Seminário “Critérios de seleção para indexação de periódicos na Web of Science” 2019

O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP e a Clarivate Analytics têm a honra de convidá-lo(a) para o Seminário “Critérios de seleção para indexação de periódicos na Web of Science” a ser realizado no Auditório do Instituto de Estudos Avançados no Campus USP de São Paulo – SP.

Dia 18 de março de 2019 – Horário: das 14h30 às 16h30

Em um cenário de reconhecimento do valor da ciência aferido majoritariamente por meio da publicação de artigos em revistas científicas, sobressai a importância da indexação dos periódicos em bases multidisciplinares baseadas em citações. A avaliação de periódicos para inclusão na Coleção Principal da Web of Science (WoS), Base de Dados internacional mundialmente reconhecida, é um processo contínuo, com adições e exclusões ocorrendo periodicamente. A cada ano, a equipe de Editorial Development da WoS analisa mais de 3.500 títulos de periódicos para inclusão nos índices SCIE, SSCI e AHCI. Só por volta de 10% desses periódicos são escolhidos.

Seminário “Critérios de seleção para indexação de periódicos na Web of Science”

Data: 18 de março de 2018
Horário: 14h30 – 16h30
Local: Auditório do IEA (Antiga Sala do CO)
Rua da Praça do Relógio, 109 – Térreo
05508-000 – São Paulo – SP
Inscrições: https://www.doity.com.br/criterios-revistas-wos-2019

Em 2015 foi lançado o índice de citação de fontes emergentes – em inglês Emerging Sources Citation Index (ESCI) como um novo banco de dados dentro da Web of Science. Cerca de 3.000 periódicos foram selecionados para cobertura no lançamento, abrangendo toda a gama de áreas de conhecimento.

O processo de seleção é o primeiro passo para se aplicar a outros índices da Web of Science. Estes incluem o Science Citation Index (SCI), o Social Science Citation Index (SSCI) e o Arts and Humanities Citation Index (AHCI). Os periódicos aceitos para cobertura devem atender aos seguintes critérios: ser revisado por pares; atender aos requisitos técnicos; ter informação bibliográfica em inglês; seguir práticas de publicação ética; ser recomendado ou solicitado por um público acadêmico de usuários da Base Web of Science. Todos os periódicos submetidos para avaliação nos principais bancos de dados da Web of Science são avaliados e (se bem-sucedidos) serão indexados na ESCI enquanto passam por uma revisão editorial mais aprofundada.

Como fazer parte desse elenco seleto de revistas? Saiba como participando do Seminário. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

– Panorama da Base de Dados Web of Science e seu conteúdo
– Processo de seleção e avaliação de títulos para os índices SCIE, SSCI e AHCI
– Critérios para indexação de periódicos na Web of Science: padrões básicos de edição, conteúdo editorial, foco internacional e análise de citação
– Diretrizes para periódicos eletrônicos