O SIBiUSP

O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP – SIBiUSP, criado em 1981,  é formado por 44 bibliotecas distribuídas pelas faculdades, escolas e institutos em nove cidades do Estado de São Paulo, um departamento técnico que se responsabiliza pelo gerenciamento de suas atividades e um Conselho Supervisor, composto por docentes, funcionários e alunos da USP.

As principais ações, no momento, estão concentradas em: aumentar a visibilidade e acessibilidade à produção intelectual da Universidade de São Paulo e fomentar a formação e desenvolvimento de competências no uso, acesso e produção.

Para a primeira ação, investe na expansão do acesso aberto à produção científica, aspecto indissociável do caráter público da Universidade, com o projeto da Política Institucional de Informação que contempla também a criação do Repositório Institucional da Universidade de São Paulo, o incremento do Portal de Revistas publicadas sob a responsabilidade da USP (com mais de 50 títulos disponíveis para acesso ao texto completo) e digitalização da memória e produção científica da USP e das obras raras e/ou especiais do acervo USP. Referente à segunda ação, integra programas de comunicação científica onde busca atuar tanto na formação e treinamento da comunidade uspiana para a redação científica, como fortalecer a edição científica eletrônica e digital das produções internas (revistas, teses, anais e e-books) e desenvolver mecanismos de avaliação bibliométrica desta produção institucional.

Nesse contexto, inserem-se os projetos de criação e gerenciamento, pelo SIBiUSP, de novos espaços no complexo da Biblioteca Brasiliana: Centro de Exposição de Obras Raras e Especiais do acervo USP, exposição “Ciência USP para todos: visibilidade e acesso público à produção e memória científica da USP”, a serem abertos à visitação pública, além do Centro Guita Midlin, laboratório para conservação e restauro do acervo USP.

Em atividades diárias, o acervo pode ser consultado diretamente nas bibliotecas ou pela internet, pelo catálogo online DEDALUS (http://www.usp.br/sibi/), que dá acesso público aos registros bibliográficos de livros, periódicos, todas as teses e dissertações apresentadas à Universidade, além de anais, catálogos, filmes, iconografias, jornais, folhetos, entre outros, conduzindo ao texto completo sempre que possível.  As bibliotecas são responsáveis pelo registro da Produção Intelectual e Artística da Universidade, aumentando a visibilidade dos pesquisadores e criando um registro histórico das pesquisas na USP, conservando e preservando os acervos impressos e digitais.

O SIBiUSP abriga um inestimável acervo de cerca de 8 milhões de itens que cobrem todas as áreas do conhecimento. Destacam-se alguns indicadores numéricos decorrentes do uso e manutenção do acervo impresso, além de serviços prestados pelas bibliotecas.

• Circulação do acervo impresso/ano: mas de 4.366.000 itens
  • Assinaturas de títulos correntes de periódicos: mais de 8.000
  • Frequência/de usuários às bibliotecas: mais de 4 milhões
  • Itens de Produção Intelectual da USP, cadastrados no Banco de Dados DEDALUS
    • Artigos, Livros e outros materiais (desde 1985): mais de 555.000
    • Dissertações, teses e trabalhos apresentados a USP para obtenção de títulos constantes em eu Regimento: mais de107.000
  • Acesso online a mais de 250.000 livros eletrônicos
  • Acesso online a mais de 23.000 periódicos eletrônicos, com recursos USP e pelo Portal de periódicos da Capes

Em sintonia com as novas tecnologias, oferece acesso remoto a um acervo digital, que compreende mais de 250 mil títulos de livros eletrônicos e cerca de 20 mil títulos de periódicos, além dos conteúdos, disponíveis pelas Bibliotecas Digitais de Obras Raras e Especiais, de Teses e Dissertações  e  em mais de 65 diversas bases de dados.

Outros serviços e produtos são decorrentes de iniciativas sistêmicas ou locais, pelas bibliotecas, tais como: serviço de referência on-line, empréstimo unificado para a comunidade USP, em que o corpo docente, discente e funcionários da USP são reconhecidos como usuário de quaisquer bibliotecas do Sistema, coordenação de bibliotecas virtuais por áreas do conhecimento ou temáticas, comutação bibliográfica em âmbito nacional e internacional, participação em redes sociais, entre outras.

Dentro desse escopo, o SIBiUSP se responsabiliza pela: manutenção do parque computacional do Sistema; formação, preservação e conservação dos acervos impressos e eletrônicos; capacitação das equipes bibliotecárias e usuários, apoio à editoração de revistas científicas da USP; manutenção de serviços de localização e acesso à informação em qualquer suporte; manutenção do Banco  de Dados Bibliográficos da USP – DEDALUS e outros programas automatizados, além de projetos especiais para suprimento de necessidades identificadas. As ações sistêmicas são fortemente sustentadas por recursos previstos pelo orçamento da Universidade.

Para consecução de seus objetivos, o SIBiUSP elabora projetos, de modo a acompanhar o desenvolvimento das tecnologias e as tendências da área, estabelece convênios e parcerias, com instituições do Brasil e do Exterior para ampliação do acesso à informação, com participação em catálogos e bibliotecas virtuais, nacionais (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia- IBICT,  órgão do MCT, INESP, UNICAMP)  e internacionais (BIREME: Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, órgão da OPAS; Online Computer Library Center – OCLC; Library of Congress, entre outros) e maior racionalidade na aplicação dos recursos financeiros e humanos por meio de ações cooperativas.

A gestão e os investimentos efetivados pelo SIBiUSP são orientados para o cumprimento da sua missão institucional de “promover o acesso e incentivar o uso e a geração da informação, contribuindo para a excelência do ensino, pesquisa e extensão, em todas as áreas do conhecimento, com a utilização eficaz dos recursos públicos”.