Relatório Mundial ORCiD revela crescimento contínuo da comunidade

ORCiD (Open Researcher and Contributor ID ou Identificador Aberto de Pesquisador e Colaborador) é um identificador digital único e persistente internacional, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico. Dessa forma, facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções (artigos, trabalhos, etc). Gratuita, ferramenta permite que usuário autentique, colete, exiba e conecte seu registro ORCiD, gerenciando suas informações por meio de um número de identificação.

O identificador ORCiD é gerido pela organização internacional sem fins lucrativos de mesmo nome denominada ORCID Inc., criada em 2010 por um grupo de editores científicos, dentre os quais podemos destacar a Elsevier/Scopus (www.elsevier.com), a Thomson Reuters/Clarivate Analytics  (http://clarivate.com ) e a Springer Nature (http://www.springernature.com/br/). Seu objetivo é manter o registro inequívoco dos pesquisadores por meio do identificador único ORCiD, e propiciar um método transparente de conectar as atividades e resultados de pesquisas a estes identificadores. Em 2012, o registro ORCiD foi lançado mundialmente.

Os membros da ORCID incluem pesquisadores; instituições acadêmicas, como Caltech, Cornell University, Universidade de São Paulo, Unicamp e UNESP; editores como Elsevier, Springer, Wiley e Nature Publishing Group; sociedades acadêmicas; e órgãos de financiamento. Na verdade, o Wellcome Trust (uma fundação de caridade) também começou a exigir que todos os candidatos forneçam um identificador da ORCID em sua apresentação.

Em vários países, os consórcios, incluindo os órgãos governamentais como parceiros, estão operando em nível nacional para implementar o registro ORCiD. Por exemplo, no Brasil acaba de ser lançado o Consórcio Brasileiro ORCiD, congregando CAPES, CNPq, IBICT, CONFAP, RNP e SciELO. Na Itália, universidades e centros de pesquisa sob o projeto Cineca estão impulsionando o uso do ORCiD. Na Austrália, o Conselho Nacional de Pesquisa Médica e de Saúde (NHMRC) e o Conselho Australiano de Pesquisa (ARC) estão solicitando aos pesquisadores que forneçam o identificador ORCiD em suas aplicações. Na Universidade de São Paulo, processos de concessão de bolsas PIBIC-CNPq e BIPITI-CNPq começaram a exigir o identificar ORCiD para os orientadores.

Em maio de 2018, a ORCID publicou uma pesquisa da comunidade ORCID realizada entre maio e julho de 2017, que revela crescimento do número de registros em todo o mundo. Esta foi a segunda pesquisa da comunidade – a primeira foi realizada em 2015. Um resumo da pesquisa está disponível no blog da ORCID, e o relatório completo e conjunto de dados anônimos estão disponíveis no site. Repositório ORCID.

Foram recebidas 1.776 pesquisas concluídas de 2.517 respondentes. Os respondentes foram distribuídos uniformemente no estágio inicial, médio e sênior da carreira com ciências médicas e saúde (19,7%), ciências da vida (17,5%), engenharia / tecnologia (1,7%), ciências sociais (8,5%) como as quatro principais disciplinas —uma distribuição similar às da pesquisa de 2015. A maioria dos entrevistados veio da Ásia (31,3%), seguida pela Europa (25,1% da Europa Ocidental e 6,6% da Europa Oriental); e os EUA e o Canadá (13,7%).

O ORCiD é um serviço global que congrega usuários de todo o mundo. O maior número de usuários a cada mês vem dos Estados Unidos e da China, enquanto usuários do Reino Unido, Brasil, Índia, Alemanha, Austrália, Espanha e Itália estão consistentemente entre os dez principais. A interface de usuário do ORCiD Registry e os recursos de divulgação relacionados ao ORCiD também estão disponíveis em vários idiomas, com o chinês, o espanhol e o português sendo os mais usados ​​após o inglês. A Figura 1 abaixo demonstra esses dados.

orcid_4

Mais da metade (54,6%) dos entrevistados afirmaram que criaram um ID ORCiD porque o editor (544), o financiador (227) ou a instituição (233) exigiam um ID. Outras razões principais foram integrar todas as suas publicações sob um identificador comum e tornar mais fácil para os leitores encontrar o seu trabalho (classificadas como 3.5 / 4 e 3.46 / 4, respectivamente). O uso mais comum de IDs de ORCID relatados foi em fluxos de trabalho de publicações. Em 2017, 83,1% dos entrevistados “concordaram fortemente” ou “concordaram” que a ORCID é essencial (em comparação com 48,8% em 2015), e 85,9% dos entrevistados concordaram ou concordaram fortemente que exigir o uso de IDs ORCID é benéfico para a comunidade global. comunidade de pesquisa (72,2% em 2015). Finalmente, os cinco principais atributos respondentes associados ao ORCID são “abertos”, “globais”, “eficientes”, “fáceis de trabalhar” e “essenciais”. Com relação ao uso do ORCiD, 92,5% afirmaram que utilizam na submissão de artigos para revistas científicas, 67,0% em livros, 58,9% em conjuntos de dados, 57,8% como autor de capítulo de livro ou verbete, 56,1% na afiliação, 54,0% em teses e dissertações. A Figura 2 abaixo exemplifica esses dados.

orcid_6

Na USP já são 5.652 registros ORCiD vinculados à Universidade. 1.927 docentes, 2.979 alunos de pós-graduação, 746 funcionários, alunos de graduação e outros.

Desde março de 2017, contabilizamos 12.679 registros ORCiD associados ao domínio usp.br e 5.652 registros ORCiD vinculados à USP, conforme demonstra a Figura 4 a seguir.

Crie ou atualize seu registro ORCiD Autenticado USP no link: http://www.usp.br/orcid/

Recomendamos  que todos os pesquisadores da Universidade adotem o registro ORCiD Autenticado USP.