USP marca presença no CBBD 2015

sao-paulo cbbd

O XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação – CBBD 2015, acontece de 22 a 24 de julho, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo. Com cerimônia de abertura programada para 21 de julho na Sala São Paulo, o evento tem como tema central a “Biblioteconomia, ciência e profissão”.

O CBBD é um evento tradicional e considerado o mais importante da área de Biblioteconomia e Documentação, sendo promovido desde 1954. Atualmente é organizado pela FEBAB, a Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Nesses 50 anos de trajetória, o CBBD tornou-se um espaço privilegiado para a apresentação de experiências, práticas e difusão da produção técnico-científica relativa a bibliotecas, unidades de informação, ensino e pesquisa.

Neste ano, a Universidade de São Paulo terá expressiva participação, tanto em termos da apresentação de trabalhos orais e posteres, quanto em relação à presença de bibliotecários, técnicos, analistas, docentes e discentes da área de biblioteconomia, ciência da informação e documentação. Com 17 apresentações orais programadas (das 261 apresentações aprovadas) e 5 posteres (de um total geral de 75), a participação da USP merece destaque, uma vez que o CBBD, por tradição, reúne uma grande variedade de tópicos, experiências e conhecimentos da área, congregando profissionais da informação que atuam em bibliotecas escolares, públicas, universitárias, empresariais, centros e institutos especializados, prefeituras, escritórios de advocacia, órgãos governamentais, além de museus, fundações, clubes e ONGs. Universidades federais e estaduais como a UFRJ, UNIRIO, UFMG, UFES, UNESP e UFRGS também terão participação destacada.

Em termos de distribuição geográfica, nesta edição do CBBD predominam os trabalhos da Região Sudeste (com 125 trabalhos), seguida pela Região Nordeste (60 trabalhos), Região Sul (45 trabalhos), Região Centro-Oeste (27 trabalhos), e Região Norte (22 trabalhos), além de outros 32 trabalhos cuja região de origem não pôde ser identificada.

A lista de trabalhos e posteres que serão apresentados por integrantes da USP incluem temas como software livre, design de websites, produção científica e indicadores, sistemas de identificação para acervos, dispositivos móveis, políticas públicas e perfil profissional.

Confira LISTA DE COMUNICAÇÕES E POSTERES