OpenAIRE América Latina: sinal verde para uma infra-estrutura aberta universal

larefopenaireA missão da OpenAIRE é fomentar as relações sociais e tecnológicas que permitem habilitar a Ciência Aberta (Open Science) na Europa e além. Um dos principais objetivos desta fase atual da OpenAIRE é aumentar a interoperabilidade por meio da promoção do alinhamento tecnológico entre as regiões e facilitar o intercâmbio de boas práticas, inclusive na América Latina. 

LA Referencia, em cooperação com a Confederation of Open Access Repositories (COAR) está trabalhando com a OpenAIRE para conseguir isso. LA Referencia é uma iniciativa de organizações científicas e tecnológicas públicas de nove países latino-americanos, que oferece um serviço regional de agregação de repositórios de acesso aberto. Em 2015, o LA Referencia adotou os principais elementos das Diretrizes OpenAIRE para melhorar a interoperabilidade global de seus repositórios.

Um dos objetivos deste trabalho é avaliar o estado atual da adoção das Diretrizes OpenAIRE na América Latina e identificar as barreiras à sua implementação. Entre agosto e outubro de 2015, o teste foi realizado para monitorar os níveis de conformidade de oito países latino-americanos com as diretrizes OpenAIRE [1]. 

LaReferenciaBrasilO Brasil está representado no La Referencia e na Red Clara pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), membro efetivo que coordena as atividades relacionadas aos Repositórios de Acesso Aberto no país, por meio do Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica –oasisbr  

A seguir, os detalhes desta empreitada são apresentados, de acordo com as informações fornecidas por Alberto Cabezas Bullemore, Secretário Executivo da LA Referencia & RedCLARA, a partir da matéria publicada em 17 de junho de 2016 [2] e também no site La Referencia [3]. 

Metodologia

O instrumento central para o teste foi o Validador OpenAIRE, uma ferramenta que permite testar a compatibilidade dos repositórios com as diretrizes OpenAIRE. O teste foi executado em cinco etapas:

1) Para cada nó Nacional uma lista de repositórios institucionais relevantes foi selecionado a fim de construir uma amostra representativa do nó. A lista foi fornecida por cada representante – Nó Nacional. O objetivo era obter uma amostra de cerca de 80% de registros. 

2) O Validador OpenAIRE foi executado em cada repositório da amostra e os resultados para Conteúdo e Uso (medidas de qualidade OpenAIRE) foram baixadas [4]. 

3) Uma média – ponderada pelo número de registros – para o repositório foi calculada para cada medida, a fim de obter resultados dos países com base nos repositórios (2 medidas sintéticos para cada nó nacional). 

4) O Validador OpenAIRE foi executado em cada agregador do nó nacional, de modo a obter pontuações de conteúdo e uso para cada país. 

5) Os índices de cada repositório do nó nacional foram então comparados com as pontuações do agregador.

A equipe técnica de LA Referencia em colaboração com a equipe de desenvolvimento do Validador OpenAIRE fez um conjunto de testes preliminares. Estas atividades coordenadas ajudaram a melhorar o conjunto de regras de validação, especificamente: 

  • No campo de identificador de recurso (Field resource identifier)
  • No campo linguagem (Field language)
  • No campo identificador de projeto (Field project identifier)
  • Na exportação: para exportar os resultados da validação em formato XLS de mais de 60 repositórios, a equipe de desenvolvimento do validador implementou melhorias na ferramenta

Principais resultados

A Tabela 1 mostra a pontuação média ponderada de conteúdo e uso. Embora apresente apenas as médias, elas refletem uma difusão relevante de orientações no Peru e Equador. A posição superior da Argentina pode ser explicada pelo método de coleta.

LA_OpenAire_2016
Table 1: Weighted average score for content and use: Repositories v/s nodes

A Tabela 2 mostra as fortes diferenças em alguns campos chave entre repositórios e nós nacionais.

LA_OpenAire_2016_nodes
Table 2: Percentage of guidelines compliance by rule

Resumo e conclusão

1) O teste mostra que os nós nacionais seguem as orientações OpenAIRE. Porém, para repositórios individuais, o quadro é muito diferente. Este é um dos principais desafios que devemos nos concentrar nos próximos três anos e é uma responsabilidade de todos os intervenientes. 

2) Os esforços devem se concentrar em vocabulários comuns para:

  • Campo Nível de Acesso
  • Campo Tipo de Publicação
  • Campo Versão de Publicação

3) Parece útil implementar o uso de setSpec. 

4) É evidente que uma plataforma comum poderia ajudar no processo. Uma explicação detalhada de registros de processamento por país mostra melhorias significativas no Peru, Equador, Brasil, Chile e Colômbia, países onde a plataforma de referência (LR Harvester) está instalada. (Ela também está em operação na Costa Rica e há planos para implementação em El Salvador em 2016).

No último trimestre de 2016 será iniciada uma estratégia de divulgação que vai começar com os nós nacionais para demonstrar a qualidade dos repositórios em seus próprios países, e para desenvolver estratégias e operações para melhorar a conformidade com as diretrizes de metadados. É evidente que o Validador OpenAIRE provou ser uma ferramenta útil para os objetivos de estabelecer uma base a partir da qual será possível melhorar o nosso trabalho.

O OpenAIRE continua a olhar para além das fronteiras da Europa. Com a adoção das Diretrizes OpenAIRE por LA Referencia e Red Clara, abrem-se novas oportunidades em direção à consolidação de uma infra-estrutura aberta universal.

_______________

[1] Os resultados são descritos em: Diagnóstico tecnológico, validadores de directrices y plataforma regional. Lautaro Matas / LA Referencia. Workshop Interoperabilidad Regional y con OpenAIRE. 25, 26 Noviembre. Río de Janeiro, Brasil.  https://www.lareferencia.info/pt/recursos/presentaciones/13-diagnostico-tecnologico-workshop-2015-l-matas

[2] BULLEMORE, A.C. La Referencia: implementing the OpenAIRE guidelines in Latin America. OpenAIRE, 17 Jun. 2016. Disponível em: < https://beta.openaire.eu/blogs/la-referencia-implementing-the-openaire-guidelines-in-latin-america-1 > Acesso em: 30 junho 2016.

[3] LA Referencia: implementando las directrices OpenAIRE en Latinoamérica. La Referencia, 24 Jun. 2016. Disponível em: <https://www.lareferencia.info/es/component/k2/item/137-la-referencia-implementando-las-directrices-openaire-en-latinoamerica> Acesso em: 30 junho 2016.

[4] O validador não extraiu resultados em aproximadamente 10% dos repositórios devido a problemas técnicos (implementações OAI-PMH locais).