Revista Autopsy & Case Reports indexada no PubMedCentral

SIBiUSP – 2015 Por: Sibele Fausto

Screen Shot 2015-10-28 at 17.09.59
Vol 5, No 3 (2015)

A revista Autopsy & Case Reports, publicada pelo Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) acaba se ser aceita e já está disponível na base internacional PubMed Central (PMC) [http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/journals/2811/] – integrante das fontes de informação em saúde do National Center for Biotecnology Information (NCBI), ligado à National Library of Medicine (NLM) dos EUA. O PubMed Central indexa os textos completos de artigos de periódicos de acesso livre indexados pela base PubMed, que é, juntamente com a base MEDLINE, uma das fontes referenciais do NCBI/NLM, que existem desde 1966. Atualmente a PMC contém 3, 6 milhões de artigos de periódicos indexados.

A indexação de periódicos é um fator decisivo para conferir qualidade à publicação. Ser indexado por importantes bases de dados confere ao periódico a chancela de padrão e qualidade internacionais, além de ser crucial para sua visibilidade. Segundo Castro (2011), o fluxo da comunicação científica é permeado por vários filtros ou processos de seleção, a fim de apurar e validar a produção de documentos conferindo o devido caráter científico às publicações: “o primeiro filtro é o da própria revista científica, realizado por meio do processo conhecido por revisão por pares; o segundo o das bases de dados, com seus critérios específicos de seleção e o último, o da citação pela comunidade científica” (CASTRO, 2011, p. 110).

A validação do conhecimento científico operada pela revisão por pares, significa que cada artigo publicado foi previamente revisado e credenciado por especialistas. Quanto à visibilidade, uma vez publicado, a capacidade de exposição da revista que publicou esse artigo garante que o mesmo seja lido e citado, daí conferindo-lhe credibilidade: “Quanto maior a visibilidade de um periódico, maior é o seu potencial de fazer com que seus artigos sejam acessados, lidos e citados, especialmente no âmbito de sua disciplina ou área temática” (PACKER; MENEGHINI, 2006, p. 238).

screenshot-www.ncbi.nlm.nih.gov 2015-11-03 15-40-55
Autopsy & Case Reports no PubMed Central

Com a “explosão da informação”, aliada à evolução contínua das TIC, houve o crescimento da infraestrutura tecnológica que favoreceu o desenvolvimento da indústria de bancos de dados, culminando na existência de uma oferta variada e diversificada de bases de dados cobrindo diferentes áreas do conhecimento, considerando diferentes critérios de seleção do material indexado, cobertura temática e abrangência geográfica (CASTRO, 2011) e mantidas por produtores e distribuidores comerciais, tais como as bases Web of Science, conhecida antigamente como ISI e hoje da Thomson Reuters, e a base Scopus, da Reed-Elsevier.

O diferencial das bases do NCBI/NLM é o fato de essas importantes fontes de informação não terem fins comerciais, e a PubMed Central se destaca por indexar os textos completos de periódicos de acesso aberto, contribuindo para a sua visibilidade e para o pleno acesso à informação científica.

screenshot-www.revistas.usp.br 2015-11-03 15-44-56
Portal de Revistas USP

É muito relevante que mais uma revista do Portal de Revistas da USP integre a coleção da PubMed Central. A revista Autopsy & Case Reports existe desde 2011 e é publicada em Acesso Aberto, cumprindo a missão da universidade de divulgar o conhecimento científico para a sociedade.  A revista destina-se a publicação de artigos científicos originais, estudos clínicos ou experimentais e relatos de casos como contribuição para o “desenvolvimento de habilidades clínicas de pensamento, métodos de diagnóstico, gestão, classificação e tratamento de doenças” (AUTOPSY & CASE REPORTS, 2015), objetivando disseminar informação e conhecimento científico gerado pelos profissionais do HU-USP e da comunidade de saúde externa e internacional.

Referências

AUTOPSY & CASE REPORTS. Foco e Escopo. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/autopsy/about/editorialPolicies#focusAndScope. Acesso em 28 out. 2015.

CASTRO, R. Indexação de revistas em bases  de dados. In: POBLACIÓN, D. A.; WITTER, G. P.; COSTA RAMOS, L. M. S. V. et al. Revistas Científicas: dos processos tradicionais às perspectivas alternativas de comunicação. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2011. p. 109-126.

PACKER, A. L. ; MENEGHINI, R. Visibilidade da Produção Científica. In: POBLACIÓN, D. A,; WITTER, G.P., MODESTO DA SILVA, F. Comunicação & Produção Científica: indicadores e avaliação. São Paulo: Angellara, 2006. p. 235-259.

Como citar este post [ABNT/NBR 6023/2002]:

FAUSTO, Sibele. Revista Autopsy & Case Reports indexada no PubMedCentral. Nov. 2015. Disponível em: <https://www.aguia.usp.br/noticias/revista-autopsy-case-reports-indexada-pubmedcentral/>. Acesso em: DD mês. AAAA.