Relatório da Clarivate Analytics sobre perfil da USP revela dados importantes

Todos os anos, a Clarivate Analytics gera um relatório do perfil institucional de cada Universidade, baseado em dados da Web of Science e em informações fornecidas pelas próprias universidades. Confira o Relatório da USP 2018.   

== University of São Paulo Profile InCites 2018 ==

 

PROJETO INSTITUTIONAL PROFILES

Desde 2009, a Clarivate Analytics tem elaborado o perfil das principais universidades e instituições de pesquisa do mundo, usando um conjunto exclusivo de indicadores-chave de desempenho para essa iniciativa denominada Perfis Institucionais (em inglês Institutional Profiles).

Os perfis institucionais facilitam a comparação multidimensional e imparcial de todos os aspectos do desempenho de uma universidade, independentemente da missão, tamanho, localização geográfica ou combinação de assuntos da universidade. A combinação de informações bibliométricas com dados exclusivos sobre reputação, dados demográficos de funcionários, alunos e financiamentos cria uma visão de 360 ​​graus de todos os aspectos do desempenho de uma instituição.

Os perfis são utilizados por universidades, agências de financiamento, governos e agências de classificação como uma ferramenta valiosa para identificar pontos fracos e fortes, encontrar instituições parceiras, comparar com referências globais ou regionais e promover realizações para os seus stakeholdersO projeto Institutional Profiles (Perfis Institucionais) coleta, valida e analisa dados das três fontes exclusivas: (a) Dados demográficos da própria instituição, (b) Pesquisa de Reputação, e (c) Dados de publicação e citação, em seis grandes Áreas de Conhecimento: (1) Clinical, pré-clinical and health; (2) Life sciences; (3) Physical sciences; (4) Engineering & technology; (5) Arts & humanities; (6) Social sciences.  

(A) DADOS DEMOGRÁFICOS

Trabalhando diretamente com os escritórios administrativos de aproximadamente 800 das principais universidades do mundo, A Clarivate Analytics coleta dados estatísticos relevantes e comparáveis ​​internacionalmente sobre funcionários, alunos e diplomas concedidos, gênero, diversidade internacional e financiamento. Utilizando um conjunto comum de critérios e definições, é o primeiro conjunto global de dados estatísticos sobre ensino superior e pesquisa. Quando apropriado, utilizamos fontes de dados autorizadas de terceiros e todos os dados são validados pela instituição e pela Clarivate Analytics.

(B) PESQUISA ANUAL DE REPUTAÇÃO ACADÊMICA

Na elaboração desse Relatório, a Clarivate Analytics recorre a acadêmicos de todo o mundo perguntando quais universidades e instituições de pesquisa eles recomendam, que sejam mais fortes em sua disciplina. A pesquisa é cuidadosamente projetada para gerar resultados robustos e significativos. A participação nessa pesquisa é apenas por convite, para evitar a manipulação dos resultados e os participantes são cuidadosamente selecionados por localização geográfica e disciplina para amostragem estatisticamente relevante. Além disso, a pesquisa é oferecida em nove idiomas para superar o viés de linguagem. Veja os detalhes da metodologia da pesquisa aqui.  Em pesquisas anteriores, cerca de 90% dos participantes da pesquisa eram professores acadêmicos ou pesquisadores de aproximadamente 150 países. Em média, eles têm mais de 16 anos de experiência trabalhando na academia. Veja o resumo da Pesquisa de Reputação Acadêmica do ano anterior aqui.

(C) DADOS DE PUBLICAÇÃO E CITAÇÃO DO INCITES

O InCites é baseado em dados de publicação de 12.000 periódicos acadêmicos cuidadosamente selecionados, indexados na Web of Science Core Collection, e fornece valiosas estatísticas de benchmarking e normalização para melhor interpretar as contagens de publicações e citações. A Clarivate Analytics trabalha com todas as instituições para entender e consolidar suas instituições afiliadas, histórico de mudanças de nome e fusões para capturar com precisão todos os documentos que são afiliados à instituição. As contagens de citações são comparadas a cada uma das 250 áreas de pesquisa na Web of Science para criar indicadores que refletem o desempenho em relação à média mundial da área de pesquisa e ano. Estes são reunidos para criar indicadores normalizados que refletem o desempenho, independentemente do mix de disciplinas da universidade. A análise abrangente de milhões de documentos e dezenas de milhões de citações em centenas de disciplinas e vários anos é realmente uma iniciativa de Big Data e reflete um compromisso sério de resultados provenientes de capital humano e do poder da computação. 

Além do Relatório Anual, o Institutional Profiles oferece dados suplementares no InCites, a plataforma analítica de dados oriundos da Web of Science, que apresenta um resumo detalhado de como a instituição está desempenhando suas atividades em um contexto global. Consultar os Perfis institucionais no InCites pode adicionar ainda mais contexto ao Relatório e ajudar a entender como sua instituição se compara a outras regionalmente, globalmente e entre pares. Confira os principais indicadores da Universidade de São Paulo. 

Os dados coletados através do projeto Profiles também são fornecidos ao US News em apoio ao seu Best Global Universities Rankings, publicado em 29 de outubro de 2018. Embora o Best Global Universities Rankings seja inteiramente baseado em dados bibliométricos da Clarivate Analytics e resultados do Academic 2018 – Pesquisa de Reputação – o US News incluiu breves perfis de universidades classificadas, incluindo dados fornecidos pelo Projeto de Perfis (Institutional Profiles).

Confira a seguir alguns indicadores de desempenho da Universidade de São Paulo (USP). 

Com relação aos indicadores de impacto de citação, observa-se que a proporção impacto da citação de artigos publicados por docentes da área de Ciências da Vida é maior que a de outras áreas. 

Clarivate Analytics – SIBiUSP 2018.