mesmos – e esperamos que a participação seja fácil para as universidades.

Queremos o maior número possível de universidades para participar. No ano passado, 561 universidades de todo o mundo optaram por fazê-lo, sendo classificadas em SDGs individuais e na classificação geral.

Como na primeira iteração, incentivamos as universidades a enviar dados para pelo menos quatro ODS, um dos quais deve ser o ODS 17 – parcerias para os objetivos.

Usaremos as pontuações das três melhores, além do ODS 17, para calcular uma pontuação geral. Isso foi desenvolvido para permitir que as universidades participem o mais amplamente possível – reconhecemos que a coleta de evidências requer tempo e esforço, e não queremos limitar isso apenas às instituições com capacidade de fornecer dados sobre tudo.

Também queremos mostrar que as universidades podem ter prioridades diferentes. Por que uma universidade na Tailândia deve ter o mesmo foco que uma no Tennessee? Por que uma universidade na Índia se preocupa com os mesmos ODS que uma na Nova Zelândia?

Isso nasceu quando vimos as respostas ao nosso primeiro ranking – houve muitas universidades que submeteram dados em todos os ODS, mas houve diferenças regionais distintas.

Enviando dados

A participação é através do nosso portal de coleta de dados – uma maneira segura de garantir a coleta de dados em um sistema on-line consistente e fácil de usar. Caso a Universidade ainda não tenha acesso, envie mensagem ao e-mail impact@timeshighereducation.com.

Trabalhamos para garantir que a coleta de dados seja mais fácil este ano – com a capacidade de enviar evidências diretamente no portal e uma interface de usuário mais clara.

Onde as evidências do ano passado ainda são válidas, você pode reutilizá-las. Não esperamos que as políticas tenham (necessariamente) alterado, por exemplo.

E, como sempre, nossa equipe de editores de dados estará à disposição para responder às consultas e ajudá-lo a fornecer evidências que mostrem sua instituição da maneira mais clara possível.

Cronograma do Ranking de Impacto Universitário de 2020

Abertura do portal – 14 de outubro de 2019

Portal fecha – 3 de janeiro de 2020

Vamos lançar os rankings no THE Inovação e Summit Impacto na KTH, Estocolmo, Suécia 22-24 abril 2020.

* Eu admito que tenho uma definição atípica de diversão

Duncan Ross é o diretor de dados da Times Higher Education .

== Referência e Nota ==

[1] ROSS, Duncan. We’re including all 17 SDGs in the 2020 University Impact Rankings. THE World University Rankings Blog, Oct. 13, 2019. Disponível em: https://www.timeshighereducation.com/blog/were-including-all-17-sdgs-2020-university-impact-rankings Acesso em: 14 out. 2019. 

[2] FINNVEDEN, Göran. Universities must walk the talk on sustainable development. Times Higher Education Blog, April 3, 2019. Disponível em: https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/universities-must-walk-talk-sustainable-development Acesso em: 14 out. 2019.

[2] O desenvolvimento sustentável requer compromisso de longo prazo e uma estratégia para institucionalizar as atividades. Isso pode incluir programas educacionais, cargos de professores e acordos institucionais, bem como um sistema de gestão ambiental certificado. Idealmente, o desenvolvimento sustentável deve ser integrado em todos os níveis, decisões, programas e planos da universidade. Sugere-se criar um escritório de sustentabilidade para apoiar essas atividades e combinar abordagens de cima para baixo e de baixo para cima  (Texto traduzido e adaptado do original acima)

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Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica – 2019.