BIBLIOTECA DO BIBLIOTECÁRIO: Sistema Bibliotecas da USP comemora 30 anos com exposição no Museu da Língua Portuguesa

Fonte: Planeta Universitário. Data: 9/03/2012.

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP), em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, promoverá, entre os dias 13 de março e 30 de abril,  a exposição Conhecimento: custódia e acesso, instalada no espaço onde antes funcionava a livraria da Imprensa Oficial do Estado. A realização é do SIBi, dirigido pela professora Sueli Mara S. P. Ferreira. A curadoria da exposição é do professor Marcos Galindo, com desenvolvimento expográfico da Rainmaker projetos e produções.

A exposição “Conhecimento: custódia e acesso” aborda a problemática do resgate, preservação e acesso ao conhecimento para assinalar a tensão envolvida na relação entre esses elementos e as mudanças excepcionais que as novas tecnologias de informação e comunicação vêm produzindo na sociedade contemporânea, no sentido da democratização crescente do acesso ao legado de conhecimento da humanidade que sempre se abrigou nas bibliotecas ao longo da história.
A mostra busca, assim, discutir o papel das bibliotecas na construção do fenômeno social do conhecimento e motivar a reflexão sobre os instrumentos técnicos e práticas sociais que permitiram tornar a informação acessível e fortalecê-la como matéria-prima básica para a construção de novas formas de conhecimento.
Maiores detalhes no URL: