Treinamento em InCites será realizado na USP de São Carlos

InCites

O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, a Biblioteca do ICMC e a Thomson Reuters/Clarivate Analytics, têm a honra de convidá-lo(a) para o “Treinamento de Uso da Plataforma InCites” a ser realizado no Laboratório de Informática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos.

A Universidade de São Paulo (USP) mantém a assinatura da ferramenta InCites (Thomson Reuters/Clarivate Analytics), que possibilita realizar estudos e análises da produção científica de interesse estratégico para a Universidade. No Gráfico abaixo é possível visualizar um comparativo de produção científica na área de Ciência e Tecnologia Verde e Sustentável (Green and Sustainable Science and Technology), onde a USP se destaca ocupando a primeira colocação entre as universidades estaduais paulistas.

green

Visando potencializar a efetiva utilização do InCites, serão oferecidos treinamentos em computador para bibliotecários, docentes e funcionários de apoio à pesquisa da USP que atuam em áreas relacionadas à produção científica/atendimento ao docente-pesquisador e/ou responsáveis por análises de produção científica. O objetivo é capacitar para o uso dos principais recursos da plataforma, possibilitando ao participante realizar análises e elaborar relatórios de desempenho em pesquisa que atendam às demandas da sua Unidade ou Setor. O Gráfico abaixo exibe uma comparação entre a Produção Científica (Scholarly Output) da USP e o número de Citações (Times Cited) recebidas no período de 2012 a 2017.

Produção Científica USP versus Citações Recebidas (Web of Science - 2012-2017)

Treinamento de Uso da Plataforma InCites para Apoio à Pesquisa – Campus São Carlos
Data: 16 de agosto de 2017
Horário: 9h – 17h
Local: Laboratório de Informática do ICMC/USP
Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos – USP
13566-590, Avenida Trabalhador Sancarlense, São Carlos, São Paulo
Ministrante: Sra. Deborah Dias (Clarivate Analytics)
Público alvo: funcionários de apoio à pesquisa, docentes e bibliotecários da USP
Inscrições: https://www.doity.com.br/incites-icmc-agos-2017
.
== Conteúdo Programático ==
9h-12h: Introdução à Web of Science e exportação de pesquisas para o InCites, apresentação das funcionalidades Dashboard, Analytics e Profile. Relatórios – Researcher Report, Local Journals, Research Performance, Collaboration.
12h – 13h – Intervalo do almoço
13h – 15h – Descrição dos módulos: People, Organizations, Regions, Research Areas, Journals, Books, Funding – e suas principais funcionalidades, a partir de exemplos e utilização de métricas apropriadas, incluindo opções de exportação de dados e gráficos.
15h – 17h – Respostas a demandas reais, a partir de Enunciados sugeridos aos participantes.
Instrutora: Sra. Deborah Dias – Especialista de Treinamento a clientes – Thomson Reuters/Clarivate Analytics

Organização e Promoção: DTSIBi e Biblioteca do ICMC