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Histórico do SIBiUSP

Criado em 1981, o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP – SIBiUSP marcou uma revolução à época, integrando as atividades que vinham sendo desenvolvidas por diversas bibliotecas isoladamente. Naquele momento pautava-se em propostas advindas do Seminário de Bibliotecas Universitárias, ocorrido em Brasília de 20 a 24 de maio de 1974:

“as bibliotecas se convertem em centros de decisiva importância nas universidades de hoje e de amanhã. Centros cujas características operacionais devem atender às demandas de seus usuários, agilidade de acesso, facilidade para uso, rapidez, atualidade, precisão e confiabilidade das informações nos diferentes graus de especialização”.

Inicia-se com o conhecimento registrado em suportes físicos e acesso presencial à informação disponível nas próprias bibliotecas, com a formação dos respectivos acervos. Nessa trajetória busca alinhar-se aos avanços constantes e inevitáveis do ensino, pesquisa, extensão, com racionalidade de esforços e de recursos humanos, administrativos e financeiros.

Hoje, 33 anos depois, o sistema compreende a ação de cerca de 800 profissionais (níveis superior, técnico e básico) em 48 bibliotecas alocadas em campi distribuídos por nove cidades do estado de São Paulo. O foco orientador, identificado em 1974, permanece atual e urgente. Não obstante, sua discussão é vista sob novos prismas e olhares, e sua operacionalização ocorre de maneira diversa, cada vez mais pautada no avanço das tecnologias digitais.

CRONOLOGIA DO SIBiUSP

2010

 

  • Implantação do software Aleph 18, versão 18.1;
  • Lançamento do Portal SibiNet. 

2009

  •  Aquisição do software Aleph 500, versão 18, para atualização do sistema de gerenciamento do Banco de Dados Bibliográficos da USP (Dedalus).

2008

  • Lançamento da Busca Unificada aos Livros Eletrônicos (e-books);
  • Lançamento do Portal de Revistas da USP;
  • Inauguração da Oficina de Digitalização do SIBiUSP;
  • Após participação na Oficina de Auto-avaliação do GESPÚBLICA USP, iniciam-se os trabalhos de alinhamento do Sistema de Gestão vigente (Planejamento Estratégico e Sistema de Gestão da Diagrama Consultoria) com o Modelo de Excelência em Gestão Pública preconizado pelo GESPÚBLICA.

2007

  • Acesso on-line a Livros Eletrônicos.

2006

  • Lançamento do Portal do Catálogo Coletivo Regional de Livros do Estado de São Paulo (CCL).

2005

  • Acesso on-line ao Vocabulário Controlado USP a partir da SIBiNet;
  • Início de ações de capacitação com recursos de Educação à Distância (EaD).

2004

  • Início do Sistema de Gestão (SDG) com ênfase para a qualidade;
  • Convênio com o IBGE para fornecimento de publicações para o acervo SIBiUSP.

2003

  • Institucionalização do Programa de Capacitação de Equipes;
  • Lançamento do Portal de Capacitação de Equipes (Crescer);
  • Lançamento da Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da USP/Portal do Conhecimento SABER.

2002

  • PROTAP II– SIBiUSP: Programa de Administração da Inovação Científica e Tecnológica nos Serviços de Informação;
  • Início do PAQ, Programa de Avaliação da Qualidade dos serviços e produtos do SIBiUSP;
  • Lançamento do UNIBIBLI WEB, reunindo os catálogos das bibliotecas da USP, UNESP e UNICAMP;
  • Participação do Portal CAPES de Periódicos: acesso on-line a revistas eletrônicas.

2001

  • Lançamento do Vocabulário Controlado USP: descritores para indexação e recuperação de informações na USP;
  • Participação na implantação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP/Portal do Conhecimento SABER;
  • Implantação do Catálogo Coletivo de Livros em Braille e Falados, na web;
  • Lançamento do segundo volume do livro Bibliotheca Universitatis: catálogo de obras raras/especiais dos acervos da USP dos séculos XVII;
  • PROTAP–SIBiUSP: Programa de Administração da Inovação Científica e Tecnológica nos Serviços de Informação;
  • Novo Modelo de Gestão para o SIBiUSP.

2000

  • Lançamento do livro Bibliotheca Universitatis: catálogo de obras raras/especiais dos acervos da USP dos séculos XV e XVI.

1999

  • Instituição da Biblioteca Virtual na SIBiNet com acesso on-line a revistas eletrônicas e bases de dados;
  • Participação em Consórcios: ProBE (Programa Biblioteca Eletrônica) e CRUESP (acesso compartilhado a informações eletrônicas).

1998

  • Cooperação com o Programa NACO, Name Authority Cooperative Program, da Library of Congress, Washington, EUA;
  • Instituição da Semana DEDALUS;
  • Instituição da Semana do Livro e da Biblioteca na USP;
  • Instituição da Comutação Bibliográfica Eletrônica, com uso do software Ariel;
  • Promoção do Curso de Especialização para Bibliotecários do SIBiUSP, com a PUCCAMP.

1997

  • Consolidação da SIBiNet, Rede de Serviços do SIBiUSP (website) com DEDALUS disponível pela web.

1996

  • Início da Catalogação Cooperativa On-line com o WorldCat, Catálogo Coletivo Internacional do OCLC (Online Computer Library Center), de Ohio, EUA;
  • Cooperação com a base de Teses Brasileiras (IBICT);
  • Criação do website do SIBiUSP (primeira home page);
  • Convênio com o ISTEC (LigDoc) para comutação internacional na área de Engenharia.

1995

  • Lançamento do Catálogo da Produção Científica e Teses da USP, em CD-ROM;
  • DEDALUS disponível para a Rede Antares (IBICT)

1994

  • Programa de Modernização do SIBiUSP;
  • Lançamento do vídeo do SIBiUSP;
  • Serviço Disque Braille.

1993

  • Início de correio eletrônico para o SIBiUSP (Bitnet);
  • Rede de Bibliotecas com DEDALUS disponível pela internet (Telnet);
  • Lançamento de Unibibli CD-ROM – Catálogo Coletivo de Livros, Periódicos e Teses da USP, UNESP e UNICAMP.

1992

  • Programa de Remodelação do SIBiUSP (metas);
  • Incremento ao Programa de Capacitação de Pessoal (usuário técnico e usuário final);
  • Início do Programa de Monitoria para alunos de Graduação da USP, nas Bibliotecas do SIBiUSP.

1990/1991

  • Início do Cadastramento on-line no DEDALUS, pelas bibliotecas.

1989

  • Novo Regimento para o SIBiUSP.
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