Portal de Busca Integrada da USP tem nova interface

Especialmente desenhado para maximizar a descoberta de conteúdos importantes para a comunidade USP, o novo Portal de Busca Integrada (PBi) da USP facilita a busca e recuperação dos registros dos acervos físicos das Bibliotecas e dos conteúdos digitais online disponíveis na USP, incluindo o conteúdo do Portal de Periódicos da Capes, conteúdos assinados e disponíveis nas bibliotecas digitais da Universidade, além de conteúdos em acesso aberto.

Dessa maneira, o PBi compreende as funcionalidades de um catálogo online, biblioteca digital e, de quebra, de gestão de empréstimos.

Nova interface do Portal de Busca Integrada da USP – buscaintegrada.usp.br

Na nova interface, o usuário receberá resultados de acordo com a aba selecionada:

  • Busca Geral pesquisa em todas as coleções, incluindo materiais disponíveis nos acervos físicos, itens digitais disponibilizados pela USP, Portal de Periódicos da Capes ou de acesso aberto. O Portal de Busca Integrada pressupõe que você está buscando por todas as palavras que você digitou, a menos que os operadores booleanos OR ou NOT sejam colocados entre palavras ou frases. 
  • Acervo Físico pesquisa somente os materiais disponíveis no acervo físico das Bibliotecas.
  • Produção USP pesquisa os registros cadastrados da produção intelectual (científica, acadêmica, artística e técnica) gerada por pesquisadores da USP.

A interface unificada e customizada de pesquisa do PBi apresenta ao usuário os resultados classificados a partir de facetas de refinamento, filtros que tornam a descoberta mais eficiente. As facetas incluem opções de filtro por Tipo de Recurso, Assunto, Autor/Criador, Data de publicação, Biblioteca, Base de dados/Biblioteca, Idioma, Nome da Publicação. Dessa forma, permite ordenar os resultados por relevância, data mais recente, data mais antiga, mais acessados, autor ou título, além do idioma da interface: inglês, português ou espanhol. Uma vez familiarizado com a busca simples do Portal de Busca Integrada, você pode tentar realizar buscas mais aprimoradas usando a opção de Busca Avançada. Ambas as opções oferecem inúmeros recursos para tornar suas buscas mais precisas.


Acervo físico e digital

 

Como o próprio nome esclarece, o Portal de Busca Integrada integra, em uma única interface de busca, os acervos físicos e os acervos digitais, permitindo uma recuperação abrangente de registros e conteúdos. Dessa forma, além do acervo físico disponível nas Bibliotecas, entre livros, revistas, teses, dissertações e outros materiais, recupera o conteúdo de acervos digitais, constituído de materiais adquiridos de editoras nacionais e internacionais, materiais compartilhados com parceiros nacionais e internacionais, incluindo o Portal de Periódicos da Capes, acervos disponíveis em acesso aberto na Web e, ainda, arquivos digitalizados de coleções das Bibliotecas. Além da Busca Geral, é possível localizar conteúdos digitais a partir de abas específicas de busca:

  • Revistas Eletrônicas (eJournals) – permite a pesquisa em coleções de revistas online por Título ou ISSN, Assunto e Fornecedor.
  • Livros Eletrônicos (eBooks) – permite a pesquisa de e-books de editores selecionados pelo Título ou ISBN, Autor ou Fornecedor. 
  • Bases de Dados – direciona o pesquisador à lista de Bases de Dados disponíveis por Editor/Fornecedor, Área de Conhecimento, Assunto ou Título. 

O PBi utiliza índices centrais que indexam os conteúdos da grande maioria das revistas revisadas por pares, recursos online e bases de dados, permitindo a manipulação de dados oriundos das mais diversas fontes, possibilitando ao usuário obter resultados em Escala Web (exponencialidade da busca), além de métricas de citações de artigos por meio da integração com bases de dados como Scopus, Scimago e Web of Science. 

