Conteúdo do site

Projetos

Buscando manter-se alinhado às últimas novidades tecnológicas ao desenvolvimento teórico e conceitual no campo da ciência da informação, o SIBiUSP vem desenvolvendo projetos de pesquisa e/ou de infraestrutura em parceria com outras equipes internas à USP, nacionais e/ou internacionais.

Projetos – 2012 a 2014

  • Projeto MCTI/Ibict –  2012 – “Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana”, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (MCTI/Ibict), tem como um de seus principais objetivos fomentar políticas nacionais a partir da definição de padrões de preservação digital. ver resumo.
  • Projeto Unesco – 2013/2014 – “Open access indicators: assessing growth and use of OA resources from developing regions — the cases of Latin America and Africa”, financiado pela Unesp. A equipe do Portal de Revistas USP e do Programa de Apoio às Revistas do SIBiUSP participa como parceira no desenvolvimento e aplicação prática de recursos de métricas alternativas para revistas científicas, mais especificamente voltadas às redes sociais. ver resumo.
  • Projeto Fapesp – 2013/2014 – “Os periódicos científicos brasileiros: estratégias para expandir e melhorar a comunicação com a sociedade”, coordenado pela professora Germana Barata, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp, terá como foco os periódicos USP e Unicamp, e a equipe do Portal de Revistas USP, como parceiros. ver resumo.
  • Projeto Interno – 2012/2013 – “Percepção dos pós-graduandos da Universidade de São Paulo sobre a ocorrência de plágio no ambiente universitário”, desenvolvido por um grupo de docentes do SIBiUSP, FEA e EACH como parte do Programa de Integridade Acadêmica mantido pelo SIBiUSP. ver resumo

Projetos de infraestrutura – 2010 a 2013

  • Projeto Finep – P. 1570 – CT – INFRA 2005 – SUB 1.1 SIBi – Finalização do projeto de infraestrutura para aquisição de equipamentos de digitalização. ver resumo.
  • Projeto Fapesp – 2009/54784-7 – “Infra-estrutura para a pesquisa de coleções raras e especiais da USP/Unesp/Unicamp” – período 2011-2013 – complementação do Laboratório de Digitalização, Laboratório de Higienização e Restauro, ambos para tratamento de nossas obras raras. ver resumo.
  • Projeto MCT/FINEP/CTINFRA – PROINFRA – 01/2011 – “Digitalizaçao da produção científica da USP in loco: oficinas em contêineres móveis e itinerantes” – 2013 a 2014, construção de quatro oficinas visando digitalizar os conteúdos dispersos pelos diversos campi da USP.ver resumo.
Fim do conteúdo, você pode: