Conteúdo do site

Convênios e Parcerias

O SIBiUSP mantém convênios e acordos de parcerias com diversas instituições e associações nacionais e internacionais para as atividades de compartilhamentos e cooperação técnica.

Associações / Convênios Nacionais

  • Cruesp Bibliotecas – Convênio firmando, desde 2005, entre o SIBiUSP, o Sistema de Bibliotecas Universitárias da Unicamp e a Coordenadoria Geral de Bibliotecas da Unesp, visando ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, aquisição de conteúdos eletrônicos e impressos compartilhada, troca de experiências, dentre outras atividades.
  • Rebae – Rede de Bibliotecas da Área de Engenharia.
  • Biblioteca Nacional – Conservação e Preservação de Acervos Bibliográficos – PLANOR
  • Ibict – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – parcerias em diversas instâncias de participação, tais como: Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos – CCN, Comutação Bibliográfica – Comut, Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações, Rede Cariniana de Preservação Digital, Projeto Repositórios Institucionais Brasileiros com a BDPI USP, Projeto SEER com o Portal de Revistas USP.
  • Bireme – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde , apoio das bibliotecas do SIBiUSP na atualização e indexação de conteúdos para a Rede Nacional de Informação na Área de Ciências da Saúde.
  • Convênio USP/IBGE – Projeto Bibliotecas Depositárias do acervo IBGE e de interesse da USP

Associações / Convênios Internacionais

  • OCLC – Online Computer Library Center, EUA – membro desde 2008, visando participar do projeto internacional de catalogação online, com base no Portal WorldCat.
  • Library of Congress – LC/NACO, EUA – participação desde 2008, especificamente no Programa NACO (Name Authority Cooperative Program of the PCC), visando cooperação técnica de manutenção de base de dados de padronização internacional de autoria.
  • ISTEC – The Ibero-American Science and Technology Education Consortium, Universidade do Novo México – participação do SIBiUSP de 1994 a 2011, no LIGDOC, projeto de interligação de bibliotecas da área de engenharia de dez países com o Catálogo da Centennial Science & Engineering Library – CSEL, para troca de documentos, via Internet, utilizando o software Ariel para transmissão (Registro histórico).
  • British Library – Document Supply Centre, Inglaterra – convênio para o estabelecimento de facilidades referentes ao programa de Comutação Bibliográfica Internacional.
  • Comisión Económica para América Latina y el Caribe/Centro Latinoamericano de Documentación Económica y Social – Cepal/Clades – Nações Unidas, Chile – ações conjuntas visando melhorias em termos de gestão da informação (Registro histórico).
  • REMA – Rede de Midiatecas de Angola – convênio assinado em 2011, entre SIBiUSP e Ministério de Ciência e Tecnologia de Angola, visando apoiar a implantação da rede de midiatecas de Angola, bem como participar do processo de formação de profissionais para atuar na referida Rede (Registro histórico).
  • COAR – Confederation of Open Access Repositories – instituição que visa ao desenvolvimento global da comunidade de repositórios de acesso aberto com membros de mais de cem países. A participação do SIBiUSP, desde 2013, visa se beneficiar e também compartilhar as experiências com os demais membros em diversas atividades e grupos de interesse.
  • IGELU – The International Group of ExLibris Users – trata-se de um grupo de mais de 350 instituições, em 40 diferentes países, que utilizam os produtos da empresa ExLibris com o objetivo de consolidar uma voz coletiva junto da empresa, de modo a fortalecer as demandas e reivindicações.
Fim do conteúdo, você pode: