Apresentações do Workshop de Publicação Científica AJE na USP em 2016

O objetivo do Workshop de Publicação Científica – AJE na USP foi apresentar aos participantes informações que tornem o processo de produção do artigo científico, assim como a submissão do mesmo, mais rápido, eficiente e eficaz. O evento aconteceu em, sua primeira edição, em duas sessões: a primeira no dia 19 de maio de 2016 e a segunda no dia 20 de maio de 2016, no Auditório Safra da Biblioteca da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. A segunda edição ocorreu no dia 01 de novembro de 2016 no Auditório Mário Camargo do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP. Os eventos reuniram professores, alunos de pós-graduação e graduação, bibliotecários e funcionários interessados em aprofundar os conhecimentos a respeito da escrita e publicação científica. 

== PROGRAMAÇÃO ==

9h00 – 9h30 | RECEPÇÃO
Registro dos participantes

9h30 – 9h40 | ABERTURA
Dra. Maria Crestana – Chefe Técnica do SIBiUSP
Amy Beisel – Strategic Partnerships Manager at Research Square / AJE

9h40 – 10h00 | AJE 2015 Scholarly Publishing Report: World and Brazil
Esta sessão apresentou uma introdução às demais sessões do workshop. Iniciou-se com um Panorama de Publicações Científicas do Mundo e do Brasil em 2015.

10h00 – 12h00 | Research Process – Tip Talks
a) Keeping Up with the Literature: 5 Ways to Track and Read Research Online
b) How to Turn a Lab Notebook into an Academic Manuscript
c) Evaluating Research Credibility: 3 Misconceptions
d) Avoiding Plagiarism
e) Materials and Methods: 7 Writing Tips
Nesta sessão foram dadas dicas sobre como organizar-se para obter os melhores resultados no processo de revisão de literatura, estruturação de seu estudo, prevenção do plágio e início da redação.

12h00 – 13h30 | ALMOÇO

13h30 – 15h00 | Best Practices – Roundup on Publishing Tips
a) Make a Great First Impression: 6 Tips for Writing a Strong Abstract
b) Best Practices for Writing – From Introduction to Results – 10 Tips
b) Data, Tables and Figure Formatting and “Data Not Shown”: 4 Reasons to Omit a Figure or Table
c) Writing a Cover Letter
Esta sessão foi dedicada a apresentar orientações de redação, edição e formatação de elementos do artigo científico, com destaque para a introdução, materiais e métodos, e apresentação de resultados por meio de figuras e tabelas, finalizando com a Carta de Apresentação.

15h00 – 15h20 | Coffee Break

15h20 – 16h20 | Round Table with Experts – Cases, Questions and Answers
Sessão remota de Casos, Perguntas e Respostas com os editores e especialistas da AJE com análises e soluções em tempo real.

16h20 – 17h00 | Encerramento, perguntas e observações finais

 

== Textos Recomendados ==

 

== Vídeos ==

DIA 19 DE MAIO DE 2016

== Painel de Fotos – 19 e 20 de maio de 2016 ==

 == Painel de Fotos – 01 de novembro de 2016 ==