Identificação e Gestão de Empréstimos

 

O Portal de Busca Integrada da USP é também uma interface de identificação e gestão de empréstimos. O PBi integra-se ao Banco de Dados Bibliográficos Dedalus, permitindo ao usuário identificado gerir seu espaço, configurações de sua conta, histórico de buscas e pesquisas, seus empréstimos, reservas e renovações online. 

Para usufruir de todas as facilidades do Portal de Busca Integrada, é necessário identificar-se. Há duas opções de Identificação:

  • Usando o SIBiUSP: identificação com a senha da biblioteca, definida no momento do seu primeiro empréstimo;
  • Usando o Sistema USP Digital: identificação com a senha única dos sistemas digitais da USP.

Ao identificar-se você poderá:

  • Acompanhar seus Empréstimos, observando os itens emprestados e as datas de devolução;
  • Renovar seus Empréstimos, desde que não estejam reservados por outras pessoas;
  • Reservar itens emprestados, desde que não estejam disponíveis na biblioteca ou estejam em seu poder;
  • Definir preferências na sua sessão atual e nas futuras. Isso vai facilitar suas atividades;
  • Adicionar de modo permanente as referências localizadas e expressões de busca já utilizadas para uso futuro;
  • Criar alertas para as expressões de busca utilizadas. Assim, elas podem ser executadas automaticamente e uma notificação será enviada ao seu e-mail sempre que novos itens forem localizados.
  • Incluir tags ou resenhas nas referências. Você pode associar palavras ou frases (tags) às referências armazenadas para facilitar a localização. Como as tags se tornam públicas, outros usuários podem vê-las e usá-las. Você também pode adicionar resenhas às referências para compartilhar a sua opinião com outros usuários. Para mais informações, procure a equipe da Biblioteca da sua Unidade.

Como Aumentar a Eficiência das Buscas

 

O Portal de Busca Integrada oferece, além da Busca Geral, outras opções de Busca Avançada. Verifique as seguintes opções para obter melhores resultados: 

Buscas em Listas Específicas

 

É possível também realizar buscas em grupos específicos de documentos, relacionados à suas bases de origem, usando alguns termos especiais:

  • Dedalus Base 01: livros e outros materiais. Use o código usp_base01*.
  • Dedalus Base 02: seriados. Use o código usp_base02*.
  • Dedalus Base 03: teses. Use o código usp_base03*.
  • Dedalus Base 04: produção intelectual. Use o código usp_base04*.
  • BDPI: Biblioteca Digital de Produção Intelectual. Use o código usp_bdpi*.
  • BDTD: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Use o código usp_bdtd*.
  • BOREH: Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica. Use o código usp_boreh*.
  • Portal de Livros Abertos da USP: livros públicos disponibilizados pela USP. Use o código usp_plausp*.
  • Portal de Livros Abertos da EDUSP: livros públicos disponibilizados pela EDUSP. Use o código usp_plaedusp*.
  • Portal de Revistas da USP: seriados publicados na USP. Use o código usp_prusp*.

Por exemplo, digite usp_base04* para recuperar registros que estejam presentes na base de produção docente da USP.

Detalhes Técnicos

 

O Portal de Busca Integrada (PBi) é uma solução de busca e descoberta que integra os recursos informacionais do SIBiUSP. É um serviço de descoberta de quarta geração baseado na versão 4.9.11 do sistema Primo Ex-Libris – Proquest, especialmente configurado para as necessidades da Universidade de São Paulo (USP).

Instituições que utilizam o Primo Ex-Libris Proquest

 

Além da Universidade de São Paulo (USP), diversas instituições utilizam o Primo Ex-Libris Proquest: University of Princeton, University of Edinbug, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SUL (PUCRS), Portal de Periódicos da Capes, Northwestern University, New York University, Monash University, Leiden University Libraries, Imperial College London, Hong Kong Polytechnic University, City University of New York (CUNY), California State University, Sacramento, Aalborg University Library, etc.

Para mais esclarecimentos ou sugestões, procure a equipe da Biblioteca da sua Unidade ou envie mensagem para atendimento@sibi.usp.br