Revista Contabilidade & Finanças (RC&F) inclui nº ORCiD em seu processo de submissão de artigos

Em 2018, a RC&F passa a incluir o uso do ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) como parte do processo de submissão de artigos e preenchimento do cadastro no sistema ScholarOne. Ele é um identificador digital único, gratuito e persistente, cujo objetivo é garantir que não ocorra duplicidade ou semelhança de nomes dos pesquisadores, substituindo as variações de nome por um único código numérico. Isso contribui para o reconhecimento e adequada recuperação das pesquisas publicadas e com a correta citação de trabalhos publicados. A partir de 2019, a SciELO exigirá dos periódicos o ORCiD de todos os autores.

A Revista Contabilidade & Finanças (RC&F) é uma publicação quadrimestral disponível pelo Portal de Revistas da USP, de acesso aberto, gratuita para autores e leitores, ligada ao Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP. O periódico é uma continuação do Caderno de Estudos, publicado a partir de 1989, e conta com o suporte financeiro da FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras e do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP. A partir do volume 23 de 2012, tem sido publicada em português e inglês, eletronicamente, de forma concomitante. A RC&F possui a classificação A2, de acordo o QUALIS CAPES na área de Administração, Contabilidade e Turismo. Pesquisa em janeiro de 2017.

A RC&F tem como missão a divulgação de produção científica inédita e relevante na área de Contabilidade, Controladoria, Atuária e Finanças, produzida por professores, pesquisadores, alunos e profissionais do Brasil e do exterior, selecionada exclusivamente com base em qualidade e efetiva contribuição para o desenvolvimento do conhecimento científico nesses campos.

Os principais objetivos da RC&F são:

– Disseminar conhecimento relevante nas áreas de Contabilidade, Controladoria, Atuária e Finanças;

– Instigar e provocar reflexões sobre temas de relevância para a área, comunidade acadêmica e sociedade; e

– Ter reconhecimento nacional e internacional como veículo de comunicação de pesquisas.

Os editores da revista convidam a acessar o sistema e atualizar o cadastro, principalmente as palavras-chave da sua área de pesquisa. Isso ajudará na recuperação da informação da área e no envio de futuros convites para revisar artigos. O link para acesso e criação do ORCiD é: https://orcid.org/signin

Mais informações e instruções para se cadastrar estão disponíveis no site do SIBi-USP: