Conteúdo do site

Histórico

sibi_hist

Ao longo de seus mais de 30 anos, o sistema marcou uma revolução à época, integrando as atividades que vinham sendo desenvolvidas por diversas bibliotecas isoladamente. Naquele momento pautava-se em propostas advindas do Seminário de Bibliotecas Universitárias, ocorrido em Brasília, de 20 a 24 de maio de 1974: “as bibliotecas se convertem em centros de decisiva importância nas universidades de hoje e de amanhã. Centros cujas características operacionais devem atender às demandas de seus usuários, agilidade de acesso, facilidade para uso, rapidez, atualidade, precisão e confiabilidade das informações nos diferentes graus de especialização”.

O Sistema iniciou suas atividades com o conhecimento registrado em suportes físicos e acesso presencial à informação disponível nas próprias bibliotecas, com a formação dos respectivos acervos. Ao longo de seus 31 anos, o SIBiUSP tem buscado alinhar-se aos avanços constantes e inevitáveis do ensino, pesquisa, extensão, com racionalidade de esforços e de recursos humanos, administrativos, financeiros e de tecnologias.

O foco orientador, identificado em 1974, permanece atual e urgente. Não obstante, sua discussão é vista sob novos prismas e olhares, e sua operacionalização ocorre de maneira diversa, cada vez mais pautada no avanço das tecnologias digitais. Saiba mais sobre a história do SIBiUSP consultando o Hot Site Comemorativo SIBi 30 anos http://www.sibi.usp.br/30anos/

Fim do conteúdo, você pode: