Conteúdo do site

fundo-web

O SIBiUSP – Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, órgão da Reitoria da Universidade de São Paulo, é responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas institucionais aos objetivos da Universidade.

Criado em 1981, é composto por um Departamento Técnico, um Conselho Supervisor e 48 bibliotecas alocadas em unidades de ensino e pesquisa, institutos especializados, museus e hospitais, distribuídos em campi localizados em cidades do estado de São Paulo.

O SIBiUSP se firmou como referência nacional e internacional de excelência e dinamismo, perante as bibliotecas, comunidade acadêmica e científica, tanto em termos de gestão de acervos, acesso e formação, como em termos de inovadores sistemas de gestão de recursos informacionais.

Em atividades diárias, o acervo pode ser consultado diretamente nas bibliotecas ou pela Internet, no Portal de Busca Integrada e no Banco de Dados Bibliográficos da USP – Dedalus dá acesso público aos registros bibliográficos de livros, periódicos, todas as teses e dissertações apresentadas à Universidade, além de anais de congresso, catálogos, filmes, iconografias, jornais, folhetos, entre outros, conduzindo ao texto completo sempre que possível. As bibliotecas são responsáveis pelo registro da produção intelectual da Universidade, aumentando a visibilidade dos pesquisadores e criando um registro histórico das pesquisas na USP, conservando e preservando os acervos impressos e digitais.

O SIBiUSP abriga um inestimável acervo de cerca de 8 milhões de itens que cobrem todas as áreas do conhecimento. Destacam-se alguns indicadores numéricos decorrentes do uso e manutenção do acervo impresso, além de serviços prestados pelas Bibliotecas.

Em sintonia com as novas tecnologias, oferece acesso remoto a um acervo digital que compreende mais de 250 mil títulos de livros eletrônicos, e cerca de 20 mil títulos de periódicos mais de 80 bases de dados, além dos conteúdos, dos acervos disponíveis em suas Bibliotecas digitais.

Outros serviços e produtos são decorrentes de iniciativas sistêmicas ou locais, pelas Bibliotecas, tais como: serviço de referência online, empréstimo unificado para a comunidade USP, em que o corpo docente, o discente e os funcionários são reconhecidos como usuários de quaisquer Bibliotecas do Sistema, coordenação de bibliotecas virtuais por áreas do conhecimento ou temáticas, comutação bibliográfica em âmbito nacional e internacional, participação em redes sociais, entre outras.

Dentro desse escopo, o SIBiUSP se responsabiliza pela: manutenção do parque computacional do Sistema; formação, preservação e conservação dos acervos impressos e eletrônicos; capacitação das equipes bibliotecárias e usuários, apoio à editoração de revistas científicas da USP; manutenção de serviços de localização e acesso à informação em qualquer suporte; manutenção das bibliotecas digitais e outros programas automatizados, além de projetos especiais para suprimento de necessidades identificadas. As ações sistêmicas são fortemente sustentadas por recursos previstos pelo orçamento da Universidade.

As principais ações estão concentradas em: facilitar o acesso e uso da informação em qualquer suporte, aumentar a visibilidade e acessibilidade à produção intelectual da Universidade de São Paulo, fomentar a formação e desenvolvimento de competências no uso, acesso e produção da informação, além de gerenciar os recursos financeiros e humanos direcionados à área para racionalidade da aplicação dos mesmos.

Nesse contexto, inserem-se os projetos de criação e gerenciamento, pelo SIBiUSP, de novos espaços do Laboratório para Conservação e Higienização do acervo USP, Laboratório de Digitalização e Preservação Digital.

Para consecução de seus objetivos, o SIBiUSP elabora projetos, de modo a acompanhar o desenvolvimento das tecnologias e as tendências da área, estabelece convênios e parcerias, com instituições do Brasil e do exterior para ampliação do acesso à informação, com participação em catálogos e bibliotecas virtuais, nacionais (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – Ibict, órgão do MCT, Unesp, Unicamp)  internacionais Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – Bireme, órgão da OPAS; Online Computer Library Center – OCLC; Library of Congress, entre outros) e maior racionalidade na aplicação dos recursos financeiros e humanos por meio de ações cooperativas.

A gestão e os investimentos efetivados pelo SIBiUSP são orientados para o cumprimento de sua missão institucional de “promover o acesso e incentivar o uso e a geração da informação, contribuindo para a excelência do ensino, pesquisa e extensão, em todas as áreas do conhecimento, com a utilização eficaz dos recursos públicos”.

Veja informações quantitativas em:  Indicadores USP e o SIBiUSP em números.

Fim do conteúdo, você pode: