Cinco Fatores Essenciais para o Compartilhamento de Dados segundo Relatório da Springer Nature

Cinco Fatores Essenciais para Compartilhamento de Dados (em inglês Five Essential Factors for Data Sharing), publicado pela Springer Nature, traduz descobertas sobre atitudes e comportamentos de pesquisadores em medidas concretas que acelerarão o compartilhamento de dados. O White paper baseia-se na opinião de mais de 11.000 pesquisadores e em relatórios publicados em 2018 que apontam desafios que os pesquisadores enfrentam ao compartilhar dados. As barreiras identificadas incluem, por exemplo, como organizar dados de uma forma apresentável e útil, confusão sobre direitos autorais e não saber onde os dados podem ser compartilhados. O documento delineia as abordagens necessárias para lidar com essas e outras barreiras. O white paper e seus dados subjacentes estão disponíveis gratuitamente através do repositório figshare.

Foi constatado que o compartilhamento e o bom gerenciamento de dados tornam os estudos de pesquisa mais produtivos, mais prováveis ​​de serem citados e liberados como inovação para o bem da sociedade. O arquivamento de dados, por exemplo, pode duplicar a produção de publicações de projetos de pesquisa e tem sido associado a um aumento no impacto da citação de artigos de pesquisa em até 50%. De acordo com um novo Relatório para a Comissão Europeia, o custo mínimo de más práticas de dados para a Comunidade Europeia chega a € 10,2 bilhões por ano. 

“A utopia de dados encontráveis, acessíveis, interoperáveis ​​e reutilizáveis ​​(FAIR) ainda está um pouco distante […] Enquanto continuamos a ver os pesquisadores compartilhando cada vez mais dados, a maioria da comunidade de pesquisa ainda não está gerenciando ou compartilhando dados de forma a torná-los localizáveis, acessíveis ou reutilizáveis”, explicou Grace Baynes, vice-presidente de dados de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos da Springer Nature.

O documento resume os cinco fatores essenciais para acelerar o compartilhamento de dados como:

Política clara: de financiadores, instituições, periódicos, editores e comunidades de pesquisa. Estabelecer requisitos não ambíguos e específicos para o gerenciamento e compartilhamento de dados para levar a uma mudança no comportamento do pesquisador.

Melhor crédito: fazer com que o compartilhamento de dados valha o tempo de um pesquisador. Com um reconhecimento mais formal por meio de citações de dados, autoria, inclusão em avaliações de pesquisa e progressão na carreira, o compartilhamento de dados aumentará.

Financiamento explícito: para gerenciamento de dados e compartilhamento de dados, bem como publicação de dados. É improvável que políticas sem acesso a financiamento dedicado para permitir a conformidade resultem em maior compartilhamento de dados.

Ajuda prática: para organizar dados, encontrar repositórios apropriados e fornecer rotas mais rápidas e fáceis para compartilhar dados. A maioria dos pesquisadores não sabe como ou onde disponibilizar seus dados de pesquisa.

Treinamento e educação: para responder a perguntas comuns de pesquisadores sobre compartilhamento de dados e ajudar a construir habilidades e conhecimentos. Comunicar os benefícios da melhor prática de dados e abordar as áreas comuns de preocupação.

Iain Hrynaszkiewicz, chefe de publicação de dados na Springer Nature, disse: “Nenhum desses fatores essenciais pode ser resolvido por uma única parte interessada: devemos agir juntos, e devemos agir agora, para incentivar o compartilhamento de dados através de fronteiras geográficas e disciplinares. O apoio de todas as partes interessadas – financiadores, instituições, editores e a comunidade de pesquisa mais ampla – poderia fazer toda a diferença ”.

== Referência == 

LUCRAFT, Mithu; BAYNES, Grace; ALLIN, Katie; HRYNASZKIEWICZ, Iain; KHODIYAR, Varsha. Five Essential Factors for Data Sharing (White Paper). s.l. Springer Nature, 2019. Disponível em: https://figshare.com/articles/Five_Essential_Factors_for_Data_Sharing/7807949 Acesso em 16 abril 2019. 

Practical Challenges for Researchers in Data Sharing

White paper: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.5975011

Full survey dataset: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.5971387.v2

Infographic: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.5996786.v4

The State of Open Data Report 2018

White paper: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.7195058.v2

Full survey dataset: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.7234985.v1

Interactive data: https://knowledge.figshare.com/articles/item/state-of-open-data-2018