Qual é a diferença entre pre-print, post-print e artigo publicado?

Muitos editores têm regulamentos de direitos de propriedade intelectual que especificam quais versões de um artigo de revista podem ser depositadas em um repositório. Algumas permitem o depósito da versão pre-print, outras da versão post-print, e algumas permitem o depósito do próprio artigo publicado.

Para verificar os regulamentos e permissões de uma revista ou editor em relação ao arquivamento :

Leia atentamente as informações. Você pode tentar negociar com um editor para reter mais direitos sobre seu trabalho. Algumas entidades como SPARC, a Publishing Scholarly e a Academic Resources Coalition, oferecem recursos sobre direitos de autor, incluindo um adendo que você pode usar em acordos de direitos autorais.

O que são pré-impressões, pós-impressões e artigos finais?

Depositar seu artigo em um Repositório Institucional como o Repositório da Produção da USP, é uma ótima maneira de tornar sua pesquisa acessível, aumentar as citações de seus artigos e atender as exigências de seu financiador, incluindo a FAPESP. As informações a seguir ajudarão você a diferenciar as diferentes versões de um artigo, para que você possa cumprir com mais facilidade as regulamentações dos editores e revistas. 

De um modo geral, existem três versões principais de um artigo de revista:  pré-print, pós-print e versões finais dos editores:

  1. Pre-print ou Pré-impressão  – é o manuscrito do autor que foi submetido a uma revista. É a versão que ainda não foi revisada por pares e que não tem formatação nem foi ainda editado. Também é chamado  de manuscrito do autor, manuscrito original, primeiro rascunho. Exemplo de pre-print.
  2. Post-print ou Pós-impressão  – é o artigo que foi submetido a uma revista e que já passou pela avaliação ou seja, pela revisão por pares e foi revisto em conformidade. Já possui algumas características do artigo em seu formato para publicação. Também é conhecido como manuscrito aceito/aprovado do autor. Em geral, pode ser depositado no Repositório de modo privado e só pode se tornar público após um período de embargo [1]. Exemplos de postprints: [1], [2], [3], [4]. 
  3. Publishers’ final version ou Versão final dos editores  – é a versão do artigo publicado, que foi revisado por pares, editado, diagramado e paginado, totalmente formatado para publicação. Exemplo de Publishers’ final version.

Versão

Pre-print

Post-print

PDF do Editor

Definição

Manuscrito submetido pelo
autor, pré-arbitragem,
rascunho do autor, antes da revisão por pares

Redação final, artigo aceito, manuscrito aceito.

Versão do manuscrito, melhorado
e corrigido pela revisão por pares. Layout do editor e
números de página excluídos.

Artigo publicado, versão final do editor com o layout, legenda bibliográfica e paginação  final.

Exemplos

Depósito na BDPI

O depósito não deve ser
feito

Opção secundária no caso do
editor não permitir o
arquivamento do PDF final da revista. 

Depositar e deixar restrito
até terminar o período de  embargo [1].

Melhor opção, desde que o editor permita o depósito em repositório institucional.

Revistas da via dourada (que cobram APC) em geral permitem o depósito do pdf final publicado.

Precisa visualizar as diferentes versões? Confira os exemplos nos links informados: pre-printpost-printversão final do editor

Dúvidas? Procure a equipe da Biblioteca para mais informações e orientações.

[1] Embargo = período de tempo definido pelo editor, calculado a partir da data de publicação da publicação original, durante o qual o depósito no Repositório é feito e permanece privado. Após o término do período de embargo, o arquivo pode se tornar público. O período de embargo varia de 6, 18, 24 ou 36 meses de acordo com o editor.